Análises

Análise do HD externo Maxtor Black Armor

A cada dia que passa, a informação digital que um usuário de micro tem acesso cresce. São fotos, filmes, sites da Internet etc. É claro que existe muita coisa que não precisa ser armazenada mas, mesmo assim, a quantidade de dados ainda é elevada. A forma mais rápida para guardar esses dados de forma permanente ainda é o disco rígido, também chamado de HD (Hard Disk).

Hard Disk

Se o usuário tem um HD de grande capacidade com 500 GB ou mais talvez ainda não tenha se preocupado com a falta de capacidade de armazenamento. Mas quem tem HD de 80 GB ou menos tem que fazer “malabarismos” para poder guardar suas informações. É claro que isso depende também do uso que se dá ao PC. Quem faz edição de vídeo, por exemplo, pode achar 500 GB pouco, enquanto que, para um usuário “padrão”, HDs na faixa de 100/200 GB sejam suficientes.

A maioria dos micros permite a expansão do HD, seja por uma troca ou por acréscimo de uma nova unidade. Porém, esta é uma operação que necessita da abertura do micro e nem sempre o usuário tem conhecimento técnico (e coragem) para fazer isso.

Com o lançamento das portas de comunicação USB, que permitem a conexão de vários tipos de dispositivo com facilidade e velocidade, os fabricantes de HD perceberam o surgimento de uma nova oportunidade de vendas e criaram o HD “externo”, que pode ser ligado à uma porta tipo USB ou semelhante. Isto facilita muito a instalação de um novo HD pelo usuário leigo.

Um HD externo tem uma série de utilidades. Pode ser usados simplesmente como um novo disco ou ser usado como dispositivo de “backup”, por exemplo. Quando se faz “backup” de arquivos do micro, normalmente se utilizam dispositivos como CDs, DVDs, disquetes etc. para guardar as informações. Porém, se a quantidade de dados é muito grande, a utilização destes dispositivos faz com que o processo fique muito trabalhoso e demorado. Com um HD externo o processo é muito mais simples.

Maxtor BlackArmor

Recebi para testes o Maxtor Black Armor. Trata-se de um HD externo com uma série de características avançadas que o tornam um produto diferenciado e que ganhou o prêmio de melhor produto do CES 2008 (Consumer Electronics Show 2008) oferecido pela Laptop Magazine. Suas principais características são:

  • Tecnologia de encriptação do disco baseada em hardware – A encriptação é uma técnica que codifica os dados de forma que, para poder, decodificá-los é necessária uma senha. A senha do Black Armor é baseada em hardware, ou seja, virtualmente impossível de ser “hackeada”. Sem o uso da senha é impossível acessar os dados do Black Armor se o mesmo estiver bloqueado.
  • A remoção do cabo USB que liga o HD ao micro bloqueia automaticamente o disco como forma de proteção. É importante lembrar que um dos grandes problemas dos HDs externos é o roubo. Se o roubo do dispositivo em si já é um problema, pode ser que o roubo das informações dentro do HD seja um problema maior ainda. Como o Black Armor fica bloqueado ao removermos o cabo USB, pelo menos os dados não poderão ser acessados pelo ladrão.
  • Como tudo se baseia em uma senha simples, não é necessária a instalação de programas sofisticados de proteção e codificação de dados. Além disso todo o software necessário para o funcionamento do HD fica armazenado dentro do próprio HD para maior facilidade. Esse software é bastante simples e permite operações básicas como backup automático, apagamento do HD, sincronização etc.

Os requisitos necessários para instalação do Black Armor são:

  • Processador: pelo menos Pentium III 500Mhz (ou equivalente)
  • Sistema operacional: Windows Vista Home Basic, Home Premium, Ultimate, or Business or Windows XP Home, Professional, or Media Center Edition.
  • RAM: 256MB RAM ou mais.
  • 1 porta USB

Normalmente não faço comentários sobre requisitos necessários, mas no caso do Black Armor é importante destacar o fato de que ele “exige” Windows (XP ou Vista) instalado na máquina. Em tempos de crescimento de Linux e Mac, sinceramente, acho uma falha! Já vasculhei o site da Maxtor e realmente não existe software para outros sistemas operacionais.

Instalação

A instalação do Black Armor é muito simples. Ao ser conectado pela primeira vez ao PC o Black Armor pede que seja digitado um código que está numa etiqueta na parte de baixo do HD. Após a digitação correta do código devemos escolher uma senha para o Black Armor. O programa de instalação analisa a senha escolhida indicando se a mesma é “forte” ou “fraca”. Um senha “forte” deve possui letras maiúsculas misturadas com minúsculas, números símbolos etc. e ter, pelo menos, 10 caracteres.

Utilização

Depois de instalado é só usar o Black Armor como um HD comum, pois a partir do momento que ele é “desbloqueado” pela senha ele se comporta como tal. Durante o período que testei o produto, utilizei-o basicamente como dispositivo de backup e ele funcionou muito bem com velocidade compatível.

Como tudo depende da senha, vem a pergunta: e se eu esquecer a senha, como fica? Bem, infelizmente, se a senha for esquecida não há como recuperar os dados armazenados no HD. É por isso que o programa de instalação sugere a criação de uma “dica” para recuperação da senha. Se a senha não puder mais ser recuperada a única forma de utilizarmos o Black Armor é formatando-o novamente (com criação de nova senha). Aliás, essa operação não é tão simples de ser feita. Só no site da Maxtor é que encontrei instruções para realizá-la. Talvez seja de propósito para atrapalhar eventuais amigos do alheio!

Conclusão

A análise final do Black Armor é positiva. Se você precisa de um dispositivo de armazenamento seguro para seus dados é uma ótima escolha. A criptografia por hardware faz a diferença e facilita o uso. O único ponto negativo fica por conta da limitação de uso em micros com sistemas Windows. Mais informações sobre o Black Armor podem ser encontradas aqui. Espero que tenham gostado do artigo. Um grande abraço e até a próxima!

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!