Ficha
- Nome: Google Inc.;
- Ramo: Internet, Softwares;
- Sigla NASDAQ: GOOG;
- Sigla LSE: GGEA;
- Fundador(es): Sergey Brin e Larry Page / Scott Hassan e Alan Steremberg (BackRub);
- Ano de fundação: Setembro de 1998;
- Sede oficial: “The Googleplex”, Mountain View, Califórnia, Estados Unidos da América;
- Área de atuação: Mundial;
- Funcionários: 20.123;
- Filial no Brasil: Sim;
- Lucro anual: US$ 16.593 bilhões (2007) / R$ 38.686 bilhões (US$ 1 = R$ 2,33);
- Valor da marca: US$ 86 bilhões (2008)
- Principal produto: Google Search;
- Diretores: Dr. Eric E. Schmidt (Diretor Executivo); Sergey Brin (Diretor de Tecnologia); Larry Page (Diretor de Produtos).
- Site: www.google.com
Histórico
Qual é a primeira coisa que você imagina quando ouve a palavra “Google”? Talvez, uma das primeiras coisas a pipocar na sua cabeça seja o site-buscador que você utiliza para pesquisar um trabalho escolar, achar uma certa imagem ou encontrar um programa para download, por exemplo. De qualquer maneira, o Google se tornou o maior império da Internet, não só dominando o ramo dos buscadores mas também apresentando suas próprias soluções em diversas áreas da informática. Abaixo você confere o histórico desse gigante da Internet, desde sua criação até os dias de hoje.
Quem diria que a maior potência da World Wide Web surgiu como um projeto de garagem de dois estudantes da Universidade de Stanford? Pois é, o Google nasceu em Janeiro de 1996 desenvolvido pelo russo Sergey Mihailovich Brin e o estadunidense Lawrence Edward “Larry” Page, dois amigos que resolveram criar um motor de busca como parte de um trabalho de doutorado.

BackRub. Este foi o codenome da primeira versão do buscador criado pelos dois estudantes que usava a relação entre os sites buscados para apresentar resultados em rankings, o que se mostrou mais efetivo do que os métodos da época, que usavam a quantidade de termos pesquisados para definir a listagem da busca. Sendo mais específico, o BackRub buscava backlinks – links direcionados a uma certa webpage – que enquanto mais numerosos fossem, mais “popular” o site era. No início, o BackRub foi implantado no site da própria universidade com o domínio de google.stanford.edu, o que apenas possibilitou os dois estudantes a apresentarem o recém-desenvolvido projeto de doutorado. Convencidos de que o BackRub poderia ser algo bem maior do que um trabalho escolar, em 15 de Setembro de 1997, um ano antes de a empresa ser realmente fundada, o domínio Google.com foi registrado pela MarkMonitor Inc.
Finalmente, em 4 de Setembro de 1998 o Google tornou-se uma companhia, intitulada de Google Inc. Há quem diga que, segundo o Biography Channel, o nome inicial seria “Googol” – o número 1 seguido por 100 zeros – se não fosse o fato do primeiro investidor da empresa, Andy Bechtolsheim, errar o nome e escrever “Google” ao passar um cheque de US$ 100.000 a Brin e Page, o que obrigou os dois a usarem a nomenclatura criada por acidente (ou por ignorância). Entretanto, o próprio Google garante que Bechtolsheim escreveu “Google Inc” no cheque quando, na verdade, a empresa ainda nem existia oficialmente, o que impediu que o cheque fosse depositado de imediato. Até março de 1999, o “estabelecimento” da companhia funcionou na garagem de uma amiga dos dois estudantes em Menlo Park, Califórnia.

