Brincadeira frustrante
Já que nem todo pote que reluz é ouro, Team Fortress 2, apesar do bom humor e diversão, tem seus pontos bem frustrantes que podem deixar alguns jogadores com os nervos a flor da pele.
Não há muitos servidores brasileiros. Os mais conhecidos são os da UOL e os da ArenaTurbo. Dá pra contar nos dedos a pouquíssima quantidade de servidores nacionais, sem lags. E, sendo que são poucos, estão quase sempre na sua capacidade máxima, o que obriga a ter que esperar por alguns minutos até alguma boa alma desistir de uma partida e abrir vaga para um jogador.
Jogadores acustumados com jogos de tiro táticos podem não ir muito com a cara de Team Fortress 2. Não confunda teamwork, o qual TF2 preza muito, com movimentação tática. Isso não tem nada a ver e vamos explicar por quê. As táticas usadas são sempre em conjunto e não há aquele tipo de coisa “posiciona-arromba-granada-entra”. Quase sempre é uma confusão desgraçada no campo de batalha. Soldiers saltando de um lado pro outro, Pyros endoidados distribuindo jatos de chamas, Scouts que mais se parecem com baratas tontas, etc. O mais incrível é que toda essa loucura funciona! Então, não se desespere com cenas deste tipo e esqueça movimentações táticas.
Outro problema que deriva disso é a falta de cooperação entre certos membros de um time. Há certos jogadores que preferem jogar por frags (matar jogadores) do que ajudar sua equipe a cumprir o objetivo do cenário. Quase sempre, isso é causado pela limitação da classe, como Spy e Snipers que não têm muito o que fazer além de aguardar pacientemente por um alvo dando sopa. Porém, enquanto boa parte do time “se mata” para conquistar um certo ponto, há outros que pegam a classe de Spy para conseguir se vingar de alguém, ou seja, não ter nenhuma consideração com a causa do time. Em 90% dos casos, esse tipo de comportamento leva a derrota. Nessas horas, a vital disciplina na batalha é às custas de grandes causas.
Alguns mapas parecem que fazem questão de favorecer certas classes, apesar de ser visível que a Valve se esforçou para que nenhuma classe se sobressaia em momento algum. O cenário 2fort por exemplo, favorece Snipers, já que oferece passarelas no topo dos dois fortes (esse é o motivo do nome do mapa) que fazem com que um Sniper eficiente acerte qualquer um que tente penetrar em sua base. Cenários tipicamente industriais favorecem Scouts, justamente por causa de sua ótima movimentação. Outros mapas já ajudam Pyros em combates fechados.
Há poucos (pra não dizer nenhum) servidores dedicados à novatos, ainda mais nacionais. Isso leva a frustração e a desistência quase imediata de alguns jogadores que estão experimentando pela primeira vez Team Fortress 2.
Prepare-se então pra um verdeiro batismo de fogo!