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Team Fortress 2

O ataque é a melhor defesa

Na página anterior, você entendeu um pouco sobre o funcionamente e o papel de cada classe dentro do campo de batalha. Agora veremos como o campo de batalha funciona.

Os modos de jogo, assim como os mapas oficiais, apesar de serem poucos, foram muito bem pensados e projetados. Cada um guarda seus próprios atalhos e artimanhas. Não, não existe o famoso mata-mata “Deathmatch”. Basicamente, os modos de jogo tratam-se de capturar a inteligência inimiga e trazê-la pra base aliada, dominar todos os pontos do mapa e empurrar um vagão-bomba até a base inimiga. O último modo, na minha opinião, é o mais divertido. As partidas são disputadas entre duas equipes: Red e Blu (sim, sem o ‘e’). Cada lado recebe um determinado objetivo.

Como dissemos logo no começo, Team Fortress 2 preza muito pelo teamwork, ou seja, o trabalho integrado da equipe, onde todos os membros dela são importantes para cumprir o objetivo do mapa. Acredite, times sem integração e cooperação entre seus membros perdem partidas em menos de alguns segundos. Em mapas onde o objetivo é capturar a inteligência inimiga, Scouts são quase fundamentais, devido à sua agilidade e flexibilidade. Enquanto os Scouts correm, literalmente, os engenheiros se preocupam em construir defesas para proteger a inteligência aliada. As outras classes, naturalmente, ficam com o trabalho de abrir caminho ao resto do time. Spys e Snipers ficam com o dever de tentar impedir, “por trás dos panos”, a captura desses apetrechos.

Já em mapas onde o objetivo é empurrar um vagão-bomba até o lado inimigo, as classes que mais se sobressaem são as ofensivas e as de suporte, enquanto o outro time faz o que puder com classes defensivas e também de suporte.

Quando a situação começa a ficar impossível pra um lado (leia-se defesa inimiga impenetrável), o uso de táticas e de um bom teamwork coordenado por microfone é essencial. Uma das melhores (ou piores) táticas é a dobradinha Médico e Heavy (ou qualquer outra classe) carregados com ÜberCharge, tornando-os imortais por 10 segundos. Isso é extreamente eficiente para destruir metralhadoras fixas e tomar pontos no desespero. Porém, geralmente quando isso acaba, o médico e seu paciente vão pro beleléu quase que instantaneamente. Basta algum Soldier, por exemplo, rondar a dupla até que o super-poder termine e enchê-los de mísseis. Ah, que bela chuva de braços, pernas, cabeças, e afins…

Snipers competentes também ajudam a descomplicar as coisas para os seus colegas. Muitos deles preferem acertar primeiros alvos mais perigosos, como algum Soldier dando algum trabalho aos seus engenheiros ou um certo Sniper que causa algumas dores de cabeça – com o perdão do trocadilho – ao seu time.

Pyros, por sua vez, são extremamente eficientes em emboscadas e na tomada de pontos. Basta uma boa rajada de chamas para que alguns fritem até a morte. Bom para os Pyros, frustrante para outras classes, que consideram esta muito “apelona”, simplesmente por causa de seu grande teor de danos.

Se formos contar todas as possibilidades táticas de cada classe, passaríamos horas. Mas é mais ou menos assim que as possibilidades táticas em Team Fortress 2 funcionam. Sem falar nas táticas coletivas, do tipo “tudo-mundo-pula-em-cima”.

Saiba que não é tão ruim morrer em Team Fortress 2. Raramente o jogador passa mais do que 5-10 minutos vivo numa partida e ser morto por meios “humilhantes” também é comum, pra qualquer tipo de jogador, experiente ou não. Vamos dizer que um certo inimigo te mate 3 vezes seguidas; ele ficará marcado como “Nemesis” e será mostrado aos outros jogadores da partida que esse certo jogador está lhe “dominando”, ao mesmo tempo que você será marcado como “dominado”. Tudo bem, você pode ficar um pouco frustrado, mas é quase um dever seu se vingar do dito cujo. O tal carrasco ficará marcado e caso você se vingue, os outros jogadores ficarão sabendo que você deu um “revenge” nele, além de que o título de “Nemesis” já era. Isso faz com que o jogo fique extremamente divertido e matenha aquele certo rivalismo dentro do campo de batalha bem humorado de Team Fortress 2.

Pra finalizar, quando o jogador morre, o jogo sempre pensa no “lado bom”. Ele lhe mostra quais seus recordes pessoais batidos enquanto você ainda estava vivo, como por exemplo, mais jogadores dominados, mais vinganças, mais tempo vivo, maior ‘tomada’ de pontos, mais inimigos mortos, entre vários outros recordes.

Tags: Jogos

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