Notícias

Em setembro, Chrome chegou ainda mais perto do Firefox em participação de mercado

Marketshare de navegadores em agosto de 2011.

Algo está prestes a mudar no mundo dos navegadores. O Firefox está muito próximo de perder a sua segunda colocação para o Chrome. E o incrível: isso pode acontecer ainda este ano!

O mês de setembro acabou e, como diz o grande narrador Sílvio Luiz, pode beijar a viúva e fechar o caixão, que o Chrome vai passar o Firefox em (muito) pouco tempo.

Marketshare de navegadores em agosto de 2011.
Marketshare de navegadores em agosto de 2011.

Segundo o gráfico da StatCounter, o Firefox está com 26,8% de participação, enquanto o Chrome, com 23,6%, mas em dezembro isso pode mudar. Se o crescimento do Chrome e a queda do Firefox continuarem constantes, o navegador da Mozilla vai ter 25,3% no final de 2011 contra 26,6% do navegador do Google.

Enquanto isso, o Internet Explorer continua na frente, porém, em queda constante. Eu suponho que esse será outro navegador que será passado para trás num futuro não muito distante. Só de setembro de 2010 para setembro de 2011, o navegador da Microsoft perdeu quase 10 pontos percentuais (quase 20%) de participação.

Marketshare dos navegadores no Brasil - agosto de 2011.
Marketshare dos navegadores no Brasil - agosto de 2011.

No Brasil, o Chrome ultrapassou o Firefox há um bom tempo. Em maio já era possível ver o Google na frente da Mozilla. E isso se mantém. Em agosto, o ranking fechou com 43% para o Internet Explorer, 31,5% para o Chrome e 24,2% para o Firefox.

Tags: Google, Internet, Microsoft, Mozilla, Software

Você também vai gostar

Leia também!