Artigos

Solucionáticas, de 27 de junho de 2009

Ajuda

Prezado Abel,

Gostaria receber seu auxilio para resolver os seguintes problemas: 1) Gostaria de efetivar uma CÓPIA IDÊNTICA de TODO o conteúdo com Sistema Operacional e todos os arquivos, de um HD menor para outro HD de mais capacidade, liberando o menor completamente. Sei que o “Ghost” faz isto, mas apesar de ter uma versão anterior, acho ele um pouco complicado…Poderia indicar um bom programa, se possível *(gratuito)* para fazer este serviço ? 2) Meu computador tem um processador INTEL Core 2 Duo E7500, Placa Intel DQ35MP e 3 Gb de Ram. Utilizo o Windows XP Home, versão brasileira. Perguntas: a) Porque na versão do XP nacional, de 32 bits, a memória RAM acima de 3 Gb, dizem que não é aceita e nem reconhecida? b) Será que o Windows 7, 32 bits, aceitaria mais memória do que os 3 Gb? c) Baixei o Windows 7 – 64 bits, mas não instalei ainda. Será que ele funcionará com esta placa Intel e o Processador acima, reconhecendo os programas que tenho e que são todos em 32 bits? Eles continuariam operando normalmente e quando eu tiver um programa em 64 bits, instalar o mesmo e TUDO continuar funcionando? d) Terei vantagem em utilizar o sistema de 64 Bits e aumentar a memoria para 4 ou 8 Gb? Espero que quando lhe possível possa me orientar a respeito das questões acima. Agradeço a atenção que me tem dispensado e cumprimento atenciosamente, Herminio Tisser.

Caro Herminio,

Um bom programa gratuito para fazer imagens e cópia idênticas de partições é o Reflect. Em Criando uma imagem do disco rígido (parte 1), você encontra um pequeno tutorial do Reflect e links para baixá-lo na rede. Sistemas operacionais de 32 bits só podem endereçar diretamente 4 GB de memória RAM. E como existem endereços reservados para algumas placas de expansão, nem esse 4 GB podem ser todos aproveitados (sobram cerca de 3,3 GB). Para trabalhar com 4 GB ou mais você vai precisar de um sistema de 64 bits. A maioria dos programas de 32 bits funciona muito bem em sistemas de 64 bits. Eu acho que já vale a pena migrar para 64 bits, pois a tendência é micros com 4 GB ou mais de RAM num futuro próximo. Um grande abraço!

Grande Abel.

É com imensa satisfação que lhe escrevo pra tirar uma dúvida terrível que estou tendo com um notebook aqui no trabalho. O problema é o seguinte, esse notebook foi formatado com o Windows NT, original mas sendo que as imagens aparecem distorcidas e sem nitidez nenhuma. Tentei atualizar no Windows update e nada! Tento configurar no Propriedade de vídeos e não deixar eu configurar. Está na guia paleta de cores: 16 cores e não me dá a opção de 256 cores. O que houve? Eu perdi algum drive de vídeo? Como eu posso resolver para as imagens da web voltem ao normal? Segue a configuração do Notebook: Compaq Armada E500. Intel Pentium (r) III; 650 MHz Video adapter: accelerator; BIOS 4.229;8 MB; Video Resolution XGA; Video Resolution XGA. Desde já Agradeço Muito! Acompanho sua coluna toda semana. Lima.

Prezado Lima,

Você vai precisar do driver (para Windows NT) da placa de vídeo deste notebook. Procure no site da Compaq (HP) ou na Internet. Você também pode usar um programa como o SIW ou Everest para tentar identificar o chip gráfico e procurar um driver no site do fabricante do mesmo. Na página da HP é informado que este modelo usa chiset gráfico da ATI (AMD). Espero que as dicas ajudem a resolver o problema. Um grande abraço!

Prezado Abel Alves,

Em 2002 montei um computador sob sua orientação, fiz um curso de montagem, em seu laboratório/curso. A configuração tinha uma placa mãe Soyo SY-K7VTA-PRO e processador AMD DURON 1 GHz. Ora pois, a maquininha continua funcionando muito bem, agora com a memória, PC 133, ampliada no limite de 3 vezes 512 MB. Comparando a notebook super moderno da DELL, em rede wifi, não há grande diferença. A limitação, em ambos, acredito, está bandinha da NET Niterói. No início deste ano deu alguns “tilts” mas tudo foi resolvido com uma boa limpeza de contatos. Mas agora acho que está na hora de montar um novo computador. Você ainda tem as sugestões de configurações econômica, média e alta? Em caso o contrário quais as melhores páginas onde poderei encontrar tais sugestões? Muito obrigado, Cordiais saudações. Sebastião Fernandes Lamego.

Caro Sebastião,

Que bom que a máquina continua em perfeita ordem após todos estes anos. Sinal de que os ensinamentos do curso valeram bastante! Atualmente não trabalho mais com cursos nem com manutenção. Sugiro que você consulte os sites: Guia do PC, FórumPCs, Clube do Hardware e Guia do Hardware. Com certeza você vai conseguir encontrar boas informações para montar o seu micro novo. Espero ter ajudado. Um grande abraço!

Tags: Hardware, Windows

Você também vai gostar

Leia também!