Notícias

Microsoft vai proibir inicialização direto para o desktop no Windows 8

Quem achou desagradável operar com mouse os bonitos ladrilhos da tela Iniciar do Windows 8, pode ter uma surpresa nada boa. A Microsoft irá proibir inicialização do Windows 8 direto para a tela de desktop. De acordo com informações ainda não confirmadas pela Microsoft, a tela inicial em mosaico deverá ser obrigatória, não havendo opção de mudança.

A afirmação foi possível após o vazamento da versão RTM (Release-To-Manufacturing) do Windows 8. Diferentemente das builds de testes, na qual era possível mudar as configurações para o sistema ser inicializado diretamente para o desktop, a versão de lançamento para fabricantes a opção foi bloqueada.

Já há discussão pela internet sobre a possibilidade de mudança até o lançamento, mas alguns acreditam que realmente não deve haver modificações.

Windows 8 / Imagem: Wikipedia
Os mosaicos serão obrigatoriamente a primeira tela assim que ligar o computador

Não se sabe oficialmente qual o objetivo da decisão, que modificará de maneira significativa a usabilidade dos usuários domésticos e principalmente dos corporativos, mas acredita-se que a empresa de Redmond esteja optando por uma experiência mais homogênea, garantindo que diversos dispositivos irão funcionar sem grandes curvas de aprendizado.

No entanto, caso a Microsoft opte por esta brusca mudança na usabilidade até para versões corporativas do Windows, a empresa pode receber uma sonora vaia do mercado. Em consulta, o site TechRepublic perguntou a funcionários de empresas sobre a possibilidade de atualizar seu atual sistema e trocá-lo pelo Windows 8. O resultado da pesquisa deu “não” como resultado predominante.

No final do mês passado Gabe Newell, da Valve, afirmou que o Windows 8 é uma catástrofe para PCs. O motivo seria a mudança na usabilidade, agora voltada para telas sensíveis ao toque. Antes mesmo de Newell, a Gartner já havia resumido o Windows 8 em uma só palavra: ruim.

Diante de uma provável impossibilidade de iniciar o Windows 8 direto no desktop, você acha que a notícia o afasta do novo sistema da Microsoft?

Com informações de ZDNet, The Register 1 e 2.

Tags: Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!