Notícias

Google agora é uma calculadora gráfica

Calculadora gráfica do Google

Ontem a Google deu mais um passo rumo aos seus planos malignos de dominação mundial, ou Skynet, como queira chamar. O serviço de busca da empresa, amplamente usado pelas pessoas, não retorna só resultados de pesquisas. Há muito, você pode consultar diretamente na barra de busca o significado e definição de palavras, bem como fazer cálculos. Agora, se você insere um equação no sistema, ele te retornará também um gráfico interativo, desde que ela esteja correta. Além disso, você pode inserir várias equações, tomando o cuidado apenas de separá-las por vírgulas.

Bom, como dizem, uma imagem diz mais que mil palavras. Então aí vai uma screen do novo recurso:

Gráficos no Google

Claro, eu, como sou um zero à esquerda em matemática, tive que pescar essa fórmula da internet. Para mim, qualquer cálculo que envolva uma letra sequer, já é bruxaria. Mas mesmo sendo um completo acéfalo em matemática, o novo recurso da gigante das buscas me parece ser bem útil, tanto para alunos, universitários ou não, quanto para professores e por que não, para profissionais dessa área.

Outra característica bacanuda da novidade, é que você pode interagir com o gráfico da maneira que quiser; dando zoom in ou zoom out, dependendo de sua necessidade de precisão nas escalas. E como já mencionei acima, você pode inserir múltiplas equações, separando-as por vírgulas, que o motor de busca se encarregará de desenhar o gráfico de cada uma delas, diferenciando-as por cores, como você pode ver na imagem acima.

Calculadora gráfica do Google
Descobrimos como a Google fez o símbolo do finado Wave

Como já é de praxe, a nova função está disponível primeiramente em inglês, portanto, para usá-la você deve acessar a versão americana do site. As funções matemáticas, como seno, log e raiz quadrada também devem ser escritas em inglês, obviamente. Com uma breve pesquisada no próprio Google, descobrimos facilmente que seno, em inglês é sin, logo é In e a raiz quadrada é representada por sqrt.

No entanto, é importante salientarmos que a gigante das buscas não é a primeira a fazer algo assim. Desde 2009, o buscador Wolfram Alpha realiza esta tarefa, e inclusive permite resolver outros tipos de funções e equações que, pelo menos por enquanto, o nosso querido Google ainda não aprendeu. O Wolfram Alpha é de uma complexidade e eficiência tão grande, amigo, que ele é usado na assistente de voz da Apple, a Siri. É por meio dele que o iPhone entende os nossos pedidos.

Mas se você for como eu, que enxerga apenas um monte de linhas fazendo curvas em vez de equações, ou mesmo não precisa usar esse recurso para nada, pode ao menos se divertir no serviço. Por que não posar de nerd e fazer uma declaração de amor com estilo? Basta pedir pra sua namorada colar isso no Google: “(sqrt(cos(x))cos(200x)+sqrt(abs(x))-0.7)(4-x*x)^0.01, sqrt(9-x^2), -sqrt(9-x^2) from -4.5 to 4.5“. Pronto, encontramos a fórmula matemática do amor. Agora só falta fazermos uma para entedermos as mulheres. Embora eu ache isso meio impossível.

Tags: Google

Você também vai gostar

Leia também!