“Para alcançar a vitória, você deve primeiro visitar o inferno”
Brothers in Arms é uma franquia relativamente nova e que ainda não chegou nem perto de conquistar toda a legião de fãs que séries como Call of Duty e Medal of Honor possuem. Mas uma coisa é certa, a franquia iniciada pela Gearbox Software tem um grande risco de se juntar a essa poderosa dupla, mas não superá-las. Por que não? A resposta é bem simples. Se Call of Duty retrata a ação intensa e Medal of Honor preza por batalhas históricas, Brothers in Arms prima pelo lado dramático da guerra. Com fronts diferentes, essa batalha de jogos de guerra vai longe.
Bebendo da mesma fonte que a famosa série de TV “Band of Brothers”, o primeiro jogo da franquia, lançado em 2005, se chamava Brothers in Arms: Road to Hill 30 e marcava a entrada de um dos melhores FPS de guerra já vistos no mercado. Levando a Segunda Guerra Mundial, um tema já bem explorado por vários e vários jogos, para um outro lado do conflito: o tático. O jogo deu a possibilidade total de controlar um esquadrão enquanto você avança através de vários campos de batalha famosos do conflito que marcou a humanidade. Se Tom Clancy’s Rainbow Six era o jogo tático de caça à terroristas, Brothers in Arms era o jogo tático de caça aos alemães.
Não demorou muito para que essa perspectiva agradasse vários gamers, o que fez com que a novata Gearbox Software desenvolvesse uma continuação: Brothers in Arms: Earned in Blood, continuando a jornada sangrenta de um esquadrão da 101ª Divisão de Pára-quedistas estadunidenses pela Europa arrasada. Outras adaptações ganharam os consoles, inclusive o Wii e as plataformas portáteis PSP e Nintendo DS. A franquia havia se tornado um sucesso absoluto e um título do nível dos dois “chefões” de jogos de guerra ainda não havia chegado.
Depois de quase 2 anos desde o último título, a Ubisoft e a Gearbox Software responderam com um produto a altura do combate contra Medal of Honor Airborne e Call of Duty: World at War – que será lançado em novembro deste ano. Seu nome: Brothers in Arms: Hell’s Highway.