Dicas e tutoriais

Configure a tecla WinKey para o menu Aplicativos do Gnome

Usuários de PCs convivem com uma tecla dedicada ao sistema operacional da Microsoft há pelo menos 15 anos, desde o lançamento do velho Windows 95. No SO das janelas sua maior utilidade é chamar o menu principal do sistema, também conhecido como “Iniciar”, além de outras combinações de teclas, como WinKey + Tab (Flip 3D), D (mostrar desktop), F (pesquisar), M (minimizar janelas), P (alterar saída de vídeo), entre outras.

No Linux a tecla WinKey é chamada de Super ou Meta e, por padrão, não tem nenhuma utilidade especial. Mas isso pode mudar com um simples comando e, ao invés de só ocupar espaço no teclado, deixa-la com uma função semelhante a do Windows: chamar o menu de aplicativos do Gnome.

Menu Aplicativos do Ubuntu
Menu Aplicativos do Ubuntu

No terminal, digite o comando abaixo seguido de um enter.

gconftool-2 --set /apps/metacity/global_keybindings/panel_main_menu --type string "Super_L"

Pronto! Experimente pressionar a tecla do Windows e verá o menu de programas do Gnome descer na tela. Muito mais útil, não?

Se você quiser ser um pouco mais radical e ir além de alterar a função da tecla, ainda pode remover a logomarca do Windows e colocar a bandeira do Ubuntu, Gnome, Debian, enfim, sua distribuição Linux preferida. Nesse caso, muita paciência e cuidado para não estragar o seu teclado!

Fonte: Life Hacker.

Tags: Linux, Windows

Você também vai gostar

Leia também!