Artigos

Solucionáticas, de 29 de outubro de 2010

Prezado Abel,

Como leitor fiel da sua coluna há muitos anos, venho aqui lhe pedir uma ajuda, pois acho que só você pode resolver meu problema. É o seguinte: acho que meu computador está morrendo. Digo isso porque há duas semanas, toda vez que o ligo o computador, logo após a tela da BIOS, aparece uma tela preta com os seguintes dizeres: “Intel UNDI, PXE – 2.1 (build 082 Copyright (c) 1997-2000 Intel Corporation. For Realtek RTL 811B/811C Gigabit Ethernet Controller v.2.13 (071227) Client Mac ADDR: 06 1C C0 48 AA F6 Guid: 632D5A00 -E59E-11DC-AEC1-000C6EFF7219 (nesse momento fica um tracinho rodando durante uns 10 segundos, até aparecer essa mensagem abaixo) PXE-E53: No boot filename received, PXE-MOF:Exiting PXE ROM, Reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key”. E nisso eu fico ligando e desligando umas 5 vezes, até que finalmente ele liga e aparece a tela de carregamento do Windows. Suspeito que seja o HD, pois ele já está bem velho (uns 3 anos). Agradeceria muito se você me respondesse, Abel. Ficaria mais fã ainda de você do que já sou. Rodrigo.

Caro Rodrigo,

Não parece ser nada sério. Pelo que você descreve, provavelmente, o programa de SETUP do BIOS deve ter perdido as configurações corretas e por isso está tentando executar o BOOT pela placa de rede. Como não consegue acaba partindo pelo HD depois de algum tempo. Faça o seguinte: entre no SETUP (normalmente pressionando a tecla DEL durante a partida). Depois carregue as configurações otimizadas padrão (load Optimized Defaults). Dentro de cada menu procure o item Lan BOOT (ou Network BOOT ou algo semelhante) e desabilite. Também procure por 1st BOOT device (ou similar) e coloque o HDD. Deve resolver. Um grande abraço!

Caro Abel,

Sou leitor assiduo de sua coluna  e sempre retiro de lá grandes dicas. Tenho uma duvida que gostaria de sua ajuda:  Adquiri um receiver Pioner 1120  que entres as muitas funcionalidades, disponibiliza a de poder sintonizar emissoras de radio que transmitem via internet. Ele vem com 20 memórias pré gravadas com emissoras alternativas. É possível substitui-las por outras, desde que se saiba a URL. O aparelho é conectado via ethernet em minha rede domestica e acessado via meu notebook. Fui ao site da Globo e da CBN, e também de outras emissoras do Brasil, entrei na pagina da emissora “ao vivo”, copiei a URL e colei na memoria do receiver. Ele fica buscando a conexão e apos alguns segundos emite a mensagem dizendo que não foi possível a conexão. Isto aconteceu com todas.  Fiquei pensando o seguinte: quando entro na pagina destas emissoras, estou abrindo uma html que deve conter “escondido” um link que seria a url autêntica da emissora. Será isso? E se for, como faço para saber a URL verdadeira da transmissão? Desde já agradeço e parabenizo pela coluna. Paulo Pereira.

Paulo,

É isso mesmo: você precisa saber a URL “real” da estação para poder carregar o áudio. Alguns programas como o KMplayer, Media Player Classic, etc. permite descobrir o link de onde o áudio “online” está sendo transmitido. Além disso, as rádios também costumam fornecer estes links através da página de ajuda. Eu encontrei essas referências no site da CBN: http://cbn.globoradio.globo.com/ajuda/cbnAoVivo.htm. Espero que a dica ajude. Um grande abraço!

Caro Abel,

Já fui seu aluno, quando você ainda tinha o curso. Agradeceria muito sua ajuda. Sempre usei o Outlook Express, mas infelizmente o Windows 7 não disponibiliza mais esse aplicativo. Tem algum outro aplicativo que substitua o OE e faça exatamente o que ele fazia? Obrigado pela ajuda e não preciso dizer da minha admiração pelo seu profundo conhecimento de informática. Américo Puppin.

Américo,

A Microsoft substituiu o Outlook Express pelo Windows Live Mail. Pode baixar na rede. É gratuito e muito parecido com o OE, ou seja, você não vai ter que reaprender a usar nada. Outra opção é usar o Mozilla Thunderbird, que é um pouco diferente do Outlook Express, mas também é simples de usar. Grande abraço!

Tags: Hardware, Microsoft, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!