Artigos

Como melhorar o sinal da Wi-Fi

Wi-Fi
Wi-Fi

Apesar do sinal da Wi-Fi ser transmitido geralmente até uma distância de 100 metros (no caso do padrão IEEE 802.11n, essa distancia pode aumentar para 300 metros), muitos usuários reclamam da sua conexão. Muitas vezes essas reclamações dizem respeito a velocidade de transferência de informações, deixando a internet e a troca de arquivos pela rede local lentas. O que acontece é que o sinal encontra barreiras, como as paredes de nossa casa por exemplo, e assim quando chega no computador o sinal já está bem fraco. Ainda existe outros motivos para o sinal ficar fraco. Mas não de desespere, vamos mostrar algumas dicas simples que você mesmo pode fazer para melhorar o sinal da Wi-Fi.

Quanto mais perto, melhor!

roteador-wireless
Roteador Wireless

Como falamos, um dos motivos da instabilidade do sinal pode ser as barreiras que ele encontra até chegar no seu computador. Isso pode acontecer quando o seu roteador está lá no cantinho da sala, longe o bastante e com muitas barreiras para o sinal recebido pelo seu notebook no quarto do primeiro andar. Nesse caso, o que pode ser feito é tentar encontrar um local mesmo no centro da casa, para que em todos os cômodos o sinal seja recebido da mesma maneira. Se você ou as pessoas na sua casa geralmente sempre usa a Wi-Fi do mesmo lugar, porque não colocar o roteador lá perto? O sinal ficará excelente!

Mas e se minha casa é muito grande e as pessoas sempre usam a internet em todos os lugares da casa? Então continue lendo.

dBi

Em termos simples, dBi é a distância em que um sinal pode ser transmitido sem grandes interferências. Os roteadores comuns normalmente vêm com uma antena de 5 a 8 dBi. Se o seu roteador permite a troca da antena, você poderia comprar uma de 10 dBi. Mas antes de fazer isso, confira se o seu roteador transmite para antena a mesma potência de sinal, caso contrario não terá um efeito satisfatório. Lembrando também que com o sinal mais forte, ele pode interferir em outras redes. Sendo necessário então algumas configurações no roteador.

dBi
Antena 10 dBi

Mas existe ainda outra possibilidade. E se meu roteador não permite trocar a antena? Ou ele até permite, mas não envia para a antena um sinal maior do que 5 ou 8 dBi? Você pode, então, tentar repetir o sinal do seu roteador.

Repetidor

Justamente como o nome já diz, com no mínimo 2 roteadores você pode repetir o sinal, formando como que uma ponte entre eles. Dessa forma o segundo roteador (mais perto de você) pega o sinal do primeiro (mais longe de você), e assim você fica com um sinal de qualidade para navegar e transferir arquivos. A maioria dos roteadores pode servir como um repetidor, talvez até aquele velho que está parado na estante a um bom tempo. As configurações são simples, e podem ser achadas na internet facilmente.

repetidor
Como funciona o repetidor.

Mas ainda existem outras dicas.

Configuração simples que pode fazer toda a diferença

Os roteadores podem ser acessados pelo navegador de seu computador. No manual de instruções ou até mesmo na parte de trás do aparelho, podem ter o endereço de acesso como também o login e senha. Os endereços podem ser do tipo “192.168.1.1”. Mas porque estou dizendo tudo isso? Bem, os roteadores vêm com algumas configurações de fábrica. Agora imagine que seis de seus vizinhos têm um roteador nas suas casas, com as mesmas configurações. Provavelmente vai dar alguma interferência ai.

Você pode mudar isso. Acesse o seu roteador, como mostrado acima. Procure a parte de configurações e depois por canal. Provavelmente estará configurado com o canal 6. Mude e isso pode fazer toda a diferença.

Ainda tem mais!

Atualize seu roteador

Muitas pessoas não sabem, mas o roteador também precisar ser atualizado. Como toda atualização, essas resolvem problemas de instabilidade, travamentos e etc. Para fazer a atualização é necessário entrar no site do fabricante do seu roteador. Procurar pelo firmware mais recente e fazer o download. Depois acessando seu roteador pelos passos ditos acima, procure por área de atualização e faça o upload do firmware. Você deve ter bastante atenção nesse momento, pois o roteador não pode ser desligando enquanto está sendo atualizado. Você pode ter muitas melhorias com essa atualização!

firmware
Firmware

Dicas rápidas:

  • Sempre deixe a antena do roteador na posição vertical.
  • O sinal Wi-Fi muitas vezes coincide com o do telefone sem fio enquanto ele está em uso. Se conflitar, o sinal da Wi-Fi fica indisponível. Você pode mudar a frequência do sinal nas configurações do roteador.
  • Paredes grossas ou muitas paredes, impedem que o sinal se expanda fluentemente.
  • Prefira roteadores com a tecnologia “n”.
  • Outros roteadores próximos, micro-ondas e telefone sem fio causam interferência.
  • Não coloque o id de sua rede como: “Wi-Fi do Felipe”, por exemplo. Isso identifica de quem é a conexão e pode favorecer uma possível invasão, o que levaria a perda na velocidade da internet.
  • Utilize o padrão mais avançado de segurança, o WPA.
  • Mude constantemente suas senhas
  • Use sempre letras e números, procurando criar a senha mais difícil possível

Seguindo essas dicas, você está mais apito para melhorar sua conexão Wi-fi!

Você também vai gostar

Leia também!