A Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) lança o ecossistema NotaTray, uma solução simples e aderente ao processamento automatizado de numerário que aumenta a eficiência em todas as fases do ciclo do manuseio e transporte de dinheiro pelos bancos e transportadoras de valores, permitindo ainda a digitalização dos dados.
O ecossistema incorpora sistemas de automação para carregamento e empacotamento de notas que tornam o manuseio do dinheiro mais ergonômico e melhoram a eficiência do ciclo do dinheiro com ênfase nas necessidades dos bancos e transportadoras de valores. O lançamento inclui o NotaTray Load, projetado para complementar os sistemas BPS M, e o NotaPack, que opera com os sistemas BPS M e X9, todos da G+D.
O processo principal de classificação e autenticação de notas no Nota Tray é totalmente automatizado pelos sistemas BPS M, e inspeção de qualidade é feita pelo BPS X9. Até 40.000 notas podem ser armazenadas em buffer para operação contínua e ininterrupta do BPS, enquanto o operador pode se concentrar em outras tarefas.
Os ganhos adicionais de eficiência e segurança podem ser alcançados através da automatização das etapas de processamento de notas no início e no final, que ainda envolvem o manuseio manual do dinheiro. O NotaTray Load e NotaPack constituem dois blocos de construção ideais para agilizar processos em alta velocidade.
A otimização é feita quando as notas estão prontas para integração na intralogística do caixa, seja como notas soltas no NotaTray ou nos pacotes embalados em plástico. A coordenação entre tesourarias de bancos comerciais e bancos centrais são melhoradas para eliminar processos redundantes em ambas as extremidades. As soluções modulares de automação complementam os sistemas BPS para movimentação de dinheiro em alta velocidade.
O novo módulo NotaTray Filling otimiza os processos de transporte no ciclo do dinheiro e reduz os tempos de processamento, reduzindo o esforço da mão de obra e dos materiais de embalagem. Por sua vez, o NotaPack 10 completa a área de acabamento automatizado em trabalhos de impressão e aumenta a eficiência com automação confiável e segura.
Para cada máquina BPS utilizada, o NotaTray Filling pode economizar até 170 quilômetros de cintas todos os anos. Este módulo empilha com eficiência notas soltas, sejam elas próprias ou não, eliminando assim a necessidade de cintas e embalagens plásticas descartáveis. Esta abordagem sustentável ao processamento de numerário reduz tempo e custos ao tornar redundantes certas etapas, como embalar e desembalar.
Febraban Tech 2024
A Giesecke + Devrient estará no stand D107 da Febraban Tech 2024 com 2 linhas de soluções: 1) para autenticação segura de pagamentos e transações online. O Click to Pay simplifica o processo de checkout nas compras online para a segurança aos dados dos clientes. O Token Cockpit é um gestor de tokens que pode ser oferecido em um app mobile que funciona como controle remoto para cartões de pagamento, além de outras soluções tokenização de meios de pagamentos. 2) Para numerário, a solução Nota Tray garante a digitalização, sustentabilidade e automação na circulação do dinheiro físico. Para a moeda digital brasileira, o Drex, a solução Filia permite pagamento dual offline. Esta tecnologia está em testes no Banco do Brasil (BB) e em países como Gana e Tailândia.
Mais informações: https://www.gi-de.com/en/