Cursos

Curso Lógica de Programação – #01 Introdução

logica-de-programação

Olá, tudo bem com você? Espero sinceramente que sim e que, mais ainda, você esteja animado e disposto para começar o nosso curso de Lógica de Programação, conforme foi publicado ontem aqui mesmo no Guia do PC. Bom, acho que primeiro devo me apresentar, não é mesmo? Meu nome é Deles, Pedro Deles (com o “e” aberto) e sou de Itapajé – CE. Moro atualmente em Acaraú, também no Ceará e leciono na Escola Profissional Marta Giffoni, aqui mesmo na cidade. Também sou Gerente de TI do grupo Atitude Empreendimentos, de Itapajé. Eita que profissão boa!

Bem, meu começo no sacerdócio da programação foi crítico, pensa numa dificuldade para aprender os conceitos básicos, sim, esses que vou passar para você! LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, não sabia bem o que ela comia, do que era feito e como eu sobreviveria com este conhecimento. Peguei os conceitos básicos e fui tirando dúvida a dúvida com meu mestre na área, Thales Mesquita. Ainda hoje, quando a dúvida aparece, recorro a ferramenta! Então, se você enfrenta dificuldades no aprendizado da Lógica de Programação, esse curso é ideal! As dúvidas que eu puder tirar, estarei sempre à disposição. Basta perguntar nos comentários que ou eu ou outro membro qualificado da equipe responderá. As que eu não puder, buscaremos juntos a melhor solução! Afinal, estamos sempre aprendendo, não é mesmo?

Também aprendi com um dos meus mestres na vida, guru para os mais variados temas, Jonab Fernandes, que digitador de código tem aos montes e que o que eu precisava aprender mesmo era a pensar, a transformar meus sistemas em conteúdos úteis para o usuário final, algo que irá otimizar a rotina no ambiente de trabalho, verdadeiras ferramentas de gestão. Ser bom programador é razoavelmente fácil, ser desenvolvedor de soluções práticas e otimizadas, aí sim, é outra história. Exige dedicação, muito estudo e muitos bugs a serem caçados. Bem, mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

logica-de-programação

O que é a Lógica de Programação?

Lógica de Programação (LP) é a base para todas as outras linguagens computacionais. A LP está em tudo que envolve software, não há como desenvolver sem ela! O ser humano, desde sua infância, é um indivíduo lógico por natureza. Ouça as crianças conjugando o verbo “poder”. Elas dizem “eu podo”, porque ouvem de suas mães “não pode”. Então, o mais lógico para elas seria conjugar o verbo como “eu podo” e não como “eu posso”, que é o correto. Lógica é algo que já está na gente, mas não é algo muito fácil de se assimilar. Se serve de consolo, não chega a ser algo epicamente difícil também.

Analise as sentenças abaixo:

1 – O Time A ganhou do Time B;
2 – O Time A não perdeu do Time B.

São sentenças logicamente iguais? Se olhar com muito carinho, como se olhasse para um iPhone 5 ou Galaxy S4, perceberá que a sentença dois abre a margem para o empate. Consequentemente, são logicamente diferentes. Se você sacou isso logo de cara, parabéns! Sua lógica está bem aguçada. Se achou que elas eram iguais, não se preocupe. A maioria cai nessa pegadinha.

Vivenciamos lógica em todos os lugares. Veja, se tentar comprar um kinderovo por R$ 600, mas você só tenho R$ 500, é lógico que não conseguirá comprar o precioso. Se eu pintar meu cabelo de azul, é lógico que ficarei afrodisiacamente exótico, ou ridículo!

Mas como isso me ajudará a aprender a programar?

Certo, ótima pergunta! Entender a Lógica de Programação vai lhe ajudar a escrever bons algoritmos. Algoritmos, são como receitas. É o passo a passo que o programa usará para fazer aquilo que você queira. Numa receita convencional, de um bolo, por exemplo, você deve seguir exatamente os passos ali descritos: separar os ingredientes, misturá-los numa ordem específica, atentar para a quantidade de cada um, etc. Com os programas ocorre a mesma coisa.

Quando você escreve um algoritmo, você está literalmente descrevendo os passos e as ações que o programa deverá fazer. E isso muitas vezes exige níveis diferentes de detalhamento dos passos. Imagine que você escreverá um algoritmo para você desligar o computador, se levantar da cadeira e sair do quarto. Imagine o passo a passo

  1. Salvo todos os trabalhos em aberto;
  2. Fecho todos os programas em execução;
  3. Desligo o sistema operacional;
  4. Espero o computador desligar totalmente;
  5. Afasto um pouco a cadeira da mesa do computador;
  6. Me apoio nos braços da cadeira e faço uma pequena quantidade de força para me erguer da mesma;
  7. Fico em pé;
  8. Me viro e dou uma quantidade X de passos para sair do quarto.

Este é, bem grosseiramente falando, um algoritmo. Para montá-lo, usamos a lógica e a língua portuguesa. Futuramente, você precisará usar a lógica e alguma outra linguagem de programação. Neste curso, aprenderemos exatamente isso. Mas usando componentes um pouco mais complexos, como variáveis, constantes, lógica orientada e estruturada a objetos, estruturas de condição e repetição, veremos um pouco de banco de dados também e muitos outros assuntos e conceitos que lhe deixarão craque na Lógica de Programação.

Finalizando

Esta foi apenas a nossa aula introdutória. Não fique desapontado se nós ainda não vimos nenhum conceito ou começamos a programar. Já na próxima aula aprenderemos sobre os tipos de variáveis e constantes e é aí que a nossa viagem começará. Enquanto isso, espero que tenha entendi bem o conceito de Lógica de Programação, para quê ela serve e como é usada dentro dos sistemas computacionais. Apenas relembrando: Quer aprender a criar sites legais? Sistemas para celulares e tablets? Sistemas desktop? Ótimo! Saiba que todo mundo que hoje é programador teve que começar exatamente por um curso como este! Então, seja muito bem vindo e até segunda que vem!

Deixe nos comentários a sua opinião sobre esta aula e se você já tiver alguma dúvida, não guarde pra você. Pode perguntar. Ah! E espalhe para seus amigos e qualquer outra pessoa que possa se interessar. :)

Tags: Cursos, Lógica de Programação

Você também vai gostar

Leia também!