Análises

JDownloader baixa arquivos de diversos servidores de hospedagem facilmente

Pensa que é fácil baixar 22 GB com uma conexão assim? :P

O JDownloader é um gerenciador de downloads como qualquer outro disponível por aí, mas que tem um grande diferencial dos concorrentes. É um dos melhores programas quando se trata de baixar arquivos em sites de hospedagem burocráticos, como Megaupload, Rapidshare, DepositFiles e etc.

Pensa que é fácil baixar 22 GB com uma conexão assim? :P
Pensa que é fácil baixar 22 GB com uma conexão assim?

Uma ferramenta assim acaba sendo importante pelo fato destes servidores terem uma série de burocracias para fazer downloads. Alguns requerem que você digite letras de confirmação, outros disponibilizam o download depois de vários segundos, minutos ou até horas (!) de espera, em alguns não é possível baixar dois arquivos de uma vez e inúmeras outras. Com o JDownloader, isso tudo não será nenhum motivo de preocupação.

O programa captura links copiados para a área de transferência e coloca automaticamente na seção de “Captura de links” dele, mas também pode-se adicionar links manualmente, em Adicionar URL(s). Antes de baixar, ele verifica se o link do arquivo está funcionando e se é possível fazer o download dele. Se é aquele arquivo que você deseja baixar, basta apenas clicar em Baixar Todos e ele fará tudo automaticamente. Caso um servidor seja menos conhecido e o software não consiga reconhecer o código captcha dele, ele apenas pedirá que o usuário o digite em uma pequena janela pop-up. Assim, o processo continuará e ele fará o download normalmente.

Vídeo do YouTube processado no JDownloader.
Vídeo do YouTube processado no JDownloader.

O JDownloader também baixa vídeos do YouTube e Vimeo, em algumas resoluções. Ao colocar um link para um vídeo do YouTube ou Vimeo, ele automaticamente procura o vídeo em algumas resoluções e formatos diferentes, geralmente em FLV, MP4 e MP3 (apenas áudio).

Ele permite que você controle a velocidade de download e a velocidade de “pausa”. A velocidade de download é a velocidade para o download de arquivos normalmente, enquanto a de pausa é apenas uma redução no consumo de banda da sua conexão, para quando há alguma tarefa necessitando mais prioridade. O programa não pausa efetivamente o download exatamente para não perder a conexão com o servidor, evitando assim que as frescuras os limites dele se apliquem ao IP conectado no momento. Para isso, ele mantém um consumo baixo de banda. Esses limites podem ser modificados no canto inferior da janela, para o caso da velocidade de download. A velocidade em pausa pode ser modificada em Configurações > Download & Rede.

Como os servidores estão em constante mudança, tanto no visual quanto nos mecanismos burocráticos para fazer download, o JDownloader às vezes baixa atualizações automaticamente e pede para o usuário autorizar a instalação. Quando ele dar o aviso, basta apenas dar um OK e ele será reiniciado automaticamente após a instalação, que é bem rápida e “silenciosa”.

Download com possibilidade de pausa e continuação posterior.
Download com possibilidade de pausa e continuação posterior.

Alguns servidores – apesar de mencionarem o contrário – suportam downloads resumíveis, aqueles em que você pode pausar a transferência e retomá-la depois. Ele indica se o servidor suporta esse recursos com um pequeno ícone () na janela.

O JDownloader não se limita apenas ao download oriundo de servidores One-Click-Hosters (os burocráticos, para facilitar), ele também baixa arquivos de links comuns também, ou seja, ele reconhecerá qualquer link para um arquivo na web.

Se você tem alguma conta premium em algum servidor suportado pelo programa, há também a possibilidade de configurá-lo, para aproveitar as mordomias de ser um usuário premium. Basta ir na guia de configurações do programa e localizar a opção Servidores e Premium > Premium e adicionar suas informações de entrada lá.

Configurações de reconexão do software.
Configurações de reconexão do software.

Caso seja aplicado algum limite de espera devido a um erro no download ou para aguardar o início do próximo download, você pode fazer com que o JDownloader reconecte automaticamente a sua conexão com a internet, criando uma sequência de comandos (script) nas configurações para que o modem/roteador reinicie e altere o IP da sua conexão. Isso pode ser feito automaticamente, selecionando o modelo do seu aparelho, dando o usuário e a senha de acesso à interface de configuração dele e o IP de acesso a ele, que pode ser obtido automaticamente clicando em Identificar IP do Roteador ou então manualmente, “mostrando” ao programa o passo-a-passo para reiniciar a conexão. Isso pode ser feito clicando em Criar Script de Reconexão.

O JDownloader é um poderoso gerenciador de downloads. Nos testes feitos, ele se mostrou extremamente funcional e prático. Com ele, é possível até deixar arquivos baixando automaticamente, sem a necessidade de supervisão do usuário. Ele pode ser baixado aqui, possui versão portátil para pen-drives e afins e necessita do Java Runtime Environment instalado.

Tags: Downloads, Internet, Software

Você também vai gostar

Leia também!