Análises

App da Semana – The 911 Memorial: Past, Present and Future

Próximo domingo, será celebrado os dez anos de um acontecimento que chocou o mundo e com certeza entrou para a história: o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. O ataque, arquitetado pelo até então líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, gerou repercussão internacional, ceifou mais de três mil vidas, expôs a fragilidade da segurança dos Estados Unidos, e derrubou, literalmente, um dos maiores símbolos de poder econômico da nação norte-americana: as Torres Gêmeas. Sem falar que, após isso, muitos países passaram a sofrer por anos com a guerra provocada por esse evento, tais como Afeganistão e Iraque.

Eu sempre gostei de História e entendo plenamente a importância que ela tem para o presente e até mesmo para o futuro, e me sinto um privilegiado em, de certa forma, tê-la visto acontecer. Afinal, todos se lembram exatamente onde estavam e o que estavam fazendo no momento do atentado. Eu, por exemplo, estava na casa de um amigo, assistindo Dragon Ball Z quando a programação foi interrompida. Trágico! No entanto, para aqueles jovens demais para terem acompanhado os fatos à época, ou ainda para aqueles que querem simplesmente ficar por dentro da História, um aplicativo especial foi lançado na App Store, o The Memorial 911: Past, Present and Future.

O app, como o nome já diz, dá uma volta pelo passado, mostrando como eram as torres e como foi o ataque que as destruiu, mostra como estão os preparativos para a inauguração do memorial construído no exato local das antigas torres, chamado agora de Ground Zero e faz um passeio pelo futuro, com fotos e maquetes de como será o memorial. Vamos dar uma olhadinha mais de perto no aplicativo.

Tela Inicial

Tela Inicial do Aplicativo

O aplicativo abre com esta imagem acima, que é bem bonita e solene, por sinal. Após tocar em qualquer parte da tela, somos levados para a tela de navegação, onde efetivamente podemos ler a história e ver as imagens e os vídeos. A história das torre gêmeas é dividida em quatro blocos: The Past, The Present, The Future e Gallery, onde os nomes são auto-explicativos, né gente? Vamos dar uma rápida olhada em cada um deles.

Os três momentos das Torres

O passado, presente e futuro

Em The Past, há textos e vídeos mostrando desde a construção dos dois edifícios, com os trabalhadores andando pelos andaimes, projetos de computador e reportagens, a inauguração das duas torres, até o fatídico dia 11 de setembro de 2001, com muitos vídeos feitos pelos civis que presenciaram o atentado. Uma coisa que me chamou a atenção, é a intensidade dos vídeos, mesmo passados dez anos, eles ainda são impressionantes e nos deixam pensativos.

Vídeo rodando dentro do aplicativo

Em The Present podemos acompanhar os preparativos para a inauguração do memorial no agora chamado Ground Zero. Temos vídeos de grande parte do projeto, todos feitos pelo arquiteto principal da obra, maquetes feitas em computação gráfica, fotos da construção em si e uma coisa que eu achei interessante em particular, foi uma sessão chamada The Artifacts, que reune uma série de fotos e videos de carros destruidos no dia do ataque e vários objetos pessoais das vítimas. Inexplicavelmente chocante.

Uma das várias fotos disponíveis

Em The Future é onde temos um pouco de conforto, onde há várias imagens do memorial, galerias imensas com fotos, o otimismo das pessoas envolvidas neste projeto, que visa eternizar na memória das pessoas este dia, e principalmente, prestar uma homenagem eterna às vítimas, afinal, quem esquece o passado está condenado a repetí-lo. Em Gallery, temos a reunião de todas as imagens e vídeos apresentados nas sessões anteriores.

Outros recursos

Afora isso tudo descrito rapidamente nos parágrafos anteriores, ainda temos reservado alguns recursos extras do aplicativo, como um pequeno documentário do produtor do app, Steven Rosembaun, uma linha do tempo bem interessante com os principais acontecimentos desde o 11 de setembro e opções de compartilhamento nas redes sociais.

Apesar do aplicativo ser ótimo do ponto de vista histórico e por agregar conhecimento a quem tira tempo para dar uma olhada no material, devo dizer que muitos recursos ficaram demasiadamente lentos. Como a execução de fotos da galeria e mesmo a reprodução dos vídeos. Nada que comprometa a usabilidade, mas acaba irritando um pouco. Excluído esse detalhe, o The Memorial 911: Past, Present and Future é um aplicativo excelente!

Outro motivo pelo qual vale a pena baixá-lo, é que ele está sendo distribuido de graça até o dia 11 de setembro. Ele funciona apenas no iPad com iOS 4.0 ou posterior e pesa 72.5 MB. Abaixo, link para o download:

Download | The Memorial 911: Past, Present and Future

Tags: Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!