Notícias

HP lança linha de impressão com custo reduzido

Hewlett-Packard (HP) apresentou no final da manhã desta quinta-feira, 9 de agosto, em São Paulo, uma nova linha de impressão. O Guia do PC esteve na coletiva de imprensa para acompanhar o lançamento.

A HP, líder mundial e detentora de 72% do mercado brasileiro de impressão, anunciou a novas impressoras e cartuchos da linha HP Deskjet Ink Advantage, que prometem reduzir custos, sem comprometer a qualidade.

Para linha Ink Advantage, a HP colocou preço do cartucho de tinta básico a partir de R$ 19,90 e o de alto rendimento a partir de R$ 34,90. As impressoras variam de R$ 279 até R$ 499.

Impressora por R$ 279 e cartucho de tinta por R$ 19,90

A mudança na estratégia da nova divisão de Impressão e Sistemas Pessoais, comandada por Claudio Raupp Fonseca, é adaptar a oferta de produtos às demandas do consumidor brasileiro.

Para a HP, o mercado Latino Americano é estratégico, principalmente o brasileiro, que cresce ano após ano, sendo o 8º mercado de TI e comunicações do mundo, além do 3º de computação pessoal.

Claudio Raupp Fonseca, vice-presidente do Grupo de Impressão e Sistemas Pessoais

Pensando na relevância do Brasil para a empresa, o Buyers Laboratory LLC realizou, a pedido da HP, uma grande pesquisa no país para entender as demandas brasileiras. Os 10 mil entrevistados entre 2011 e 2012 participaram de 9 estudos, voltados para o mercado doméstico e corporativo. As pesquisas revelaram que os consumidores buscam redução de custos sem comprometer a qualidade e o número de páginas impressas. Além desses, o público questionou o número de troca de cartuchos de tinta, sua facilidade em trocar, a necessidade de simplificação do portfólio de produtos e a sustentabilidade ambiental da empresa.

Qual a mágica para um cartucho de R$ 19,90?

A “mágica” está na adaptação à realidade brasileira, às necessidades do consumidor local. Para ter uma noção, Alfredo Cors, diretor da divisão de impressão para a América Latina, afirmou que a mesma linha lançada no país não irá para o mercado norte-americano.

Uma qualidade extrema na impressão e principalmente grandes quantidades de tinta por cartucho não seriam adequados, pois aumentariam o preço de maneira desproporcional à demanda. O consumidor brasileiro não sente a necessidade de comprar cartuchos de alto rendimento na mesma proporção do mercado norte americano.

Procurou-se sopesar os fatores qualidade, quantidade de tinta e investimentos em tecnologia (linha Ink Advantage) para imprimir mais com menos pigmentos. O resultado foi uma qualidade muito boa, impressão por página adequada ao público do Brasil e um custo menor.

Avanço sobre cartuchos não-originais

Buyers Laboratory LLC também realizou testes em cima dos produtos não-originais e verificou que 1 em cada 3 cartuchos recarregados falham e duram 75% menos que os originais HP.

Além da questionável qualidade, cartuchos não-originais não tem destinação sustentável, uma das maiores preocupações dos consumidores. A HP mantém “Ecobins” para depositar cartuchos usados nas HP Store, Livrarias Saraiva, Lojas Kalunga e em breve na rede Carrefour.

Com a ação de reciclagem, em um ano a HP reduziu no processo de fabricação dos cartuchos 1,7 milhão de litros de dióxido de carbono, economizou 69% de água e 62% de combustível fóssil sobre manufatura, transporte e reciclagem, além de 160 milhões de cartuchos de tinta deixaram de ser jogados no lixo comum. A empresa ganhou o Prêmio Greenbest 2012 pela iniciativa.

Com durabilidade, qualidade, vantagens ecossociais e o preço a partir de R$ 19,90, a política de preço da HP tem a intenção de avançar sobre os cartuchos recarregados e falsificados, um grande nicho de mercado no país.

A linha de impressoras Ink Advantage

A nova linha de impressão HP é composta por cartuchos de tinta HP 662, custando de R$ 19,90, preto ou colorido, R$ 39,90 e R$49,90 nas versões de alto rendimento preto e colorido respectivamente. Os outros cartuchos fazem parte da série HP 670, que custam R$ 19,90 as cores preto, ciano, magenta e amarelo, e R$ 34,90 as versões de alto rendimento.

O rendimento de cada tipo de cartucho é estipulado em aproximadamente 120 páginas para o modelo 662 preto, 100 para colorido; 250 páginas para o 670 preto, 300 para o colorido. Nas versões de alto rendimento serão 360 para o HP 662 preto, 330 colorido; 550 páginas no HP 670 preto, 750 colorido.

Os modelos de impressora são:

  • HP Deskjet Ink Advantage 2516 AiO (All-in-One ou multifuncional): 20 páginas por minuto (preto usando rascunho). Utiliza os cartuchos HP 662. Preço sugerido é de R$ 279;
  • HP Deskjet Ink Advantage 4615 AiO: 22 páginas por minuto. Usa o HP 670. Preço sugerido é R$ 329;
  • HP Deskjet Ink Advantage4625 AiO: 8 páginas por minuto. Contém função ePrint¹. Wireless. Aplicativos via download. Usa cartuchos HP 670. Preço sugerido é R$ 399;
  • HP Deskjet Ink Advantage 5525 AiO: 3 páginas por minuto. Tela sensível ao toque. Qualidade de laboratório. ePrint. Aplicativos via download. Preço sugerido de R$ 499;
  • HP Deskjet Ink Advantage 3516 AiO: 20 páginas por minuto. ePrint. Aplicativos via download. Utiliza cartuchos HP 662. Prevista pra setembro.
HP Deskjet Ink Advantage 2516

Impressoras antigas ficaram mal na foto

Os novos cartuchos de tinta anunciados não serão compatíveis com impressoras antigas. A linha de alto rendimento e preço reduzido só estará disponível para novas impressoras da linha Ink Advantage. Apesar disto, Claudio Raupp garantiu que os preços atuais dos cartuchos antigos não aumentarão para forçar a compra da nova linha.

Alavancar os lucros

O Grupo de Impressão e Sistemas Pessoais é o principal motor da HP, responsável pela maior parte de sua receita. A empresa espera alavancar o crescimento no Brasil e possíveis países da América Latina que tenham perfil parecido com a nova linha de impressão.

(1) ePrint é uma tecnologia desenvolvida pela HP aqui mesmo no Brasil, no TecnoPuc, Porto Alegre/RS. Com o sistema é possível mandar imprimir de qualquer aparelho, de qualquer parte do mundo. Para fazer funcionar basta criar uma conta e e-mail para a impressora no site da HP. Ao mandar e-mail para o endereço agora criado, a impressora irá imprimir. É possível ainda limitar quem terá acesso à impressão, fazendo com que até 500 e-mails poderão enviar documentos ou imagens para impressora. ePrint já está disponível em vários modelos de impressoras desde 2010.

Tags: Eventos, Hardware

Você também vai gostar

Leia também!