Notícias

Coluna Guia do PC, 24/12/2008

Favoritos da Internet: PrimoPDF online

Quem acompanha a coluna já sabe que eu sugeri um ótimo programa para criação de arquivos PDF (Bullzip). Mas o Bullzip é um programa que necessita ser instalado para funcionar. Se a pessoa não puder usar o seu próprio micro, como numa “lan house” por exemplo, é possível usar um serviço de criação de arquivos PDF “online”. Trata-se do PrimoPDF online, onde você envia um arquivo e depois recebe o mesmo convertido via e-mail. Pode não ser tão prático, mas “quebra um galho” nas emergências.

Primo PDF Online
PrimoPDF Online

Download da semana: Xplorer2 lite

O Windows Explorer, gerenciador de arquivos do Windows, funciona bem para tarefas simples. Mas que precisa trabalhar de uma maneira mais rápida e inteligente com vários arquivos vai precisar de um outro programa. Existem ótimas opções pagas no mercado e uma excelente opção gratuita: O Xplorer2 lite tem muito mais funções que o Explorer do Windows. Uma característica muito interessante é o uso de abas, que facilita bastante a tarefa de encontrar e separar arquivos. Vale a pena o download!

Xplorer²
Xplorer²

Notícias

Governo deve adquirir 150 mil notebooks populares a R$ 553

Governo deve adquirir 150 mil notebooks populares a R$ 553O Ministério da Educação (MEC) encerrou a primeira parte do processo de licitação para compra dos notebooks populares. O modelo vencedor foi o Mobilis, da indiana Encore, oferecido no pregão pela Comsat. O resultado ainda é preliminar e numa próxima fase será verificado se o equipamento atende às especificações exigidas no edital. O objetivo é distribuir os computadores, parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), ainda em 2009. O projeto piloto está sendo realizado em escolas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. As especificações técnicas do edital determinam que o notebook tenha, no mínimo, 512 MB de memória RAM, tela LCD a partir de sete polegadas, duas portas USB, memória flash com pelo menos 1 GB (livre, depois da instalação do sistema operacional e todos seus aplicativos), teclado protegido contra derramamento de líquidos, tecnologia de acesso sem fio à internet, certificação da Anatel, câmera de vídeo integrada e peso máximo de 1,5 kg já com a bateria instalada. Além disso, o sistema operacional da máquina deve ser baseado em software livre e de código aberto, em português e possuir “interface gráfica e amigável”. As mesmas exigências valem para os softwares de aplicativos já instalados, que devem ter as funções de processador de texto (como o Word), planilha eletrônica, edição e visualização de imagens e navegação na web. O prazo de garantia, tanto de hardware quanto para software, deve ser de doze meses.

Caixa Postal

Shot of the lifesaver on the beaches in Florida (Fonte: Sxc.hu)

Abel,

Como precisava de espaço no meu HD, fui desinstalando vários programas sem utilidade e acidentalmente acabei por desinstalar um programa chamado MAX SOUND (que até então , não sabia para que servia). Agora meu Pc está completamente sem som. Quando tento executar o Windows Media Player, abre-se uma caixa de diálogo informando que” Não é possível executar o arquivo porque há um problema com o dispositivo de som. Ele pode estar sendo usado por outro programa, pode não estar funcionando corretamente ou talvez não haja um dispositivo de som instalado no computador.” Minhas tentativas de baixar o programa Driver de som SoundMAX , e o programa para descompactá-lo, não deram resultados,( ou ele não foi instalado ou eu não consigo executá-lo) Notei também que após baixar o referido programa, ele não aparece na lista de programas instalados no computador , mas o arquivo de compactação , parece que foi instalado corretamente. Resumindo, não consigo mais ouvir música no meu PC. Como resolver esse problema? Ivaldo Britto.

Ivaldo,

Sem querer você desinstalou o driver de som de seu PC. Como, provavelmente sua placa de som é “onboard”, a maneira mais simples de resolver o problema é usar o CD que acompanha a placa-mãe para reinstalar o driver de som. Se não possuir esse CD, procure no site do fabricante de sua placa-mãe os arquivos disponíveis para download do modelo de sua placa. Deve resolver. Um grande abraço!

Abel,

Sou leitor de sua coluna e li, há um tempo atrás, que a Adobe tinha um link onde era possível converter online arquivos de diversos formatos em PDF. Você sabe qual o link? Abraços, Adalberto.

Adalberto,

Não conheço o conversor online da Adobe, mas indico o PrimoPDF online (http://online.primopdf.com/), onde você envia um arquivo e depois recebe o mesmo convertido via e-mail. Pode não ser tão prático, mas “quebra um galho” nas emergências. Espero ter ajudado. Um abraço.

Boa noite, caro Abel.

Possuo um AMD Athlon 64×2 Dual Core 2100, placa mãe Asus M2NMgateX SE e HD Seagate Barracuda 7200.10 de 320 GB. O problema é o seguinte: de tempos em tempos, o computador começa a congelar, quando apenas o ponteiro do mouse funciona. Segue assim até que começa a reiniciar sozinho, e depois começa a dar “erro ao carregar o sistema operacional” ou “erro de disco”. Nesse ponto, não consigo nem mais reinstalar o Windows, precisando usar outro PC para formatar o SO e só ai reinstalar o Windows. O que está acontecendo com meu pc? Pode ser algum tipo de incompatibilidade com algum software ou é mesmo problema de hardware? Alex Barros.

Alex,

Com certeza é erro de hardware. Desconfie da fonte de alimentação, HD e placa-mãe/memória. Verifique também a temperatura do processador e os “coolers” da CPU e gabinete. Quando estiver tudo OK, instale o sistema operacional e atualize o mesmo. Espero que as dicas ajudem. Um grande abraço!

Olá Abel,

Leio sempre suas matérias e tenho aproveitado muita coisa , já que eu não entendo nada de computador. Gostaria de fazer-lhe uma pergunta: Sei que existe um programa, que é utilizado em desenho de automóveis, para fazer modificações no PC e depois vai para a finalização. Eu adoro carros e pretendo pegar um carro velho e fazer algumas modificações.Seria possível indicar-me um programa como este que eu preciso? Grato. Milton Lombardi

Olá Milton,

Existem vários programas para modelagem de carros, como, por exemplo, o Solidworks, etc. O problema é que estes programas são um pouco complexos. Você precisa estudar bastante para poder criar seus modelos ou fazer modificações nos mesmos. Mas tenho certeza que com um pouco de força de vontade você vai conseguir realizar seus objetivos. Um abraço!

Tags: Gadgets, Guia do PC, Windows

Você também vai gostar

Leia também!