Dicas e tutoriais

O que é o Google Maps Lite? Será que devo usá-lo?

Se você tem percebido que o Google Maps está sendo executado de forma lenta ou está apresentando travamentos, o Google Maps Lite existe para você! Essa versão do Google Maps foi desenvolvida para ser rodada de forma mais lisa em computadores ou dispositivos com menor poder de processamento.

Como alterar para o Google Maps Lite?

Assim que você acessar o Google Maps você verá um botão (na verdade um raio) no canto inferior direito. Clicando nele, você altera para a versão Lite.

google-maps-lite2Se por algum motivo você não está conseguindo ver o botão, ou ele não está disponível para você, ainda assim é possível ter acesso ao Google Maps Lite. Para isso acesse este link: https://www.google.com/maps/?force=lite. Isso vai levá-lo automaticamente para a versão Lite do Google Maps em uma nova janela do seu navegador. Para verificar se você está realmente acessando a versão Lite, basta você clicar no ícone ao lado do campo de pesquisa no canto superior esquerdo e depois olhar para a parte de baixo da guia que apareceu.

google-maps-lite3

Depois de alterado, o Google irá desativar automaticamente várias características que os usuários têm relatado está causando lentidão em seus computadores ou dispositivos móveis. Um exemplo são os edifícios em 3D que consomem um pouco mais de memória e que ficam desativados na versão Lite.

Aqui está uma imagem do Google Maps Lite

google-maps-lite4Agora o mesmo local mas na versão padrão do Google Maps:

google-maps-lite5É possível notar que existe mais recursos disponíveis na versão regular do Google Maps.

Um Google Maps completo e disponível para todos

Felizmente a Google possui alguns dos melhores engenheiros de software do mundo que com certeza trabalham para otimizar a utilização completa dos recursos do Google Maps em qualquer máquina. Até lá, se o seu computador, tablet ou smartphone apresentar lentidão ao acessar o Google Maps, você já sabe que pode utilizar a versão Lite do serviço!

Você também vai gostar

Leia também!