Começa amanhã, dia 10 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a 35ª edição do Febraban Tech, o maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro no Brasil. Com o tema “A aceleração do setor financeiro na era da inteligência”, o congresso vai até o dia 12 de junho e reunirá mais de 500 especialistas em 10 auditórios, com mais de 200 painéis, incluindo transmissões ao vivo para todo o país.
A abertura oficial acontece às 10h, com a participação de Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Conselho Diretor da Febraban, e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que sobe ao palco às 10h15. Às 10h30, o tradicional painel com os presidentes dos maiores bancos do país debate o futuro do setor bancário, com moderação de Isaac Sidney e João Borges, da Febraban. Participam do painel os CEOs do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander e BTG Pactual.
Palestrantes de destaque e temas em alta
A edição deste ano conta com nomes internacionais de peso. Entre eles, o economista e prêmio Nobel Paul Romer, que fala no dia 12 sobre inovação e crescimento na era da inteligência, e Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO da MIT Technology Review, que participa no dia 11 do painel “Tendências da tecnologia que impactam o mundo”.
Outro destaque é Sandy Carter, COO da Unstoppable Domains e ex-executiva da AWS e IBM, que abre o painel sobre inteligência artificial no dia 10, às 12h, com reflexões sobre inovação ética, uso de dados e IA generativa.
O encerramento será feito por Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, no dia 12, na Arena Fintech. Já Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil, participa no dia 10 do painel sobre hiperpersonalização bancária, ao lado de executivos do Bradesco, Itaú e Citi.
Lançamentos e pesquisas inéditas
No segundo dia (11), às 14h30, será apresentada a segunda parte da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025, em parceria com a Deloitte. O levantamento trará dados atualizados sobre o comportamento dos clientes nos canais digitais e físicos, além de informações sobre Pix, Open Finance, contas e seguros.
A primeira parte da pesquisa, divulgada em abril, já havia revelado que os bancos aumentaram seus investimentos em tecnologia em 58,4% nos últimos cinco anos.
Painéis transmitidos ao vivo
Todos os painéis do Auditório Febraban e de outros auditórios temáticos terão transmissão online gratuita, permitindo que jornalistas e profissionais acompanhem os debates à distância. Entre os temas discutidos estão:
-
Inteligência artificial e o impacto no ambiente de trabalho
-
Biometrias avançadas e autenticação digital
-
GenAI e as novas funções dos CIOs
-
Open Finance e o futuro dos pagamentos
-
Banking as a Service (BaaS)
-
5G, 6G e a integração entre o real e o virtual
-
Cibersegurança e o desafio da resiliência digital
Expansão do conteúdo e estrutura inédita
Após bater recorde de público com 55 mil visitas em 2024, o evento deste ano expande ainda mais sua estrutura de conteúdo, com 12 trilhas temáticas que abordam desde bancos verdes e finanças sustentáveis, até governança, dados, IA, nuvem híbrida, privacidade, IoT, ativos digitais e ESG.
Uma das novidades é o Auditório Febraban em formato rotativo, com um palco central giratório para keynotes especiais, que se transforma em quatro auditórios independentes em outros momentos, ampliando o número de sessões simultâneas.
O evento também terá espaços dedicados a Cases, Inovação & Novos Negócios, Imersão, Arena Fintech e Workshops, reunindo bancos, fintechs, empresas de tecnologia, startups e especialistas para debater os rumos da inovação no sistema financeiro brasileiro.