Notícias

Chrome 28 é lançado com motor Blink e novas notificações no Windows

Seguindo o ciclo comum, o Google lançou ontem a versão de número 28 do Chrome, seu navegador para Windows, Linux e OS X, trazendo melhorias em geral e algumas boas novidades.

A nova versão já está rodando o novo motor de renderização Blink, baseado no WebKit. Desde a primeira versão até a última lançada anteriormente (27), o Chrome usava o WebKit para renderizar páginas da web. Esse motor, também usado no Safari da Apple, surgiu do KHTML em 2001 e dava ao Google liberdade para criar novas funcionalidades, numa filosofia de desenvolvimento junto à comunidade, que a própria empresa participava.

O Google viu que o Chrome usava uma arquitetura multi-processos que não existia em outros navegadores baseados no WebKit, e isso dificultava o desenvolvimento com WebKit. Por isso, eles pensaram e decidiram usar um motor de renderização próprio, o Blink.

Chrome já está renderizando páginas da web com o Blink.
Chrome já está renderizando páginas da web com o Blink.

Além disso, o novo Chrome já conta com as novas notificações ricas no Windows e no Chrome OS, que são exibidas por fora da janela junto com um centro de notificações que fica localizado na área de notificação do sistema. Essas notificações podem conter links ou botões para ações integradas aos aplicativos do navegador. Tanto o Linux quanto o OS X ainda não ganharam essa novidade, mas já está prometido para o sistema da Apple.

No mais, vários bugs foram corrigidos, incluindo 16 falhas de segurança (uma de condição crítica, quatro altas, sete médias e três baixas). No total, o Google gastou $34.901,10 com usuários que ajudaram a descobrir os problemas.

Sobre o Chrome 28.0.1500.71.
Sobre o Chrome 28.0.1500.71.

O Chrome 28 já está disponível para Windows e OS X. Para o Linux, já estava disponível desde o dia 17, quando seus requisitos foram atualizados para, no mínimo, as distribuições Ubuntu 12.04+, Debian 7+, OpenSuSE 12.2+, ou Fedora Linux 17+.

[The Next Web]
Tags: Downloads, Google, Internet, Software

Você também vai gostar

Leia também!