Notícias

SolidWorks anuncia sua nova versão

Em coletiva realizada na manhã de hoje (31), em São Paulo, a Dessault Systèmes anunciou o SolidWorks 2013, nova versão da sua principal solução em projetos 3D.

O evento teve a presença de Bertrand Sicot, CEO da SolidWorks – Dessault Systèmes, que também falou sobre os novos produtos que complementarão o ecossistema de soluções para projetos 3D, simulação, comunicação técnica e gerenciamento de dados de produtos, além dos planos da empresa para o mercado nacional e mundial em 2013.

De acordo com o CEO, serão mais de 200 aperfeiçoamentos voltados ao consumidor. Foram divulgadas novidades como ferramentas avançadas de projeto, novos recursos de desenho, simulação de sub-modelos, estimativa de custos, renderização em rede, maior capacidade de compartilhamento, além de maior conectividade entre todas as etapas do processo de concepção e detalhamento do projeto 3D.

Bertrand também anunciou novos produtos que chegarão ao mercado para atender às demandas que a empresa coletou dos seus próprios clientes: SolidWorks Electrical, para projetos elétricos; SolidWorks Plastics, para projetos de injeção plástica; e eDrawing, aplicativo para iPad que possibilita medir, selecionar e fazer marcações em projetos, de qualquer lugar. Todos funcionam de forma complementar ao SolidWorks 2013, integrando os projetos mecânicos 3D desenvolvidos no SolidWorks tradicional com os novos projetos elétricos 2D e 3D criados no SolidWorks Electrical, possibilitando uma maior diminuição de riscos e custos na produção da peça, por exemplo.

Entre as novas ferramentas que também se integrarão ao SolidWorks 2013 estão o SolidWorks Costing, para analise e simulação de custos de peças; SolidWorks Sustainability, para rápida mensuração de impacto financeiro de matérias-primas e do impacto ambiental do projeto durante a fase de desenvolvimento; e SolidWorks Flow Simulation, que visa simplificar os fluxos e a comparação de resultados de analises nas configurações de diversos projetos.

Oscar Siqueira, diretor da SolidWorks para a América Latina, comentou sobre a forte presença da empresa e seus produtos no mercado brasileiro. Segundo Siqueira, são mais de 4000 clientes no pais, com cerca de 10.000 usuários e mais de 800 instituições parceiras no Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. No mercado internacional, foram mais de 2 milhões de licenças ativadas até setembro de 2012. Um dos objetivos da empresa é fortalecer sua base de usuários, formando uma comunidade ativa e participativa no desenvolvimento das versões futuras.

Um dos diferenciais do SolidWorks 2013, segundo Timóteo Muller, Gerente Técnico para América Latina, está na simplicidade de execução de atividades antes consideradas complexas (como novas formas geométricas), além de outros recursos avançados, como submodelagens, curvas cônicas e um novo painel administrativo do CAD. Há, também, mais ferramentas para trabalhos colaborativos nas várias etapas do projeto. Outra funcionalidade apresentada foi a possibilidade de abrir projetos criados no SolidWorks 2013 na versão 2012 (SP5), mantendo as novas formas e informações originais. Apesar de não constar nos requerimentos oficiais, Muller afirmou que, até o momento, o SolidWorks 2013 não apresentou problemas no Windows 8.

O lançamento oficial do SolidWorks 2013 está marcado para o ano vem; porém, não foi informada uma data definitiva. Produtos como SolidWorks Simulations, Plastics, Eletrical e eDrawing terão de duas a três versões (básica, Professional e Premium), mas nenhum valor foi divulgado. Para mais informações – como revendas e treinamentos – acesse www.solidworksbrasil.com/launch.

Tags: Eventos

Você também vai gostar

Leia também!