Análises

Review: Smart Converter – Converta vídeos e músicas para diversas plataformas

Se você, assim como eu, tem um dispositivo de mídia como um Xbox, Smartphone ou iPod, deve ter sofrido com problema de formatos de arquivos. A solução mais comum é usar um conversor de mídia. Mas qual deles usar quando se existem tantas opções disponíveis com diversas funções? Alguns permitem alterarmos os mais diferentes parâmetros de um arquivo, tais como contêiner de vídeo, de áudio, resolução e outros dados. Mas nem todo mundo possui o conhecimento necessário para setar corretamente estas configurações.

Pensando nestes usuários, é que os desenvolvedores escreveram programas de conversão mais simples e que vão direto ao ponto. E hoje gostaríamos de apresentar o Smart Converter. Especialmente focado na simplicidade e usabilidade, o Smart Converter é perfeito para uso corriqueiro e especialmente bom se você dispensa qualquer tipo de função avançada e necessita apenas do básico. Vamos dar uma olhada nele?

Instalação

O Smart Converter tem um instalador de cerca de 32MB e depois de instalado ocupa cerca de 25MB. Conta com o tradicional instalador Next, Next, Finish, muito comum nas plataformas Windows. Para quem vai instalar, fique tranquilo, o software não acompanha nenhum adware nem instala toolbars. O instalador é limpo e instala apenas o Smart Converter.

Download | Smart Converter Windows

Download | Smart Converter Mac

Smart Converter

Depois de instalado e aberto, você vai perceber que o Smart Converter ocupa uma espaço mínimo no desktop. Os botões são dispostos com as opções de conversão mais comuns: Windows, Xbox, Apple TV, iPad, iPhone/iPod e Musica. Simplesmente jogue o(s) arquivo(s) que deseja converter na janela do programa ou clique no botão “Select“. Apesar do software estar em inglês, seu uso é tão simples e guiado por figuras que até o mais básico conhecimento de inglês é dispensável.

Capturar2
Interface padrão do Smart Converter

Sobre os formatos suportados, podemos dizer que o software apenas mantém o necessário. Ele não permite muitas customizações e é extremamente focado no usuário comum, sem permitir customizações. Ao selecionar um arquivo e clicar num dos botões, o Smart Converter automaticamente define a resolução, formato e qualidade específico do arquétipo selecionado. Clicando no botão “Outros” você também pode acessar mais opções para outros aparelhos/sistemas incluindo:

  • iPod Classic
  • Android Tablet/Phone
  • Sony (PlayStation 3, PSP, PS Vita, Sony Bravia)
  • Microsoft WMV
  • Audio AAC/MP3/WAV
  • Outros (Google TV, DviX, Tivo)

Antes de iniciar o processo de conversão, o Smart Converter faz uma análise prévia de quanto tempo o arquivo vai demorar para ser convertido numa escala que segue o seguinte padrão:

  • Fastest – Áudio e Vídeo não precisam ser convertidos. Conversão quase instantânea mantendo a qualidade do vídeo e do áudio.
  • Fast – Somente o áudio necessita conversão. Conversão rápida que mantem a qualidade do vídeo.
  • Slow – Somente o vídeo precisa de conversão. Lenta, porém retém total qualidade do áudio.
  • Slowest – Tanto áudio quando vídeo precisam de conversão. Pode levar um bom tempo caso seja um filme grande. Perda de qualidade de vídeo e áudio, mas pouco perceptível.

Após convertido, o arquivo é copiado para a mesma pasta onde se encontra o arquivo original.

Conclusão

Testamos a versão free do Smart Converter, com recursos mais do que necessários pro usuário comum. Por mais 10 dólares a versão Pro sai com uns recursos a mais, como enviar automaticamente um arquivo para o iTunes, deixando pronto para a sincronização com o iDevice. No mais, a versão free é o necessário para um usuário comum, sem requintes e que precisa de soluções rápidas para converter um video para um gadget ou extrair o áudio de um vídeo.

Tags: Review da Semana

Você também vai gostar

Leia também!