Notícias

IDF 2007 – Segundo dia

Revelações da Intel no 2º dia do Intel Developer Forum em San Francisco

logointel

20 de setembro de 2007 – A Intel Corporation está realizando o seu Intel Developer Forum em San Francisco entre os dias 18 e 20 de setembro. A A seguir, estão os resumos dos discursos de cada executivo e as principais notícias divulgadas durante o segundo dia de conferência.

David Perlmutter ( Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do Grupo de Mobilidade da Intel) – “Derrubando Barreiras Rumo à Mobilidade”

Descrevendo as últimas tendências da computação móvel, David (Dadi) Perlmutter destacou as próximas plataformas da Intel para notebooks que oferecem os atributos de desempenho, duração de bateria, tamanhos reduzidos e comunicações sem fio para a mobilidade, e também como esses atributos podem ser ampliados para novos tipos de dispositivos e modelos de uso. Ele também discutiu o futuro da conectividade sem fio, incluindo WiMAX móvel.

Atualização da tecnologia Santa Rosa – Em janeiro de 2008 a Intel lançará uma atualização da tecnologia Santa Rosa (sucessora da tecnologia Centrino). Esta atualização inclui a próxima geração do processador móvel de 45nm high-k (codinome Penryn) e melhores capacidades gráficas. Com o processador móvel Penryn, os notebooks baseados na nova tecnologia Santa Rosa contarão com melhorias no desempenho e na duração da bateria. As melhorias nos gráficos do Santa Rosa priorizam o oferecimento de tecnologias gráficas avançadas para uma melhor experiência visual, especialmente com aplicações baseadas no DirectX 10. Os notebooks baseados na atualização do Santa Rosa contarão com a família de chipset Móvel Intel® 965 Express, com a conexão de rede Intel Next-Gen Wireless-N, com a conexão de rede Intel® 82566MM e 82566MC Gigabit e com a memória Intel® Turbo (opcional).

Plano para futuros Produtos móveis para notebooks – Perlmutter demonstrou a próxima geração da tecnologia móvel, codinome Montevina, que a Intel pretende colocar no mercado em meados de 2008 (sucessora da tecnologia Santa Rosa). A Montevina contará com o novo processador móvel Penryn de 45nm high-k da Intel e com a próxima geração de chipset com suporte para a memória DDR3. Essa será a primeira tecnologia móvel da Intel a oferecer a opção das tecnologias wireless Wi-Fi e WiMAX integradas, para um melhor acesso de banda larga sem fio. A Montevina também contará com suporte para HD-DVD/Blu-ray para a próxima geração de funções de gerenciamento de dados e segurança para o mercado empresarial. Com componentes aproximadamente 40% menores, a tecnologia Montevina será ideal para uma ampla gama de design de notebooks, desde os menores até os maiores e mais completos.

Wi-Fi – 802.11n/Cisco – Como anunciado no dia 4 de setembro, a Cisco e a Intel estão trabalhando juntas em testes de interoperabilidade da especificação 802.11n draft 2.0, para ajudar a assegurar desempenho e compatibilidade confiáveis entre os notebooks baseados na tecnologia Intel Centrino (e derivadas) e as redes sem fio da Cisco.

WiMAX para notebooks em 2008 – Perlmutter destacou tanto a qualidade das redes WiMAX, como o significativo ecossistema instalado para o suporte aos padrões sem fio, incluindo testes de interoperabilidade e conformidade. Ele demonstrou inúmeras implementações móveis, todas ilustrando os benefícios da “verdadeira conectividade móvel”, utilizando o Echo Peak da Intel, o primeiro módulo Wi-Fi/WiMAX integrado da indústria, que será oferecido como um opcional nos notebooks baseados na próxima geração derivada da tecnologia Centrino (Montevina) em 2008. O Echo Peak incorpora a avançada tecnologia de antena MIMO, para maiores taxas de transferência – melhorando as experiências de banda larga dos usuários em casa, no trabalho e em viagens. A integração das tecnologias Wi-Fi e WiMAX na plataforma não apenas libera um valioso espaço nos notebooks para outros usos, mas também ajuda a oferecer uma solução de ótimo custo-benefício, com taxas mais altas para a conexão de dispositivos e maior economia. Inúmeros OEMs, incluindo Acer, Asus, Lenovo, Panasonic e Toshiba já declararam a intenção de incluir a WiMAX nos notebooks baseados na próxima geração da tecnologia de processador Centrino em 2008.

Entretenimento Poderoso – Como ficou claro no discurso de Perlmutter, a nova tecnologia de processador Intel Centrino oferece entretenimento robusto e de alta definição. Ele demonstrou as capacidades multimídia das atuais plataformas baseadas no Centrino ao reproduzir uma transmissão sem fio de conteúdo de alta definição. Ele também forneceu uma pequena amostra do poderio de entretenimento dos sistemas baseados em tecnologia Intel Centrino (Santa Rosa) e equipados com o Penryn, com a renderização e a codificação de vídeo.

