Notícias

Microsoft trava o XP SP3 para chipsets AMD

Recentemente, um problema grave no uso do Service Pack 3 do Windows XP tem causado muita dor de cabeça em usuários que utilizam processadores/chipsets da AMD. O problema causa uma “reinicialização infinita“.

Para amenizar os “estragos” – por assim dizer – causados pelo Service Pack 3 em plataformas da AMD, a Microsoft irá instalar filtros no Windows Update – assistente para atualizações do Windows – para evitar que máquinas com chipsets da AMD sofram o grave problema baixando a última grande atualização para o sistema operacional.

Segundo usuários, muitas fabricantes erram ao utilizar uma imagem de disco para PCs que seja direcionada à chipsets da Intel, quando, na verdade, as máquinas usam componentes da rival AMD. Apesar disso, a Microsoft, que também vem lutando contra o problema, anunciou que realmente tenta prevenir isso desde 2004.

Na semana passada, a fabricante HP confirmou o dito problema em alguns de seus produtos, afrimando que em breve lançaria um pacote de correção. Até lá, a Microsoft não irá permitir que PCs com chips AMD, em especial os fabricados pela HP, recebam o SP3 pelo Windows Update.

“Estamos planejando adicionar filtros para impedir que o Windows Update ofereça o SP3 para sistemas afetados”, afirma o post. Já é a segunda vez no mês que a Microsoft teve que barrar o download da última grande atualização do sistema para alguns usuários.

Logo no começo de maio, a Microsoft adicionou filtros no Windows Update para impedir que máquinas rodando o software Microsoft Dynamics Retail Management System consigam baixar o SP3, o que poderia destruir os dados gerados pelo programa.

O problema grave com os chips AMD apareceu justo quando a Microsoft divulgava atualizações que permitiam o uso normal do SP3 em softwares para varejo, como o Microsoft Dynamics Retail. Irônico?

Para aqueles que desejam se livrar do problema sem ter que depender das correções da HP ou da Microsoft, podem apelar pra ferramenta gratuita, disponível no Windows Update, desenvolvida por Jesper Johansson, ex-diretor da Microsoft, para corrigir os erros do SP3 em plataformas AMD.

Fonte: Computerworld

Tags: Hardware, Microsoft, Windows, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!