Dicas e tutoriais

Dica: Gerencie suas senhas com o Secure Passwords

Não é novidade para ninguém que é essencial tomar algumas medidas de segurança enquanto se navega pela internet, visita suas redes sociais e faz tudo aquilo que você costuma fazer. E uma das principais medidas é usar senhas que, ao mesmo tempo, sejam difíceis de se adivinhar, mas fáceis para você — e só você — se lembrar. Mas a gente sabe que essa tarefa, na maioria das vezes, é bem complicada. Aqui no Guia do PC mesmo já ensinamos a ter senhas seguras usando alguns programas e métodos. Como estes abaixo:

Ainda ensinamos um jeitinho… diferente de fazer senhas, caso você queira. =P

Com tudo isso, não seria legal se você tivesse um jeito seguro de gerenciar as suas senhas sem que elas estejam guardadas em algum lugar (a não ser na sua mente) ou em algum programa? E que mesmo assim, elas fossem difíceis de serem adivinhadas? Se você gostou da ideia, vale a pena conhecer o Secure Passwords.

Secure Password
Basicamente, o Secure Passwords é só isso.

O serviço funciona de um jeito bem diferente de qualquer outro ao qual você esteja acostumado: de início, ele pede o seu nome de usuário, o site onde você o usa (como Twitter ou Facebook), o número de letras da sua futura senha e uma frase secreta qualquer. Clique em “Show Password“, e… pronto, ele cria uma senha para você usar neste site. A senha gerada é uma daquelas impossíveis de se memorizar, mas fazer isso não é necessário: sempre que precisar da senha, basta apenas voltar ao site e inserir os mesmos dados, que ele deve gerar a mesma senha. E se precisar criar uma senha para outro site/serviço/rede social, é só trocar o nome no campo “Domain Name“, que o Secure Passwords mostrará uma senha completamente diferente.

Um serviço como o Secure Passwords pode gerar uma certa desconfiança à primeira vista no que diz respeito à segurança, mas vamos esclarecer algumas coisas: a sua senha, mesmo sendo gerada usando dados que todo mundo conhece  como login e o nome do site – também necessita da sua frase secreta para ser criada, portanto, ninguém vai adivinhar a sua senha. Além disso, outra coisa que vale destacar é que os seus dados não são enviados pela internet para gerar as senhas: o que acontece é que, no seu navegador, os dados passam por um sistema de criptografia (o bcrypt) e se tornam na senha que você vai usar nos seus serviços.

Secure Passwords
Eu duvido que você consiga memorizar essa senha.

Precisa da senha enquanto está no celular ou no tablet? Não se preocupe, é só abrir o site normalmente, já que o Secure Passwords também é compatível com dispositivos móveis, necessitando apenas que o navegador do aparelho esteja com o JavaScript ativado.

E outra coisa bem legal é que o Secure Passwords está disponível para download! Com isso, é possível guardá-lo no seu pendrive ou também em um dos serviços que sincronizam arquivos na nuvem, como o Dropbox ou o SkyDrive. E a versão baixada funciona sem a necessidade de conexão à internet, o que pode garantir a você que os seus dados pessoais não são enviados a lugar nenhum enquanto você usa o serviço.

Então, se você já aprendeu que senhas indecoráveis são um bom jeito de proteger as suas contas online, mas também quer ter um jeito fácil e muito seguro de tê-las sempre disponíveis, deve ter percebido como o Secure Passwords pode ser um excelente aliado à sua segurança. Então, clique no link abaixo e faça uma visita ao serviço, atualizando suas senhas e fiacndo um pouco mais protegido neste mundo cruel da internet:

| Acesse o Secure Passwords

Esta foi a nossa coluna Dicas desta semana. Espero que você tenha gostado, afinal, manter a segurança das suas contas espalhadas por toda a internet nunca é demais, não é mesmo? Não é tão prático quanto apenas chegar na tela de login e digitar sua senha, mas com certeza é mais seguro. Assim, se você não faz uso de nenhum mecanismo de segurança para fortalecer suas senhas, espero que pase a usar o Secure Passwords. Veja outras dicas que nós já publicamos por aqui:

Tags: Destaques, Dicas, Internet, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!