Veja mais notícias

Como formatar o Windows

32 Comentários

Formatar o Windows é uma das tarefas corriqueiras que qualquer pessoa precisa saber fazer hoje em dia. Quando o sistema operacional é usado sem o cuidado de fazer uma manutenção de vez em quando, estamos sujeitos a sofrer com erros no sistema que podem ser irreversíveis, dependendo da gravidade. E você não vai querer pagar 50 reais para um daqueles “técnicos-de-lan-house” fazer um trabalho simples e fácil, que você mesmo pode fazer sem medo.

O que você deve fazer antes de começar?

Estar com seu DVD do Windows em mãos e CDs de drivers do hardware do seu PC, afinal, se não houver os arquivos necessários, a nova instalação do sistema operacional será uma dor de cabeça pior do que antes da reinstalação.

A formatação é a remoção de todos os arquivos do disco rígido, o que deixa o computador sem nenhuma informação. Depois da remoção dos arquivos, o Windows fará uma nova instalação nesse HD zerado, deixando o computador como se fosse novo.

Para que você não perca tempo baixando e procurando os programas antigos que estavam no computador antes da formatação, recomendamos salvar os instaladores dos seus programas favoritos, como navegador, player de áudio favorito etc.. Recomendamos também fazer backup de informações pessoais, como documentos, músicas, fotos, afinal, o HD estará sendo totalmente limpo.

Formatando o sistema

Agora que você sabe como funciona a formatação, vamos começar. A placa mãe deve ser configurada para que inicialize pelo disco de instalação do sistema, ou então ela acabará iniciando o disco rígido e carregando a instalação atual do Windows.

Reinicie o sistema, e fique pressionando a tecla Delete do teclado até que apareça o setup da placa-mãe. Avance até a guia Boot e entre em Boot Device Priority.

Configurações de boot em uma placa-mãe.

Configurações de boot em uma placa-mãe.

Em Boot Device Priority, mude o 1st Boot Device de Hard Drive para o seu drive ótico, no caso da imagem a seguir, “CDROM”.

Configurações de inicialização da placa-mãe.

Sequências de boot da placa-mãe. Deixe o CDROM em primeiro.

Após fazer esta configuração, salve-a, pressionando a tecla F10 e confirmando. Feito isso, o sistema irá reiniciar novamente. Certifique-se de que o DVD do Windows está inserido no drive ótico e quando aparecer “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD ou DVD”, pressione qualquer botão do teclado e a instalação do Windows começará.

Deixe o sistema fazer os procedimentos necessários. Escolha o idioma, formatos de hora e moeda, layout do teclado, avance e depois clique em Instalar agora.

Escolha idioma, formatos e layout do teclado e prossiga a instalação.

Escolha idioma, formatos e layout do teclado e prossiga a instalação.

A instalação perguntará qual a versão do sistema que você deseja instalar. Após isso, será perguntado em que partição você deseja instalar o sistema. Note que, se já houver uma versão do Windows instalada, você deverá formatar o disco para fazer uma nova instalação. Faça as mudanças necessárias e prossiga.

A instalação do sistema no disco rígido começará. Tenha paciência, pois pode demorar entre 30 minutos e 1 hora e 30 minutos, dependendo da potência do computador. Durante a instalação, o sistema será reiniciado algumas vezes, mas não será necessário iniciar novamente pelo disco de instalação do sistema. Deixe o computador iniciar normalmente.

Reinícios depois, o sistema pedirá as informações do usuário para a primeira configuração. Dê o nome de usuário, mude o nome do computador (se necessário) e defina uma senha para a conta.

Se houver um serial do Windows, insira-o, ou pule esse passo para fazê-lo posteriormente. Escolha a opção Usar configurações recomendadas ou Instalar somente atualizações importantes para manter seu sistema seguro com as atualizações do Windows Update.

Configure a data e hora do sistema, escolha o tipo de rede em que o computador está conectado (doméstica, de trabalho ou pública), lembrando que, se você tem alguma dúvida quanto as opções, escolha a Rede Pública para que a segurança do sistema não seja comprometida, dependendo exatamente de onde o computador está conectado. Conclua e aguarde enquanto o sistema inicia pela primeira vez, preparando a área de trabalho.

Área de trabalho do Windows após a instalação.

Área de trabalho do Windows após a instalação.

