Análises

TuneUp Utilities 2012, um canivete suíço de otimização do Windows

TuneUp 2012

O TuneUp Utilities 2012 saiu este mês e o Guia do PC agora tem um logotipo na caixinha do software. Nós estamos muito empolgados com esse lançamento e preparamos uma análise especial do canivete suíço da otimização mais popular do mudo da informática.

Como uma casa, os seus moradores geralmente produzem lixo, espalham coisas pelos lugares, desorganizam o local e abusam da estrutura. O TuneUp funciona como um organizador pessoal, limpando o “lixo”, “organizando as coisas” e fazendo “reparos” no computador que fazem ele trabalhar como se fosse novo.

Principais novidades

Na versão 2012, o TuneUp Utilities trouxe refinamentos gerais nas funções existentes além de duas principais novidades: o modo Economy, que desativa e otimiza funções para baixar o uso de energia dos componentes eletrônicos do computador (especialmente importante se a bateria do seu notebook/tablet estiver acabando) e o Program Deactivator que desativa alguns programas que rodam serviços em segundo plano e reativa-os depois quando o programa for executado, o que faz com que o computador rode como se fosse recém-formatado.

Um canivete suíço de melhorias

Com o TuneUp Utilities você pode limpar o registro, eliminar arquivos sem deixar rastros, personalizar o Windows, liberar o espaço em disco, apagar arquivos (ou salvá-los da lixeira mesmo após a exclusão), limpar entradas inválidas no registro e receber recomendações do software que a um clique aplica a sugestão, mas o usuário também pode escolher ignorá-la se assim desejar. A interface padrão é muito amigável e dividida em categorias de funções: Manutenção do sistema, Melhorar o desempenho, Corrigir problemas e Proteção do sistema.

Painel de controle do TuneUp Utilities 2012

O primeiro bloco (Manutenção do sistema) esta intimamente ligado a função de manutenção em um clique. Periodicamente ou num período programado pelo usuário a Manutenção em um clique vai analisar a situação do PC e verificar por arquivos desnecessários ocupado espaço no HD, entradas do registro com problemas e/ou desnecessárias, fragmentação do HD, atalhos sem caminho e serviços de boot sem uso. Depois de feita a análise, o usuário pode em um clique resolver todos os problemas encontrados sem o menor esforço, deixando o sistema mais limpo.

Manutenção em um clique em ação.

O segundo bloco (Melhorar o desempenho) ao ser executado pela primeira vez pede ao usuário para responder um formulário sobre o perfil do computador e adquire informações do Hardware. Cruzando essas informações, ele oferece recomendações para otimizar o desempenho geral do computador (efeitos visuais que podem ser desativados, recursos opcionais pesados, etc). Cabe ao usuário aceitar essas sugestões ou ignorá-las.

Sistema Otimizado com as recomendações do TuneUp

O terceiro bloco (corrigir problemas) é semelhante ao segundo. Ele procura por problemas gerais no Windows e no hardware e oferece ao usuário a opção de aceitar as sugestões dadas pelo TuneUp ou ignorá-las.

O quarto e ultimo bloco (Proteção do sistema) serve para desfazer alterações feitas pelo TuneUp, bem como restaurar pontos de restauração do Windows.

Modo Economy

Quer terminar de assistir um filme mas a bateria do notebook esta acabando? Precisa reduzir o consumo de energia do seu Desktop? Ative o modo economy e o TuneUp vai desativar e minimizar os usos de energia do seu computador a padrões mínimos que diminuirão o uso da bateria do notebook.

Configuração do Modo Economy

Program Deactivator

Muitos softwares instalados rodam serviços e executáveis em segundo plano, mesmo quanto não estão sendo executados e isso pesa (muito) no desempenho da máquina. O que o TuneUp Program Deactivator faz é desativar esses serviços e limpar o desempenho da máquina, reativando esses serviços quando o software for executado propriamente, tudo de forma inteligente.

Program Deactivator mostra um gráfico de barras mostrando o quanto foi otimizado

Nossa conclusão

Com uma interface descomplicada e funcionalidades que melhoram visivelmente a performance e estabilidade do Windows, o TuneUp Utilities 2012 é realmente um software que vale cada centavo. Além de permitir que o usuário extraia o máximo de desempenho do computador com apenas um clique, a nova versão também traz o recurso Economy, que garante um tempo adicional para terminar o trabalho no notebook antes de a bateria acabar.

Saindo pelo preço de R$79,00 a versão completa e R$55,00 a versão de atualização para quem tem uma versão anterior, você pode testar o programa (trial) por 15 dias e sentir sua maquina rodar muito mais suavemente depois de ser melhorada pelo TuneUp Utilities 2012, um programa todo em português e de ótimo custo benefício.

Promoção do Guia do PC

PresenteGostou de tudo o que dissemos do TuneUp Utilities 2012, mas está sem dinheiro para comprá-lo? Parabéns por ter chegado até o final desta análise: em parceria com a fabricante, o Guia do PC está com três licenças para sortear entre os leitores! Cada licença pode ser utilizada em até três PCs diferentes e você pode ganhar uma delas facilmente. Para participar, basta completar uma ou mais tarefas a seguir:

  • Assine a nossa newsletter, que traz notícias e dicas exclusivas do Guia do PC ao seu email todos os dias — se você é uma das 5.600 pessoas que já nos acompanha por email, está concorrendo automaticamente;
  • Siga o @guiadopc no Twitter e poste a mensagem “Eu quero ganhar uma licença do TuneUp Utilities 2012 para otimizar o desempenho do meu Windows, @guiadopc! http://kingo.to/TfB” (é necessário manter o link);
  • Na página da promoção do TuneUp Utilities no Facebook do Guia do PC, clique no botão “Quero participar”.

Quanto mais tarefas completar, mais chances terá de ganhar! Os três vencedores serão divulgados na sexta-feira, 18 de novembro, e serão contatados pela equipe do Guia do PC, que solicitará os dados de envio do felizardo.

Atualização: Os três ganhadores foram: Laercio (laercio.informatica@…), Theosmair Júnior e Sérgio Silva. Parabéns! :-D

Não serão considerados no sorteio os integrantes da equipe do Guia do PC, inclusive editores, redatores e moderadores, nem os leitores que:

  • No caso da newsletter, não tenham completado o cadastro clicando no link de confirmação do email automático;
  • No caso do Twitter, não tenham seguido o @guiadopc;
  • No caso do Facebook, não tenham curtido a nossa página.

Boa sorte!

Tags: Downloads, Hardware, Windows 7, Windows Vista, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!