Análises

Pokki – Aplicativos web no seu desktop

Se você tem um smartphone com iOS ou Android, já deve estar acostumado a utilizar serviços como Gmail, Twitter e Facebook sem depender de navegadores. Agora, imagine ter essa mesma experiência no seu desktop? Pois esta é a proposta do Pokki, um programa que promete colocá-lo definitivamente na “era das nuvens” – e de graça.

Com o Pokki, você tem a possibilidade de usar serviços da web, que funcionam no seu navegador, como programas feitos para Windows, igual ao Word ou ao Internet Explorer. Sua utilização é simples e intuitiva, mesmo para quem nunca viu um iPhone ou “Android” na vida. E a instalação é ainda mais fácil. Primeiro, você deve acessar a página do projeto e escolher um Pokkie (como são chamados os apps que rodam no programa). Depois, é só clicar em Download. O Pokki vai ser baixado e instalado automaticamente. Como ele roda em Java, é bom manter sua máquina virtual atualizada para evitar problemas.

Quase não dá pra perceber que não é do Windows!
Quase não dá pra perceber que não é do Windows!

Após ser instalado, o Pokki adiciona uma nova área na sua barra de tarefas, ao lado do botão Iniciar. Ali ficam os ícones dos apps, que funcionam da mesma maneira como nos smartphones: acessam aplicativos da web diretamente no desktop, com uma interface própria e sem precisar do seu navegador. Até as notificações de novos itens/atualizações é parecida, com um pequeno número sobre o ícone indicando a quantidade de “novidades” daquele app.

A instalação dos Pokkies também lembra a dos apps na AppStore: você abre a “loja”, escolhe o app e, com apenas um clique, faz o download e o instala automaticamente. Aí é só usar. E a desinstalação segue a mesma filosofia: basta um clique com o botão direito sobre o ícone do app, escolher “Remove” e pronto, ele é removido do seu computador.

O repositório de aplicativos do Pokki lembra a AppStore pela facilidade na instalação de novos Pokkies
O repositório de aplicativos do Pokki lembra a AppStore pela facilidade na instalação de novos Pokkies

Infelizmente, a oferta de Pokkies ainda é pequena. Existem apps para o eBay e até para o site de tirinhas Cyanide and Happiness, mas o carro-chefe é a “tríade” GMail, Twitter e Facebook, que contam com apps estáveis e bem feitos.

Os Pokkies são desenvolvidos basicamente em HTML5, Javascript e CSS. No site oficial há uma área dedicada para os desenvolvedores que desejam criar seus próprios Pokkies. Além disso, os próprios desenvolvedores do programa continuam criando novos Pokkies para os mais variados aplicativos da web, sempre disponíveis pelo repositório oficial.

Porém, nem tudo é um mar de flores. Apesar da proposta inovadora e do enorme potencial, o Pokki só está disponível para Windows 7 e em Inglês (mas é grátis!). De acordo com o blog dos desenvolvedores, as versões para Windows XP e Vista estão bem adiantadas, mas sem previsão de lançamento. Infelizmente, ainda não há planos de versões para Linux e Mac.

Opinião

O Pokki traz um conceito de utilização dos aplicativos da web não muito novo, mas alinhado com a tendência atual. Se utilizamos (e dependemos) cada vez mais destes serviços “na nuvem”, por quê não integrá-los completamente ao ambiente que já faz parte do nosso cotidiano? Já existem alternativas para isso, como o Prism, da Mozilla, ou até mesmo o Chrome OS, do Google. Mas o que me chamou a atenção no Pokki foi a boa aposta em integrar aos PCs comuns uma experiência de utilização já aprovada nos tablets e smartphones. Como dizem por aí, é a “união do útil com o agradável”.

Se o Pokki vai dar certo ou não, aí já é mais complicado, pois o sucesso do programa depende da confiança dos desenvolvedores e da adoção dos usuários. Mas a mim ele já conquistou, e eu sugiro que, se você quer uma forma mais fácil, simples e intuitiva de utilizar os serviços online que acessa todo dia, experimente o Pokki. E depois, claro, compartilhe suas impressões nos comentários!

Tags: Software, Windows, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!