A Apple lançou recentemente, durante a World Wide Developer Conference 2010, uma nova versão do navegador Safari, e como sempre diversas novidades e melhorias vieram, como suporte a extensões e desempenho aprimorado.
Uma das maiores novidades da quinta versão do navegador é o Safari Reader, um recurso que destaca o texto de artigos em páginas da internet, ocultando anúncios e demais itens que desviam a atenção do leitor, focando no que realmente interessa.
Readability – Installation Video for Firefox, Safari & Chrome from Arc90 on Vimeo.
Mas o recurso, também conhecido por Readability, não é exclusivo do navegador da Apple e está disponível há tempos para os principais dos navegadores do mercado através de extensões, ou para qualquer outro navegador com a ajuda de um marcador inteligente.
Mozilla Firefox e Google Chrome, graças a modularidade das extensões, podem adquirir o recurso nativo do Safari em alguns cliques. Sem nenhum segredo, basta instalar o complemento no seu respectivo navegador:
Mas se você não usa nenhum dos browsers acima, ou não quer instalar mais uma extensão, o Readability pode ser personalizado com estilos, tamanho de fonte e margens e adicionado a qualquer outro navegador do mercado simplesmente arrastando o botão para a barra de favoritos (vídeo acima).
Todas as configurações encontradas no site do projeto Readability também estão disponíveis para as extensões do Chrome e Firefox, embora nada impeça que o marcador inteligente seja utilizado em um desses navegadores.
Fonte: OMG! Ubuntu! e Download Squad.