Notícias

Heptacampeão: Ubuntu ganha o título de Melhor Distribuição Linux pela sétima vez consecutiva

Ubuntu 11.10

Linux for a Human Beings, ou Linux para Seres Humanos, em bom português. Este é o lema do Ubuntu, distribuição Linux mais bem sucedida nos desktops. Mantido pela Canonical, para muitos foi o primeiro contato que tiveram com o mundo do software livre, e para outros serviu para desmistificar o sistema operacional como um todo, tornando o seu uso bastante amigável para qualquer pessoa.

Em outubro passado foi lançado a versão 11.10 do sistema, Oneiric Ocelot, e mesmo sendo alvo de muitas críticas e ver o crescimento de outras distros amigáveis, como o Linux Mint, ele recebeu pela sétima vez (!) consecutiva o prêmio de Melhor Distribuição Linux do ano, pela revista digital Linux Journal. O períodico faz essa premiação anual para destacar os principais lançamentos do ano de acordo com a sua qualidade e aceitação do público.

Além de melhor distro, o Ubuntu também recebeu o prêmio de Melhor Distribuição para Netbooks, com o Ubuntu Netbook Remix. Nas demais categorias, que ao todo somam 30, o ambiente gráfico GNOME 3 levou o prêmio de Melhor Produto do Ano, devido às suas recentes mudanças. Se o Firefox está passando por maus bocados no mundo Windows, no Linux ele está sendo premiado como o Melhor Navegador do Ano, bem como o cliente de e-mail da Mozilla, o Thunderbird que foi o vencedor na sua categoria.

Ubuntu 11.10
Ubuntu 11.10 - Melhor Distribuição de 2011

Na categoria de mensageiros instantâneos, o Pidgin venceu com folga seus concorrentes, muitos deles bons, como o aMSN. A suítes de escritórios LibreOffice levou a estatueta em sua respectiva categoria, por estar em franco crescimento, mesmo com as críticas recebidas. E no campo de editores de imagens o GIMP segue absoluto sendo o “Photoshop do Linux“. Ainda no campo dos editores, o Audacity recebeu o prêmio de Melhor Editor de Áudio.

Já que falamos em Áudio, o título de Melhor Player de Áudio foi para o Amarok, que superou até mesmo bons softwares como o VLC. Este último não ficou apenas chupando dedo, ganhou o prêmio de Melhor Player de Mídias. O Dropbox venceu a disputa com o Ubuntu One e levou o título de Melhor Hospedagem de Dados na Nuvem. Estes foram apenas alguns vencedores, para conferir todos eles em detalhes, basta acessar esta página. E você, caro leitor, gostou das premiações? Ou teria alguma indicação melhor? Dê a sua opinião.

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!