Dicas e tutoriais

Seja notificado quando ligar o Caps Lock (e outras teclas) com o CaPNotifier

Os teclados atuais (pelo menos a maioria deles) possuem leds que indicam o funcionamento das teclas Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock. Os teclados sem fio possuem leds no receptor ou no próprio teclado. E alguns outros teclados – principalmente os de notebooks – não tem nem um, nem outro.

Ainda pensando nos notebooks, as fabricantes tentam cobrir esse problema com softwares pré-instalados no sistema operacional que indicam na tela quais teclas estão em funcionamento ou não.

Alguns outros teclados, como determinados modelos da Microsoft, vem com um identificador, mesmo que o conjunto possua os leds de indicação. Como no meu caso:

Tenho leds mas também sou notificado quando ligo o Caps Lock.
Tenho leds mas também sou notificado quando ligo o Caps Lock.

Porém, se você não tem nem um teclado com leds ou o driver dele não veio com o notificador, o CaPNotifier fará o trabalho deles pra você. Ele é um programinha que notifica na área de notificação do Windows quando as teclas são pressionadas, ou quando estão ligadas, evitando que você eSCREVA ASSIM sem querer.

CaPNotifier.
CaPNotifier.
CaPNotifier em funcionamento.
CaPNotifier em funcionamento.

O programa, que pesa aproximadamente 300 KB, pode ser iniciado com o Windows e também pode ser personalizado de acordo com a necessidade do usuário. Na janela principal, ele permite que você selecione quais teclas devem ser pressionadas para que o aplicativo notifique com um balão no canto inferior direito. Clicando em Show current state of Caps Lock and Num Lock, ele abrirá duas pop-ups dizendo se as tais teclas estão ativadas ou não. O CaPNotifier também pode notificar (não sei pra que, sinceramente), o pressionamento das teclas Ctrl, Shift e Alt, basta marcar as caixas de seleção correspondentes.

O CaPNotifier pode ser baixado por aqui. | [Eight Twenty Design via Lifehacker]

Tags: Downloads, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!