Notícias

Nova mídia óptica que armazena até 300GB está em desenvolvimento

A Sony e a Panasonic, duas grandes empresas pioneiras no desenvolvimento de tecnologias que dizem respeito ao consumo de mídia, estão desenvolvendo o que pode ser a próxima mídia óptica que utilizaremos para assistir filmes ou instalar jogos. Segundo o que foi anunciado pela Panasonic, o disco óptico do futuro terá nada menos que 300GB de capacidade. Para fins de comparação, um disco blu-ray de camada dupla tem capacidade de 50GB.

Obviamente, a maior vantagem de uma expansão tão grande na capacidade dos discos ópticos é relacionada à facilidade de armazenamento de vídeos. Isso porque a resolução dos filmes que assistimos e gravamos tende a aumentar nos próximos anos. Por exemplo, um filme em resolução 4K ocupa aproximadamente 180GB de espaço, variando de acordo com sua duração. Claro que ainda vai demorar um pouco para vermos televisores e players com suporte à resolução 4K nas salas de nossas casas, então as duas empresas japonesas ainda têm algum tempo para colocar seu novo produto no mercado, que deve chegar ao mercado até o fim de 2015.

CDs

Algumas outras novidades além da expansão da capacidade estão no foco das empresas para a nova mídia. Por exemplo, fala-se em fabricar discos mais resistentes à danos físicos como arranhões e riscos e danos da natureza como poeira e mudanças de temperatura ou de umidade. De acordo com a Panasonic, o objetivo com isso é tornar as mídias mais confiáveis para armazenamento de dados a longo prazo. Também está nos planos da empresa a implementação de um formato que permita uma compatibilidade para com os formatos seguintes, dando liberdade para a evolução da tecnologia sem precisar adaptar todo o hardware a isso.

Mesmo com tantas novidades interessantes, muitos ainda são céticos quanto ao futuro das mídias ópticas. Estes dizem que o futuro está no armazenamento flash que vemos hoje em pendrives, HDs externos e em discos de estado sólido (SSD). E você, o que acha disso?

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!