Séries

Série Hardware para Iniciantes Parte 5: Placa-mãe

Introdução

Placas-mãe. Elas são o corpo da sua máquina e vital ao funcionamento do computador do mesmo jeito que seu esqueleto e seus músculos te sustentam. A placa-mãe é uma placa (duh) cheia de circuitos que contém slots (entradas) e chips para oferecer todo o suporte necessário para ligar o computador, com uma BIOS, Basic Input Output System que significa “Sistema básico de entrada e saída” em português, um chipset e memória ROM (Read Only Memória, Memoria de leitura).

Componentes de uma placa-mãe

Slots… slots.. slots…

Slots são as entradas da placa-mãe: são neles que colocamos os outros componentes do computador encaixados na placa-mãe, como placas de vídeo, módulos de memória, processador e outros. Existem vários tipos de slots, mas a maioria caiu em desuso. Os dois principais são:

  • Slot PCI(Peripheral Component Interconnect — Interconector de Componentes Periféricos): Foi criado pela Intel em 1992 e é nele que conectamos boa parte dos componentes: placas de rede, placas de som, etc.
  • Slot PCI-Express: opera numa velocidade superior ao PCI, serve para conectar dispositivos mais rápidos que requerem mais potência, como placas de vídeo.

Mas e aí? Qual a diferença entre eles? Calma que vamos explicar:

Primeiro de tudo, vamos entender o conceito do barramento, que são os “encaixes”. O barramento PCI é serial (em série), ou seja, todas as trilhas (os filetes por onde a informação entra/sai da placa) são unificadas e funcionam como se fossem uma só, fazendo com que o desempenho seja estável e uniforme onde os bits são enviados para as trilhas um de cada vez, porém são dois lados da mesma moeda. O mesmo desempenho estável vem ao sacrifício de velocidade, e, para aumentar a velocidade, seria necessário adicionar mais trilhas que acarretaria um problema de espaço e ruído dos pulsos eletromagnéticos. A solução? Usar trilhas paralelas. Com o avanço milagroso da tecnologia na informática, acabou sendo viável trocar o uso dessas séries por trilhas paralelas pelo simples fato de que a tecnologia já permitia controladores mais eficientes e consequentemente mais rápidos. Foi ai que surgiu o PCI-Express para suprir a demanda de mais informação trafegada com o advento das placas de vídeo em 3D. Ele permitia a transferência de bits entre as trilhas de forma simultânea que gerava diferenças estrondosas de velocidade entre o PCI e o PCI-express.

Existem também as diferenças de tipo de slots: cada um tem um tamanho e transfere uma quantidade de informações por segundo, que são:

  • 1x: 250MB/s
  • 4x: 1GB/s
  • 8x: 2 GB/s
  • 16x: 4GB/s

Desses, os slots mais encontrados são de 1x, 4x e 16x, em raros momentos se encontram slots de 8x. Não me pergunte por quê.

Tamanho dos Slots | Imagem: hardware.com.br (in: Hardware, o guia definitivo)

Gostariamos de salientar que, apesar do desempenho do PCI-express ser astronomicamente superior ao PCI, ele se popularizou por enquanto apenas nas placas de vídeo que transferem quantidades gigantescas de dados por ciclo. Memórias RAM, placas de rede, placas de som (off-board)  ainda funcionam em PCI pois sua velocidade ainda é suprida por esse barramento.

Conectores

A placa-mãe apresenta diversos conectores, por onde conectamos os componentes de entrada e saída, também conhecidos como periféricos. Veja alguns deles:

  • Conector PS/2: Para mouses e teclados
  • Conector USB: vários dispositivos desde mouses até impressoras, passando pelos famosos pendrives
  • Conectores multimídia:  São de três cores, rosa (microfone), verde (caixas de som) e azul (entrada de audio)
  • Conector Serial: para impressoras mais antigas
    Conectores de um Computador: A - PS/2 Mouse, B- Ethernet (rede) C- Serial D- Ethernet E- Entrada áudio F- Saída áudio G- Microfone H- Entradas USB I- Entrada VGA (monitor) J- Portal USB K- Entrada PS/2 Teclado

    .

Dentro da placa-mãe existem também conectores internos, são eles

  • Conetor SATA: onde encaixamos os HD’s
  • Conector IDE: em geral usado para alguns modelos de HD antigos e drivers de DVD.

Socket

Socket é onde o processador é encaixado. Varia de fabricante para fabricante. O Socket mais atual da Intel é o LGA2011 e o da AMD o AM3+.

BIOS

Basic Input Output System, ou Sistema básico de entrada e saída. Quando o seu computador é ligado, a BIOS é a primeira coisa a funcionar. É com a BIOS que o computador vai checar se todos os componentes essenciais para que o sistema operacional possa iniciar estão presentes e funcionando na placa-mãe. Também é por ela que temos um sistema básico de funcionamento caso o sistema operacional ainda não esteja instalado. Pela BIOS podemos configurar a ordem de boot (ou seja, a ordem que os componentes por onde o computador deve procurar um sistema operacional primeiro, seja ela num CD, pendrive ou no mais comum deles, o HD.

Um chip de BIOS

Alguns conceitos de placas-mãe: um dicionário que pode ser importante para você

  • Controladora: É um chip cheio de circuitos feito para ajudar a placa-mãe a se comunicar com o hardware que esta nela. Pode ser onboard(direto na placa mãe) ou off-board (direto no hardware em questão)
  • Barramento: É a entrada por onde alguns componentes são encaixados. Podem ser do tipo PCI ou PCI-express (alguns modelos mais velhos continham slots ISA e AGP)
  • BIOS: é por onde o computador começa a funcionar assim que é ligado. Tem como função checar o funcionamento de todos os componentes essenciais para o primeiro funcionamento do computador e depois chamar o sistema operacional para ser carregado na memória
  • Conector: Os conectores externos ficam do lado lateral da placa-mãe e ficam expostos na parte traseira do computador. É nele que encaixamos os periféricos de entrada do computador.
  • Controlador: é por onde o hardware se comunica com a placa-mãe e por conseguinte com o sistema operacional por meio de um driver. O Driver que vai ditar o funcionamento do componente por meio de instruções que vem dele.
  • Socket: é uma área reservada para encaixar o processador na placa-mãe. Encaixa nos pinos do processador e troca informações com ele a partir desse local.
  • Bateria: Placas-mãe geralmente acompanham uma bateria para manter o relógio do hardware funcionando. Imagina que chato ter que regular a hora toda vez que ligar o computador?

Nota do redator: falaremos sobre o chipset num post separado apenas para ele.

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!