Anand Chandrasekher (Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do Grupo de Ultra Mobilidade da Intel Corporation) – “Melhorando a Experiência na Internet”

Anand Chandrasekher debateu a crescente necessidade dos usuários móveis por comunicação, entretenimento, informações e produtividade durante viagens. Chandrasekher delineou a estratégia da Intel para oferecer todos os benefícios da Internet para os usuários móveis com a utilização das plataformas de Arquitetura Intel (AI) de baixo consumo, que reduzem drasticamente o consumo da CPU e do chipset. Ele também demonstrou o crescente interesse no ecossistema com inúmeros anúncios e demonstrações durante seu discurso.

As plataformas “Menlow” da Intel oferecerão todos os benefícios da Internet em 2008 – Chandrasekher debateu sobre a próxima plataforma Menlow da Intel, programada para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2008, que conta com um processador projetado a partir do zero, codinome Silverthorne, baseado na microarquitetura de 45nm High-k de baixo consumo e em um novo chipset, codinome Poulsbo, baseado no design em um único chip. Ele destacou que a plataforma Menlow oferecerá ótimo desempenho com baixo consumo e que caberá em uma placa mãe com dimensões de 74mm x 143mm, o que permite uma experiência completa na Internet com tamanho pequeno e custo baixo. Chandrasekher demonstrou como o Silverthorne reduz o consumo em 10 vezes, se comparado aos atuais processadores de baixo consumo. Ele também discutiu sobre a padronização das opções de comunicações como Wi-Fi, 3G e WiMAX para MIDs (Mobile Internet Devices) e UMPCs (Ultra Mobile PCs).

A plataforma “Moorestown” reduzirá em 10 vezes o consumo – Chandrasekher forneceu um pequeno resumo sobre a plataforma Moorestown, que consiste num design tipo “system on chip” (SOC) e com parte de comunicações integrada. O SOC integra CPU, gráficos, vídeo e controlador de memória em um único chip, oferecendo os benefícios do processo de 45nm. A parte de Comunicações oferece capacidades I/O para o armazenamento e as funções sem fio. Toda a arquitetura permite a operação com um consumo muito baixo. Chandrasekher anunciou que o consumo da plataforma em estado inativo para um MID baseado no Moorestown será 10 vezes menor, em comparação às plataformas baseadas no Menlow.

A Intel Anuncia A Aliança Para Dispositivos Móveis para a Internet (MID) – A Intel anunciou a formação da aliança para a inovação dos MIDs (Mobile Internet Devices) durante o IDF de Beijing em abril, juntamente com os principais fabricantes de sistemas da indústria, incluindo Asus, BenQ, Compal, Elektrobit, HTC, Inventec e Quanta. Chandrasekher anunciou que essas companhias fizeram um progresso significativo ao longo dos últimos 6 meses nas plataformas baseadas no Menlow da Intel e que deverão lançar as plataformas ao mercado no final do primeiro semestre de 2008. Ele demonstrou protótipos em funcionamento durante seu discurso para comprovar esse progresso.

A Intel anuncia colaboradores estratégicos para as categorias MID e UMPC – Sinalizando o crescente interesse da indústria, Chandrasekher anunciou que mais de 15 líderes da indústria que se uniram à visão da Intel para a “Internet de Bolso” Completa e estão investindo nas categorias UMPC e MID, devendo lançar produtos em um futuro próximo. Essas companhias incluem fabricantes de sistemas como Aigo, Clarion, Fujitsu, Harman-Becker, Hitachi, Lenovo, LG Electronics, NEC, Panasonic, Samsung e Toshiba, além de provedores de serviços como Clearwire, KDDI, Korea Telecom, NTT DoCoMoe Sprint.

Shuttleworth demonstra lançamento “alfa” do Ubuntu em um MID baseado no Menlow – Chandrasekher convidou Mark Shuttleworth, fundador e CEO da Canonical, ao palco para discutir a entrada da companhia no segmento MID. Shuttleworth descreveu a flexibilidade do Sistema Ubuntu e os passos que a Canonical está dando para oferecer um sistema operacional confiável, leve e de respostas rápidas para essa categoria. Ele também comentou como a companhia está planejando oferecer interface, aplicações e conteúdo especiais para fornecer uma experiência diferenciada para seus clientes e demonstrou o lançamento pré-alfa do Ubuntu para plataformas MID baseadas no Menlow da Intel.

Primeira demonstração mundial da aplicação Adobe Air em uma plataforma baseada no Menlow da Intel – Chandrasekher contou com a participação de Al Ramadan, vice-presidente sênior da Unidade de Soluções Empresariais para Dispositivos Móveis da Adobe, no palco. Ramadan descreveu o Adobe Air um programa para diversos sistemas operacionais que ampliará o alcance das melhores aplicações online e discutiu como a combinação de MIDs com as aplicações Adobe Air oferecerão novas experiências para os usuários. Ramadan também demonstrou o Adobe Media Player (AMP), uma aplicação do Adobe Air, e demonstrou o AMP reproduzindo conteúdo de qualidade para o entretenimento nos novos dispositivos MID. Além disso, Ramadan enfatizou que no futuro o Adobe Air oferecerá suporte para plataformas baseadas em Windows e Linux.

Isso termina o resumo do que aconteceu no segundo dia. Amanhã tem mais!

Fonte: Intel

Você também vai gostar

Leia também!