O primeiro Patch Tuesday deste ano, pacote de atualizações da Microsoft para seus produtos, traz um total de sete diferentes atualizações criadas para sanar vulnerabilidades em 12 soluções de software desenvolvidas pela Microsoft.
Embora a informação sobre esses erros seja bastante limitada no momento, a Microsoft já havia revelado que quase todas as versões do Windows disponíveis atualmente no mercado receberiam correções, incluindo o Windows RT, o sistema operacional da empresa para tablets.
Windows 8 e Windows 7 receberam atualizações críticas, as quais foram liberadas nesta terça-feira (08). Patch Tuesday traz duas atualizações críticas e cinco correções importantes. Mas, surpreendentemente, a Microsoft não corrigiu o bug descoberto recentemente no Internet Explorer 8 que permite ataques para ganhar o controle de um sistema vulnerável. Em vez disso, a empresa decidiu oferecer uma ferramenta “Fix It” que configura os sistemas operacionais e os navegadores dos usuários para ficarem protegidos.
“Em um cenário de ataque baseado na web, um invasor poderia hospedar uma página web para explorar essa vulnerabilidade. Além disso, páginas comprometidas e sites que aceitem ou hospedem conteúdo fornecido pelo usuário ou anúncios poderiam conter conteúdo especialmente desenvolvido que poderia explorar esta vulnerabilidade”, disse a Microsoft em um comunicado de segurança.
A Microsoft alega que ainda está trabalhando em uma atualização de segurança para seu navegador, mas as recomendações na grande rede é que os usuários utilizem navegadores de terceiros ou atualizem para uma nova versão do Internet Explorer. Espera-se que a atualização de segurança seja entregue em poucas semanas, principalmente porque os alertas de páginas comprometidas estão crescendo.