Parece um sonho, mas é verdade, você não leu errado. Você pode sim ganhar muito dinheiro apenas brincando, ou melhor jogando, mas jogando para valer. Nada parecido com aquela partidinha de Counter Strike do fim de semana, ou então uma disputa nos fliperamas do shopping.
Hoje existem alguns campeonatos que distribuem milhares de dólares em prêmios, não só hardware, mas também dinheiro mesmo. Existem pessoas que vivem apenas disso, jogar e jogar.
Mas não ache que para ganhar um torneio desses é só se inscrever, jogar bastante com os amigos e pronto, você tem chances de ganhar. Não, você precisa treinar muito, horas e horas, dias e dias, talvez passar noites em claro, tudo voltado para aquele torneio, aquela partida de digamos… meia hora. Mas nem assim você vai ter certeza de que vai vencer. Saiba que existem jogadores profissionais que fazem isso o dia todo, todos os dias. Talvez você nem passe dos qualifys…
Que tal agora falarmos um pouquinho sobre os torneios que distribuem esses prêmios dos sonhos?
Cyberathlete Amateur League (CAL)
Cyberathlete Amateur League (CAL), ou traduzindo, Liga Amadora dos Cyberatletas. Ela é basicamente uma prévia da CPL, que você vai entender adiante o que é, tanto que é a direção da CPL que administra a CAL.
A CAL é uma liga que foi criada em Março de 2001, com o intuito de fazer com que os jogadores amadores pudessem concorrer entre si, em vários jogos online, sem a necessidade de poderosos patrocinadores.
O principal foco da CAL é, com certeza, os FPSs (jogos de tiro em primeira pessoa), como em todas as listas, mas existem outros jogos nos quais você pode concorrer.
Qualquer um pode se inscrever na CAL, ela é gratuita, e o grande diferencial da CAL, é que apenas as finais ocorrem em um lugar específico, junto com as finais da CPL. As partidas normais são disputadas da casa de cada jogador ou então em lan-houses credenciadas. Mas para um brasileiro participar da CAL, é um pouco complicado, devido à necessidade de se ter um tempo de latência próximo ao do oponente, para não causar os famosos lags. Fora isso, tendo uma boa conexão não há nada nas regras que o impeça de participar.O site oficial, para inscrições e mais informações é http://www.caleague.com/.
Cyberathlete Professional League (CPL)
A CPL encerrou suas atividades, portanto, não faz mais parte desta lista.
Cyberathlete Professional League (CPL), ou traduzindo, Liga Profissional dos Cyberatletas. Notou a semelhança do nome com a CAL, certo? Não só o nome é semelhante, as regras são basicamente as mesmas, com algumas exceções: a CPL tem que ser disputada num local pré-determinado, ela tem taxa de inscrição, e dá prêmios muito maiores, além de possuir regras um pouco mais rígidas, já que a mesma é uma liga profissional.
Como eu disse acima, os prêmios da CPL são bem maiores. Ela já deu, em 10 anos, mais de 3 milhões de dólares em prêmios. Você pode se perguntar, “Como uma liga dessa que da tantos prêmios (uma média de 300.000 dólares por ano), consegue continuar de pé? Apenas com as inscrições?” Não. A CPL é patrocinada por grandes fabricantes de hardware, como Razer, Intel, nVidia, entre outros.
Para participar da CPL, você precisa participar de qualifys, que ocorrem em mais de 50 países ao redor do mundo.
A CPL, é um dos torneios mais utilizados para medir a habilidade dos jogadores. Para maiores informações, acesse http://www.thecpl.com/.
E-Sports World Cup (ESWC)
Outro importante torneio, para mim o mais divertido e legal de se assistir, é a E-Sports World Cup (ESWC), ou simplesmente a Copa do Mundo dos Games.
A ESWC é um dos torneios de maior renome, assim como a CPL, mas em termos de organização, acho que nenhum deles vence a ESWC. Ela é disputada basicamente assim: existem torneios nacionais ao redor do mundo, e os melhores classificados vão para a França, na sede da ESWC, representar o seu país, sobre os atentos olhos de milhares de pessoas, tanto pela TV, Internet, ou no local.
Ela é organizada por uma companhia francesa chamada Game Services, mas todos os prêmios são dados por patrocinadores, que assim como na CPL, são fabricantes de hardware.
A ESWC também já distribuiu milhões de dólares em prêmios, para milhares de jogadores que já participaram. A expectativa é que mais de 750 jogadores, de 60 países, participem do torneio no próximo ano.
Para maiores informações sobre a ESWC, acesse http://www.eswc.com.
É claro, existem ainda outros torneios de menor expressão, e outros iguais os mencionados neste texto, mas se eu fosse listar todos aqui, e falar um pouco sobre cada um deles, a matéria ficaria imensa.
Alguns não acreditam que existam jogadores que vivem dos jogos, mas vou listar alguns dos melhores times do mundo na atualidade, principalmente no maior alvo dos torneios que é o Counter Strike.
Estes são alguns dos melhores times da atualidade.
Na próxima matéria, falarei um pouquinho sobre algumas coisas que a maioria das pessoas acha que não influencia nada no desempenho nos jogos, mas na realidade, influencia muito.
Por hoje é isso, aguardem a próxima matéria, e quem sabe não nos encontramos por aí nesses torneios? :D .