Do franco-atirador ao “cara” da Minigun
Todas as partidas dentro de Team Fortress 2 ocorrem em função das habilidades (ou dificuldades) de cada classe. O trabalho em equipe é praticamente obrigatório em todas as modalidades de jogo. Para entendê-las, é necessário conhecer cada personagem, habilidosos, cada um, em alguma área. O trabalho inteligente dos designers do jogo deu à cada classe uma personalidade distinta que os caracterizam dentro do combate, sem dar aquela sensação de “todos iguais”. Para deixar tudo ainda mais interessante, a Valve fez alguns vídeos em computação gráfica chamados de “Meet the…[nome da classe]” que têm como objetivo caracterizar e mostrar a personalidade de alguns personagens e deixá-los ainda mais carismáticos. Os vídeos e as características você verá abaixo, junto com um bom resumo de cada classe presente no jogo, e quem sabe, você já não se indentifique com alguma delas?.
As classes são divididas em 3 grupos: Offense (ataque), Defense (defesa) e Support (apoio). Todas elas, basicamente, possuem uma arma principal, uma arma de suporte (pistolas, shotguns, sinalizadores) e uma arma melee (combate corpo-a-corpo), como facas, punhos, etc. São 9 classes ao todo:
– Ataque (offense)
- Scout (batedor). O Scout é um jogador de baseball de Boston, Massachusetts. É extremamente rápido e flexível, capaz de dar saltos duplos e atingir lugares altos sem muito esforço. É armado com uma scattergun, uma espécie de escopeta de cano serrado. Também possui uma pistola, fraca, porém rápida e um taco de baseball, uma das armas melee mais mortais do jogo. Seu ponto mais forte é ser incrívelmente rápido, podendo desviar facilmente de tiros e rajadas e atingir inimigos desprevenidos, além de tomar posições duas vezes mais rápido do que qualquer outra classe. O ponto mais fraco é que o jovem batedor possui pouca resistência e pouco poder de fogo, sendo praticamente inútil em táticas defensivas.
- Soldier (soldado). Bravo e destemido, o soldado é uma das classes mais resistentes do jogo, perdendo apenas para o Heavy. Um típico sargento de pelotão norte-americano, o Soldier não quer saber de falhas e preza sempre pela bravura. É armado com um poderoso lançador de foguetes, capaz de desintegrar literalmente qualquer jogador. Sua arma de apoio é uma shotgun, eficiente em combates fechados. Sua arma melee é uma pá. Seu ponto mais forte é o poder de seu lança foguetes e sua resistência. Porém, é lento.
- Pyro (lança-chamas). Fanático por fogo, o Pyro utiliza uma roupa anti-chamas e representa a terceira classe mais mortal do jogo. Recentemente, os Pyros receberam uma atualização que os presenteou com um lança-chamas mais potente, uma arma sinalizadora mortal capaz de disparar à longa distâncias projéteis em chama e um machado fraco, porém, fatal quando o alvo está em chamas. Isso fez com que a classe ficasse ainda mais forte e desequilibrasse algumas partidas, já que praticamente nenhuma classe é satisfatoriamente eficiente contra Pyros, acendendo uma polêmica à respeito. Seu arsenal mais simples é composto de um lança-chamas padrão, uma shotgun e um machado de incêndio.
– Defesa (defense)
- Demoman (Especialista em explosivos). O escocês e caolho Demoman é o especialista em qualquer tipo de explosivo, seja granadas, dinamites e minas. Ele é extremamente arrogante e adora um bom whisky, tanto que é uma garrafa de whisky que compõe seu arsenal melee. Equipado com um lançador de granadas de impacto e um lançador de stickbombs (bombas colantes), além de sua inseparável garrafa de bebida, ele ainda possui algumas dinamites de sobra. Seu ponto mais forte é ter um alto poder de fogo capaz de desintegrar times e defesas de uma vez só. Porém, não é muito rápido e se o jogador não tomar cuidado, pode se suicidar com suas próprias e enormes quantidades de explosivos.
- Heavy (Especialista em armas pesadas). O russo e nada delicado Heavy ama, literalmente, sua Minigun, uma metralhadora pesada de disparo ultra-rápido. É a classe mais forte e resistente do jogo e tem a capacidade de fazer verdadeiras “faxinas” no campo de batalha. Porém, é pouco flexível e muito lento, além de “comer” muita munição. Com isso, ele é um prato cheio pra qualquer Sniper ou Pyro, fazendo a presença de um médico ao seu lado ser quase que imprescindível. Sua arma padrão é a metralhadora giratória, seguida por uma shotgun como arma secundária e seus pesados punhos como melee. Como dissemos, é excelente para defender pontos e “limpar” inimigos, além de ser um verdadeiro tanque, tornando estes seus pontos fortes. Seu ponto fraco é mesmo sua pouca flexibilidade.
- Engineer (Engenheiro). O engenheiro texano é uma das classes mais úteis do jogo. É capaz de construir as Sentry Guns, metralhadoras fixas de alto calibre e ainda atualizá-las com lançadores de mísseis para proteger pontos estratégicos. Além disso, pode erguer estações que regeneram a munição e vida de seus colegas e fabricar sistemas de teletransporte acelerando o reenvio de tropas ao front. Ser engenheiro, apesar das aparentes facilidades, não é tão simples. As Sentry Guns são frágeis e requerem reparos o tempo todo. Foguetes, granadas e aparelhos de ‘sapeamento’ podem destruí-las com certa facilidade, por isso, fique atento! Seu ponto mais forte é poder construir verdadeiras fortalezas. Seu ponto mais fraco é que, ao reparar algo, geralmente os engenheiros ficam imóveis, facilitando muito a vida dos Snipers e Spys.
– Support (apoio)
- Medic (Médico). O médico alemão tem o vital dever de manter seus colegas vivos no front. Com sua “medigun”, ele consegue regenerar a vida de um colega enquanto estiver “ligado” ao mesmo. À medida que permanece curando alguém, a habilidade especial ÜberCharge vai sendo carregada. O “Über”, quando ativado, torna o médico e o seu “paciente” totalmente invuneráveis por um curto período de tempo. Sua outra arma é uma metralhadora de seringas, que não dispara a longas distâncias e não causa tanto dano. A serra de osso é sua arma melee. Podem parecer fracos, mas também ganham pontos quando o seu paciente elimina alguém.
- Spy (Espião). Por último, o silencioso e mortal espião é, junto com o Sniper e Pyro, uma das classes que mais pontuam em partidas. O Spy tem a capacidade de se disfarçar como uma classe inimiga e se infiltrar no território inimigo com uma certa facilidade – basta abrir seu kit de disfarce, escolher a classe inimiga cuja qual você deseja se parecer e mandar ver. Além disso, para atravessar áreas de combates mais intensos, o espião tem a habilidade de ficar totalmente invisível durante um pequeno período de tempo. Suas outras parafernalhas são compostas por um revólver, não muito eficiente, um aparelho para “sapear” (neutralizar) defesas inimigas, e, por fim, a arma mais fatal de Team Fortress 2: a Butterfly Knife, capaz de matar instantâneamente um inimigo. Seu ponto mais forte é a capacidade de permanecer vivo durante um bom tempo. Porém, não pense em aniquilar tudo e todos, já que ao atacar alguém, todo o seu disfarce vai abaixo e é necessário aguardar algum tempo até as coisas esfriarem para voltar a matar. Lembre-se de escolher seu alvo e saiba que seus inimigos vão ficar cientes de sua presença e qualquer comportamente suspeito pode levar todo o seu seviço por água abaixo.