Notícias

Mercado Corporativo: um campo de batalha para Microsoft e Apple

É certo que o mercado de “usuários domésticos” é de uma importância indescritível para as empresas de tecnologia. E toda companhia que se preze deve dar a devida atenção a esse nicho e tratá-lo com respeito. No entanto, o mercado corporativo é um nicho à parte, onde também corre muito dinheiro de uma vez só e que tem inúmeras peculiaridades, dependendo dos casos. Assim, as empresas de tecnologia que querem atender pessoas jurídicas também, devem pensar os seus produtos levando em conta esse tipo de cliente. As últimas movimentações nesse gigante tabuleiro de War do mundo da tecnologia dão evidências de que uma nova frente de batalha se formará no mercado corporativo. E as rivais neste caso serão as gigantes Microsoft e Apple.

Como você bem sabe, num futuro bem próximo a Gigante de Redmond lançará o Windows 8, que terá como trunfo a possibilidade de ser usado também em tablets, com sua interface Metro. Grandes fabricantes de hardware já estão se movimentando para fecharem acordos e lançarem produtos com o vindouro sistema. Uma delas é a Nokia, da qual já falamos aqui. Recentemente, a Dell concedeu uma entrevista ao Bloomberg, por meio de seu fundador e CEO, Michael Dell, onde ele admitiu que até o final do ano a empresa lançará tablets rodando o sistema operacional da Microsoft.

A declaração poderia muito bem passar despercebida, se não fossem as outras palavras do Sr. Dell. O executivo disse que quer bater de frente com a Apple, líder isolada no mercado com seu iPad – ousado esse Dell, não? – e que quer fazer isso focando forte no mercado corporativo. Nas palavras do próprio dono da companhia, seu alvo é o “homem de negócios”. O tablet Dell com Windows 8 incorporará alguns recursos empresariais, tais como robustos sistemas de criptografia e segurança. Além disso, o amplamente usado Microsoft Office também marcará presença nos aparelhos, deixando-os prontos para os trabalhos burocráticos e administrativos. O iPad, não sei se o senhor sabe, não vem com nenhuma suíte de escritório instalada por padrão. Há algumas na App Store, como a iWork, que custa US$ 30,00 se adquirida na íntegra. Essa seria uma vantagem dos tablets da Dell.

Michael Dell
Michael Dell - O homem que quer ser o líder do mercado de tablets

A estratégia do Sr. Michael Dell faz sentido, sim. O Windows é o sistema operacional principal nas centenas de milhões de empresas espalhadas pelo mundo há tempos! Faz bastante sentido ter um tablet que se sincronize com o PC do escritório e possa rodas as mesmas aplicações, dando a oportunidade de continuar um trabalho interrompido, ou ainda, manter contato com os demais colegas de trabalho. Enfim, possibilidades existem e “ser o líder no mercado de tablets”, como disse Dell, é uma delas.

Em um contraponto interessante, a empresa ChangeWave realizou uma pesquisa interessante. Entrevistando 1.600 gerentes de TI, ela constatou que 84% deles estão interessados em comprar iPads para seus empregados. A mais alta taxa até agora. Veja o gráfico preparado por eles:

Interesse de empresas pelo iPad
Interesse das empresas pelo iPad

Esses dados por si só já são bem instigantes, mas espere até ver os próximos. Eles fizeram um outro levantamento, desta vez pondo lado a lado cada uma das fabricantes de tablets e medindo o interesse das empresas em seus produtos. São dois períodos distintos: novembro de 2011 e fevereiro de 2012. Veja com seus próprios olhos:

Marcas que despertam interesse das empresas
iPad é o mais desejado pelas empresas

Isso mesmo, o iPad, da Apple, é desejado por mais de 80% das empresas! E note que os dados são de fevereiro, ou seja, o novo iPad não havia sido lançado ainda e o iPad 2 ainda custava US$ 499,00. Hoje ele custa 100 dólares a menos, US$ 399,00. É Michael Dell, estou vendo que você vai ter que suar muito a camisa e agradar bastante os usuários corporativos para se tornar o líder no mercado de tablets. Agora eu gostaria de ter a sua opinião. Por que você acha que o iPad é tão desejado nas empresas, mesmo sendo um gadget voltado para o entretenimento? Você acha que os tablets com Windows 8 terão munição suficiente para abalr o reinado do iPad? Vamos conversar. =)

[Gizmologia e Apple 2.0]
Tags: Apple, Gadgets, Microsoft, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!