Não pense que pelo fato de a empresa ser uma “brincadeira de fundo de quintal” não houve nenhum lucro para seus fundadores. O sucesso do buscador foi tão grande que os primeiros investimentos somaram quase US$ 1.1 milhões. Com toda essa grana, Page e Brin não pensaram duas vezes: era necessário uma sede maior e melhor. Assim, o Google passou a operar em um prédio de escritórios em Palo Alto, Califórnia, em pleno Vale do Silício. Mais uma vez, a sede mudou de endereço e foi para Mountain View, Califórnia, em um aglomerado de escritórios. Somente em 2003, a companhia alugou um complexo na 1600 Amphitheatre Parkaway que pertencia a Silicon Graphics, e que se tornaria a atual sede do maior buscador da Internet, agora chamado de Googleplex, comprado da SGI por US$ 319 milhões.

Boa parte do crescimento fulminante do Google se deve, principalmente, a dois fatores: o boom da internet, no início do século XXI, que levou a milhões de usuários a utilizarem o buscador por ter uma interface simples, mas poderosa; e as grandes parcerias firmadas que fortaleceram o nome da companhia ao redor do planeta. Um desses grandes acordos foi fechado com a NASA Ames Research Center – um conjunto de instalações da agência espacial norte-americana para pesquisas e desevolvimento – para a construção de um edifício de 96.000m² destinado ao Google para pesquisas de gerenciamento de informações em larga escala, nanotecnologia, softwares e outros projetos espaciais em geral. Em 2006, o Google e a FOX Interactive Media of News Corp. firmaram uma parceria de US$ 900 milhões para ajudar a promover, através do poderoso buscador, o site MySpace.com.

Talvez o auge desses acordos e parcerias ocorreu em 2008, quando o Google aliou-se a GeoEye, empresa norte-americana que trabalha com imagens orbitais tiradas do espaço, para construir e lançar um satélite que seria usado para a ampliar a cobertura terrestre do Google Earth. O projeto realmente saiu e o satélite foi lançado no dia 6 de setembro de 2008.

Para finalizar o histórico, não podemos deixar de lado as aquisições milionárias do gigante da Internet: ao todo, foram 54 aquisições desde sua criação. A mais notável provavelmente seja o famoso site de vídeos YouTube, fundado em 2005 por Steve Chen e Chad Hurley, que fora adquirido pelo Google, um ano depois, pela bagatela de US$ 1.65 bilhões. O Google Earth, por exemplo, foi fruto da compra da Keyhole Inc em 2004.
Atualmente, o Google detém a marca mais poderosa do planeta, valendo mais de US$ 86 bilhões, à frente de empresas como a Microsoft, Coca-Cola, IBM e McDonald’s. O Googleplex já foi escolhido por dezenas de publicações de negócios como o melhor lugar para se trabalhar, oferecendo uma liberdade enorme aos seus funcionários, dando-lhes a oportunidade de serem criativos e participativos. Não quer trabalhar em nenhum projeto oficial? OK, você tem a total liberdade de desenvolver, sozinho ou com um grupo de colegas, o que quiser. As outras filiais do Google localizadas no Brasil e em outros países também seguem a mesma ideologia do Googleplex. Não é atoa que a sede da maior potência da internet atual é considerada o paraíso dos Geeks.
Principais Produtos

Sem dúvida alguma, o Google ainda é conhecido mundialmente por seu simples, mas eficiente buscador, o Google Search, presente em mais de 100 idiomas. Atualmente, é o search engine mais usado no planeta, conquistando uma maioria esmagadora de 71% da população americana – contra apenas 17,7% do principal rival, o Yahoo! -, e processando mais de 20PB de dados por dia, tendo em seu banco de dados cerca de 25 bilhões de páginas e 1.3 bilhões de imagens. Também é bom destacar que o Google.com é o site mais acessado dos Estados Unidos, com mais de 141 milhões de visitantes mensais, seguido de perto pelo rival Yahoo! que abocanha 140,6 milhões de usuários todo mês.

