Squad, Move up!
Na pele de Matt Baker, como um bom sargento de esquadrão, há a possibilidade de enviar ordens diretas ao seu time. Muitas vezes, a menos que o Chuck Norris apareça, será impossível – exato, nem adianta tentar – avançar simplesmente andando e atirando em tudo que se move. Seus colegas, assim como o próprio protagonista são frágeis e podem morrer com pouquíssimos tiros. Para tal, deve-se tentar executar pequenas estratégias de guerra para poder avançar de forma segura.
Caso você já tenha visto alguns filmes de guerra ou até se familiarizados com outros jogos do gênero, com certeza, lembra-se da tática “Supressing Fire”, ou fogo de supressão. Com um uso quase que obrigatório em Hell’s Highway, essa tática faz com que o inimigo fique supressionado, travado atrás de uma cobertura, sem chance de sair para atirar. Isso dá tempo para um esquadrão de assalto dar a volta na área supressionada e surpreender os inimigos por trás. Ok, e como isso se aplica ao jogo? Simples. (assista o vídeo)
Por meio de um interface simples e descomplicada, basta selecionar o esquadrão que o jogador deseja usar e enviar ordens com o botão direito do mouse. Há times de assalto, grupos de suporte utilizando metralhadoras de apoio e esquadrões anti-tanque usando bazookas. Ao indicar algum ponto no chão, o comando será para avançar até aquela posição. O time, com toda competência, (tentará) chegar até lá e buscar a melhor cobertura possível até a próxima ordem. Porém, ao indicar uma ordem em direção a um grupo de inimigos, seu time terá a função de supressioná-lo. De fato, parece simples, mas nem sempre funciona bem. E é aí que mora os piores defeitos do jogo.
Dentre os bugs de Hell’s Highway, está um dos piores deles: ordens que por mais que você insista não são executadas ou são feitas de forma incorreta – para não dizer estúpida. No começo, as ordens funcionam de forma bem prática e competente, não deixando o jogador na mão (será que era para causar uma boa impressão inicial?). Porém, enquanto se avança nas missões não muito lineares, muros e paredes vão sendo derrubados por bombas e tiros. Quando seus colegas não estão estupidamente buscando abrigos atrás de frágeis cercas de madeira, estão se escondendo atrás de obstáculos que não existem. É mole? Vamos dizer que havia um muro, porém, o mesmo fora destruído; ao mandar uma ordem para seu esquadrão se posicionar próximo da área “ocupada” pelo tal muro, alguns dos seus homens ficarão protegidos… por NADA, exposto ao tiro inimigo de uma forma ridícula, como se houvesse algum obstáculo em questão.
Em outras ocasiões, em especial durante os comandos de ataque e principalmente com o esquadrão da bazooka, ao posicionar seu time próximo a um obstáculo indestrútivel e enviar uma ordem de ataque, você verá o quão estúpido e deficiente chega a ser a inteligência do jogo: seus homens disparam contra o obstáculo ao qual está servindo como a única proteção entre um tiro inimigo fatal e sua sobrevivência, e a cena acaba com um belo e rápido suicídio de um esquadrão de suporte inteiro, morto pelo tiro de bazuca de seus próprios colegas. Poderíamos passar o dia descrevendo os outros bugs – que felizmente, são beeem menos graves -, mas no geral, os piores – quanto a jogabilidade – são esses e pelo que pudemos notar, eles não se repetiram mais que 2 ou 3 vezes durante a campanha single player. Ufa!