Agenda

Brasil envelhece e vê nova geração desafiar padrões: Ipsos revela contrastes entre Boomers e Gen Z

O Brasil vive um paradoxo demográfico que deve redesenhar o mercado de consumo nos próximos anos: ao mesmo tempo em que a população envelhece em ritmo acelerado, emergem jovens da chamada Geração Z com valores, expectativas e hábitos de consumo muito diferentes das gerações anteriores. Este é um dos insights que será apresentadio no webinar Ipsos Talks: Dos Boomers à Gen Z, iniciativa que apresenta dados inéditos de mais de 50 mil entrevistas realizadas na América Latina.

O Webinar será realizado em 21 de agosto, às 9h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site resources.ipsos.com/aging.html, e contará com a participação de executivos da Mondeléz, Heineken, Ipsos e Ipsos-Ipec.

O levantamento evidencia, entre outrros aspectos, que o envelhecimento populacional e a pluralidade de valores entre as gerações criam um cenário desafiador para as marcas, mas também repleto de oportunidades. E que o avanço da silver economy — conjunto de produtos e serviços voltados para pessoas acima de 60 anos — caminha lado a lado com profundas transformações no comportamento de consumo, impulsionadas pelo contraste entre Boomers, Geração X, Millennials e Gen Z em relação à democracia, tecnologia, diversidade e padrões de compra.

Para especialistas, compreender esse mosaico geracional será determinante para antecipar tendências e desenvolver estratégias de comunicação mais assertivas. O consumidor brasileiro está envelhecendo, enquanto uma juventude hiperconectada e exigente ganha espaço no mercado. Esse cenário exige das empresas capacidade de inovar, reduzir a distância entre gerações e construir relevância em um contexto social e econômico cada vez mais complexo.

 

Você também vai gostar

Leia também!