ArtigosNotícias

Western Digital reimagina o disco rígido

Western Digital Corp. apresenta nova arquitetura aprimorada por flash que ultrapassa os limites tradicionais de armazenamento em um HDD. O anúncio ocorreu hoje, em seu evento online Reimagine HD (HDD Reimagine, em inglês) . Com base na capacidade única da empresa em inovar seus HDDs e flash, a empresa divulgou a nova arquitetura de armazenamento com a tecnologia OptiNAND ™, que otimiza e integra HDDs com o iNAND® incorporado às unidades flash. Isso proporciona aos clientes – como nuvem em hiperescala, CSPs, parceiros de vigilância inteligente por vídeo, fornecedores NAS entre outras empresas – uma solução para atender o exponencial crescimento na criação de dados, oferecendo capacidade, desempenho e confiabilidade necessários para armazenar uma vasta quantidade de dados, tanto os atuais quanto no futuro.

Aproveitando as tecnologias pioneiras da indústria, incluindo o atuador de três estágios (TSA) e a tecnologia HelioSeal®, os primeiros produtos com a nova arquitetura de drive entregarão insuperáveis ​​2,2 TB, ampliando os ganhos de capacidade comprovada pela tecnologia ePMR . Dessa maneira, para definir um novo marco da indústria, a Western Digital enviou amostras de novos discos aprimorados com flash ePMR de 20 TB com tecnologia OptiNAND para clientes selecionados.

“A Western Digital tem um histórico de inovações na arquitetura de discos rígidos, como, por exemplo, quando a HGST (agora parte da Western Digital) foi a primeira a selar e fornecer HDs de hélio em 2013”, afirma Ed Burns, diretor de pesquisa para discos rígidos do IDC.

“Impulsionado pelo crescimento da Inteligência Artificial, Machine Learning, blockchain, Internet das Coisas (IoT), sensores e muito mais, não há dúvida de que as novas inovações de armazenamento são necessárias para armazenar e proteger o crescimento dos dados atuais, especialmente em escala. Como a única empresa fabricante de flash e HD, a Western Digital pode impulsionar seus recursos internos para estender a curva de densidade de área dos drives ePMR para as próximas gerações, ajudando os clientes a atender às crescentes demandas da economia digital”, complementa Burns.

“Esta nova arquitetura é uma extensão natural dos pontos fortes e capacidades da Western Digital, oferecendo uma nova evolução de armazenamento para o mercado”, diz Billy Chen, vice-presidente do New H3C Group, presidente da linha de produtos de computação e armazenamento. “Como um dos primeiros clientes, a tecnologia OptiNAND™ é empolgante, pois nos ajudará a atender às nossas necessidades de armazenamento nos próximos anos”, comemora Chen.

Nova unidade flash aprimorada com tecnologia OptiNAND™

Ao contrário de um drive híbrido em que o flash é usado para armazenar dados do usuário, a nova arquitetura é uma inovação em armazenamento que funciona de maneira diferente, permitindo avanços em várias dimensões de capacidade de armazenamento. Ao adicionar iNAND verticalmente integrado a seus HDs mundiais, algoritmo de firmware aprimorado e inovações SoC, as unidades aprimoradas por flash da Western Digital com tecnologia OptiNAND™ proporcionam capacidade, desempenho e confiabilidade aprimorados para ajudar os clientes a atender às crescentes demandas de armazenamento. Um resumo sobre a tecnologia pode ser encontrado aqui . Os destaques incluem:

• Capacidade: A unidade funciona de maneira mais inteligente, com algoritmos de firmware aprimorados, aproveitando os metadados expandidos que foram transferidos para o iNAND, permitindo mais trilhas por polegada (TPI) com densidade de área aumentada resultante.

• Performance: A latência do drive foi aprimorada com otimizações proprietárias para impulsionar o firmware focado em exigir menos atualizações de interferência de trilha adjacente (ATI), além de reduzir a necessidade de liberação de cache de gravação no modo habilitado para isso.

• Confiabilidade: Quase 50 vezes mais dados do cliente podem ser retidos no caso de um cenário de desligamento de emergência (EPO), e com os recursos exclusivos da Western Digital em fornecimento verticalmente integrado, design, desenvolvimento, teste e qualificação de drives aprimorados por flash, os clientes podem confiar na unidade.

“Com nosso IP e equipes de desenvolvimento de HDs e flash em todo o mundo, somos capazes de expandir continuamente os limites da inovação para melhorar a infraestrutura de armazenamento de nossos clientes”, afirma Siva Sivaram, presidente de Estratégia e Tecnologia Global da Western Digital. “Tivemos uma jornada extraordinária de inovação em HD. Mudamos tudo com o HelioSeal em 2013, foram os primeiros a enviar HDs assistidos por energia em volume em 2019 e agora vamos liderar novamente com a tecnologia OptiNAND™. Esta arquitetura sustentará nosso roteiro de tecnologia de HDs por várias gerações, pois esperamos que um HD ePMR com OptiNAND™ alcance 50 TB na segunda metade da década”, explica.

Disponibilidade

A nova arquitetura de unidade aprimorada por flash com tecnologia OptiNAND™ estará disponível em todo o portfólio de unidades e plataformas de armazenamento da empresa. Também servirá como base para projetos e inovações futuras, com mais avanços em inteligência, confiabilidade, capacidade e preço competitivo. A empresa começará a anunciar produtos específicos para o mercado e feitos sob medida em seu portfólio ainda este ano.
Tags: digital, disco, rígido, Western

Você também vai gostar

Leia também!