Séries

Série Hardware para Iniciantes Parte 9: Fonte elétrica

Introdução

As placas-mãe não se ligam diretamente na tomada. Se isso acontecesse, seria um tanto catastrófico, pois a corrente elétrica das tomadas variam muito e ainda não temos uma maneira eficiente de fazer a placa mãe converter 110/220v em 3,3V, 5V ou 12V que são as voltagens comuns dos equipamentos elétricos do computador: 3,3V e 5V para circuitos simples e 12V para outros com atividade mais intensa. É aí que entra a fonte elétrica. A fonte elétrica tem como papel converter a corrente alternada que vem da rede elétrica em corrente contínua que é a usada por seu hardware. Daí a importância de usar uma boa fonte elétrica: Sem ela, seu computador não teria utilidade nenhuma, assim como qualquer aparelho elétrico desligado da tomada.

Fontes elétricas chaveadas

Como as fontes elétricas dos dispositivos comuns funcionam em potências bem menores que um computador, eles usam uma fonte linear que reduz a voltagem da tomada para uma menor usando uma série de diodos e circuitos. É lógico que se esse modelo fosse aplicado em computadores teríamos fontes enormes convertendo a voltagem da tomada para uma menor e passar para os cabos elétricos dos componentes. Foi aí que surgiu a necessidade de se usar uma fonte elétrica chaveada.

A fonte elétrica chaveada aumenta a frequência (medida em kHz) da energia que entra e então permite que se use um transformador menor que trabalha mais ciclos por segundo lidar com essa energia e então enviar para o computador nas voltagens já citadas. Sem a tecnologia de chaveamento, teríamos fontes gigantes e caras totalmente inviáveis ao uso doméstico. Viva a engenharia elétrica! :P

Uma fonte elétrica de 550W

As fontes elétricas é provavelmente um componente muito negligenciado na hora de escolher as peças de computador. Devemos prestar muita atenção quanto a qualidade e procedência da fonte e sempre pesquisar sobre a sua eficiência: fontes ruins são a causa da maior parte dos problemas físicos de um computador, seja porque a fonte queima ou deixa de funcionar por defeito técnico.

Já existiram diversos padrões de fontes elétricas e o mais usado atualmente é o modelo ATX, um padrão industrial de fontes elétricas que se trabalham com placas-mãe de mesmo modelo. Portanto, atenção quanto ao modelo de sua placa-mãe e fonte. Se sua placa-mãe for mais antiga, pode ser que não funcione em uma fonte moderna.

E os Watts?

Se você se lembra das aulas de  física eletromagnética, o produto da corrente (Ampére) e da tensão(Volt) vai ser a potência (Watt) do aparelho. Ora, cada componente do seu computador tem um consumo definido em Watts e essa é a importância da fonte. Sem uma fonte com watts suficientes, seu computador não pode funcionar, pois vai faltar energia para os componentes. Por isso, antes de comprar a fonte, faça o cálculo de quantos Watts cada componente do seu computador gasta e então veja se a fonte tem capacidade suficiente para aguentar energizar todos os componentes do seu computador. Se tiver alguma dúvida, você pode olhar na caixa ou fazer uma pesquisa na internet ou no site do fabricante sobre a quantidade de watts consumidos pelo componente. Atente também sobre o TDP (Thermal Design Power) que ajuda a indicar quantos watts o equipamento consome, precisando de um cooler compatível para dissipar o calor gerado pelo componente. Atente também que a o consumo pode varias: uma placa de vídeo ociosa não tem o mesmo consumo de uma placa de vídeo rodando um jogo em 3D com gráficos de cair o queixo.

Etiqueta indica quantos Watts a fonte aguenta

Se ainda tem dúvidas sobre o consumo do seu computador, recomendamos o uso desse site que faz uma estimativa média de consumo elétrico do computador. Note que esses dados devem ser usados apenas com parâmetro e não devem ser considerados precisos.

Sobre os plugues

  • Conector da placa-mãe: liga direto na placa-mãe para alimentar os componentes onboard (integrados) dela. Em geral, é o maior plugue da fonte pois alimenta diversos componentes importantes.
  • Conector ATX – 12V: Conecta-se no processador. Em geral, tem 4 pinos
  • Conector PCI-Express auxiliar: tem 6 ou 8 pinos e serve de alimentação extra a placas de vídeo mais potentes
  • Conector de alimentação SATA: Em geral tem 12V e é encaixados nos dispositivos SATA (HD’s e SSD’s) tem 15 pinos.
  • Conector para periféricos(ou conector molex): Serve de alimentação para ventoinhas, unidades opticas (CD, DVD), firulas etc.

Cooler da fonte elétrica

A fonte elétrica tem outro papel muito importante no computador: retirar o ar quente que esta dentro dele usando seu cooler. Pois bem, não é atoa que o um dos maiores coolers presentes no computador seja o da fonte, pois é um componente puramente elétrico que esquenta muito e ainda retira o ar quente que esta presente no gabinete do computador. É também usado como teste de funcionamento da fonte. Se a ventoinha não estiver girando, é provável que a fonte esteja com defeito ou na hipótese mais pessimista, queimado.

Conclusão

Todo cuidado é pouco ao comprar uma fonte elétrica. A etiqueta que um fabricante coloca com o número de watts que a fonte fornece não é confiável: muitas fontes genéricas tem padrão de qualidade tão baixo que informam um número de watts na etiqueta  mas na verdade não fornecem nem 1/4 desse valor. É também encontrar etiquetas com a quantidade pico de watts (nesse caso, falamos que a fonte tem uma potência nominal) que a fonte oferece em trabalhos mais extremos, então fique atento e sempre pesquise opiniões e reviews sobre a fonte.

Tags: Hardware

Você também vai gostar

Leia também!