Outro produto que ajudou a popularizar o maior buscador da Internet foi o Google Earth – antes chamado de Earth Viewer, desenvolvido pela Keyhole Inc em 2003. Após a compra da desenvolvedora em 2004, o agora chamado Google Earth se tornou uma poderosa e popular ferramenta de visualização terrestre, sendo uma das primeiras no ramo. No início, uma polêmica foi instaurada pelo fato de o programa permitir que qualquer um com uma conexão de internet pudesse visualizar com uma certa facilidade qualquer ponto do planeta, incluindo bases militares secretas e outros lugares não muito apropriados a olhos comuns. Mas também não demorou muito para que a ferramenta fosse amplamente usada em trabalhos escolares ou como um eficiente guia de viagens, exibindo rodovias, cidades, imagens, construções em 3D e diversos outros elementos. Juntamente com o Google Earth, também foram criados o Google Maps e o Google Mars, que exibe fotos da superfície marciana.

Fundado em 1º de abril de 2004, o que levou inicialmente a uma certa dúvida quanto a sua autenticidade, o Gmail (ou Google Mail) tornou-se o primeiro serviço de correio virtual a oferecer estupendos 1GB de espaço para a sua caixa postal, enquanto outros concorrentes da época não forneciam mais que 4MB. Até 7 de fevereiro de 2007, uma pessoa só poderia utilizar o Gmail se fosse convidada. Depois dessa data, um dos serviços mais populares da Internet atual se tornou público e já oferece mais de 7GB de espaço, crescendo exatos 353,9KB por dia. Atualmente, seis em cada dez internautas possuem uma conta no Google Mail.

Um dos produtos mais recentes do Google foi a mais nova arma para combater na acirrada batalha dos navegadores, o Google Chrome. O navegador open-source entrou em operação em 2 de setembro de 2008, ainda em estágio BETA. Somente em 11 de dezembro do mesmo ano, o Chrome ganhou uma versão estável pública. Sua engine é baseada no WebKit. Atualmente, detém pouco mais de 1% do mercado de browsers e é conhecido pela sua praticidade e rapidez.

O YouTube, comprado pelo Google em 2006, substituiu o Google Videos e tornou-se o braço de mídia do império da Internet. O site relativamente novo, criado em 2005, causou um impacto social gigantesco e passou abrigar cerca de 65.000 novos vídeos todos os dias, desde filmagens caseiras, passando por programas de grandes TVs norte-americanas até campanhas presidenciais. Quando o site explodiu em 2006-2007, um pânico enorme atingiu várias empresas de televisão que estavam com medo de perderem seus telespectadores ao YouTube, que possuia uma interface de busca rápida e fácil, permitindo ao visitante que escolhesse exatamente o que queria assistir.

O site de relacionamento Orkut, criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, que começou a trabalhar no Google em 2002, é sem dúvida, um dos sites preferidos da internet brasileira. Lançado em 2004 como o braço social da empresa de Brin e Page, o Orkut poderia ser apenas usado mediante um convite de quem já era membro. Só em outubro de 2006, o cadastro passou a ser público e facilitou o site de relacionamentos a se tornar uma febre no Brasil e na Índia, tendo 53.86% de membros brasileiros e 16.97% de usuários indianos. Os Estados Unidos, Paquistão, Afeganistão, Reino Unido e Japão, representam juntos, os outros 20% dos membros totais do Orkut. Antes gerenciado na Califórnia, o Google anunciou em agosto de 2008 que passaria o controle do site à filial do Google Brasil, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Para finalizar, o Google ainda tem cerca de 50 outros produtos, sendo mais da metade designado em fase BETA. Vale destacar o Google Labs, um verdadeiro laboratório virtual onde o Google publica seus mais novos projetos e adaptações em seus serviços, como o Gmail, por exemplo; o Google AdSense e o Google AdWords, serviços de anúncio em páginas da Internet que pagam uma certa quantia a cada clique, que representam 99% de toda a renda do Google; o Google Desktop, uma aplicação criada para Windows, Mac OS X e Linux que fornece uma útil interface para sua área de trabalho; e o Google Code, dedicado a desenvolvedores de softwares livres.