Com o Windows instalado, as primeiras coisas que você deve fazer são reinstalar os drivers, atualizar o sistema por meio do Windows Update e instalar um antimalware no sistema. Assim, o Windows já estará pronto para ser usado e só restará a você instalar os seus softwares favoritos.

sobre o autor
"18 anos, morador da grandiosa capital São Paulo, é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec e, apesar de ter adquirido um MacBook Pro para explorar o mundo da maçã, também curte o Windows, assim como escrever sobre o sistema em si, a Microsoft em geral. Escreve também sobre uma coisa ou outra do cotidiano no seu blog pessoal."
  • Mauro

    Errado! Desde o Título da matéria! Não há como FORMATAR o WINDOWS! A formatação é uma operação realizada no HD – disco rígido. Nós formatamos o HD para INSTALAR o Windows. Formatar significa organizar o disco: dividir em setores, trilhas, criar setor de boot. Isso é feito para deixar o disco FORMATADO ou preparado para receber o sistema operacional de modo correto e otimizado para gravar e ler arquivos. Portanto, reafirmo: não é o Windows que é formatado!

    Usando Google Chrome 12.0.742.122 Google Chrome 12.0.742.122 em Mac OS X 10.6.8 Mac OS X 10.6.8
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Você está certo, mas um usuário leigo não sabe disso.

      Usando Google Chrome 12.0.742.122 Google Chrome 12.0.742.122 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • http://www.guiadomac.com.br Gustavo Ferreira

        Exatamente como o Helito escreveu! Quando um usuário leigo, ou ainda com pouco conhecimento precisa instalar (reinstalar) o sistema, ele geralmente procura como formatar o Windows.

        Muitas vezes já vi pessoas se referindo ao processo de instalação do sistema operacional dessa forma.

        Usando Firefox 5.0.1 Firefox 5.0.1 em Mac OS X 10.6 Mac OS X 10.6
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      Sim, é verdade, mas o tutorial é direcionado aos usuários menos experientes, aqueles que, quando procuram por tal informação, não procuram por com termos mais… avançados, como você quer dizer (Formatar o HD/HDD/disco rígido e etc), e sim o Windows em si. Se você perceber, não citei o termo “formatar o Windows” no tutorial em si, mas “formatar o disco”.

      Abraços.

      Usando Google Chrome 12.0.742.122 Google Chrome 12.0.742.122 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://profiles.google.com/steevenavila Steve

    Deve ser dado um maior destaque a geração do BACKUP. É muito importante gerar uma cópia em DVD dos documentos dos usuários. Isso pode ser feito de forma bastante simples, simplesmente copiando os arquivo de C:\Usuários. Para otimizar o DVD, é interessante remover as pastas de configuração de softwares, isso significa dizer que, só precisa copiar as pastas e subpastas visíveis dentro de C:\Usuários.

    Usando Google Chrome 12.0.742.122 Google Chrome 12.0.742.122 em Windows XP Windows XP
  • Leandro de Souza

    Lembrando que podemos sim instalar o windows no hd deixando os arquivos. Apenas sobreescrevendo por cima , sendo assim , o windows cria uma pasta .old e lá fica tudinho o que você tinha antigamente porém o problema pode ser que os vírus antigos continuam. Por isso é importante termos duas partições ou seja , devemos sempre orientar aos leigos salvar tudo na segunda partição ou na terceira partição do HD, e aí sim formatar. Não precisamos comprar um HD novo , podemos apenas usar o que temos numa partição nova. O windows não reinicia muito não. Apenas uma vez concluir a instalação e na outra para pedir as informações. E outra : Pra quem usa programas piratex como a maioria , não deve-se ligar as atualizações , pod ser que numa dessas o windows acabe detectando e inutilizando o aplicativo. A ideia é ter sempre um antivirus e um firewall instalado nao apenas um antimalware, pois sabemos que um windows sem antivirus , firewall de terceiros ou do windows bem configurado é transar sem camisinha, é muito Importante. E claro instalar-mos navegadores de terceiros decentes, como mozilla e chrome. No caso se vc tem um ou mais computadores em casa , o firewall “pública” não vai adiantar. Deve-se escolher rede doméstica e começar a compartilhar.

    Usando Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 em Windows 7 Windows 7
  • Elias

    Tutorial básico para quem nunca instalou, mas vai ser útil, pois sempre tem gente nova que nunca instalou um windows, e não o faz por medo de não saber como fazer. Também concordo que o título deveria ser mudado para “como formatar o HD e instalar o windows”. Por mais que já tenha virado um clichê o “formatar o windows”, mas as pessoas já aprendem de um jeito errado então. Só um aviso para quem usa Dvd OEM do windows (a maioria acho): alguns fabricantes são muito burros e se vc for usar um DVD desses pensando em ver essas telas aí, pode não ter pois alguns deles simplesmente apagam a tabela mbr, indo embora todas as partições com dados e tudo e então já começa a instalação do windows, deixando tudo como veio de fábrica, já perdi todos meus arquivos com isso 2 vezes. Então fica o alerta!

    Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows Vista Windows Vista
    • Bruno

      Elias, a MBR vai ser apagada com qualquer instalação de windows. Já a tabela de partições, essa sim resposável pela divisão do disco, pode ou não ser apagada, dependendo do fabricande do disco OEM.
      Abraços!

      Usando Google Chrome 12.0.742.124 Google Chrome 12.0.742.124 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
      • Elias

        A 1º parte não procede Bruno, apagando a MBR já era. Ao instalar o sistema operacional, esse subscreve a MBR, inserindo um novo gerenciador de boot, e mantendo a tabela de partição. A MBR já contém a tabela de partição, que são apenas 512 bytes. Destes, 446 bytes são reservados para o setor de boot, enquanto os outros 66 bytes guardam a tabela de partição. Ou seja, caso seja apagado esses 512 bytes da MBR, já vai junto também a tabela de partições. Mas agora estou mais esperto, pois fiz um backup dos 512 bytes da minha MBR com um Live cd do Kurumim com o comando # dd http://goo.gl/CPA8f Abç

        Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Maurício

    Não sei porque estão criticando, já que a dica é para leigos do assunto mesmo…tão pouco se lixando se formata HD ou windows.. o importante é não tirarem uma grana do bolso por bobagem.

    Usando Firefox 5.0.1 Firefox 5.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://www.quemel.blog.br Quemel

      Caro Maurício, salve!

      A crítica nesse caso faz parte do aprendizado. E esse tutorial é muito importante para os usuários leigos. Veja de outro modo as possibiidades. O usuário acha mesmo que pode economizar uma grana e parte para o passo a passo, mas em algum momento alguma coisa pode dar errado e a quem ele recorre?

      Ai é a hora em que entra o profissional, que ao invés de cobrar R$ 50 pelo serviço tem a obrigação de cobrar R$ 420, isto é, para problemas criados por usuários leigos é apenas R$ 50, mas para usuários leigos que não mediram os riscos feitos pelo tutorial é R$ 450.

      O pior de tudo é se o leigo não fez backup. Por isso não se irrite, mas veja pelo lado das possibilidades.

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Nelson

    Confesso que entrei aqui por curiosidade. Sempre achei que existiam apenas duas opções em se tratando de sistemas operacionais, Instalar ou Reinstalar. Agora, formatar o Windows eu confesso que nunca tinha visto. Mesmo em se tratando de uma matéria para usuários leigos, como afirmado, acredito que seria melhor alterar a matéria para Como Formatar o seu Disco Rigido e instalar o Windows ou outro Sistema Operacional, mesmo porque a matéria está bem vaga na minha opinião. Vamos supor que existisse mais de uma partição no HD, acho que o usuário leigo não saberia como proceder apenas lendo a matéria.

    Usando Chromium 12.0.742.112 Chromium 12.0.742.112 em Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10
  • http://profiles.google.com/steevenavila Steve

    Justamente por ser um tutorial para leigos que me referi em fazer cópia dos dados para DVD. Nos meus micros sempre tenho duas partições no HD, uma do sistema e outra para dados. Porém acho que quem compra micro nas ‘casas nordeste’ mal se preocupa com seus dados, quanto mais em ter uma segunda partição. E quanto ao MBR, não compliquem as cabeças dos leigos, por favor, isso lhes dá até medo :)

    Usando Google Chrome 12.0.742.122 Google Chrome 12.0.742.122 em Windows XP Windows XP
  • Leandro de souza

    Gente o texto é bem explicado. Parabéns ao Caio. No mais , é bom a migraçao pro sistema 7. Tá certo eu uso xp , mas é pra jogos. Ainda não me habtuei ao 7.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • eclyma

    “… Estar com seu DVD do Windows em mãos e CDs de drivers do hardware do seu PC … “: aí está o meu problema. Sou leiga no assunto, tenho um notebook Vaio (VGN-NS130AE) e, por incrível que pareça (ao contrário de um “velho” notebook HP que adquiri há séculos), ele não veio com nenhum CD … Confesso que caí nesta “pegadinha” da “Sony”, o que já me rendeu muita dor de cabeça…

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows Vista Windows Vista
    • Elias

      Voce deve 1º observar indo em “meu computador” se existe alguma outra partição além da C: pois alguns fabricantes preferem salvar a cópia do windows numa partição e não em Dvds. Aí então é bom já verificar com antecedência no site deles ou por telefone como fazer para restaurar o sistema em caso de pane no windows.

      Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      O meu notebook também veio sem CD de drivers. Para reinstalar o Windows em caso de falhas, tinha que usar um programa da Acer que restaurava o sistema a partir de uma partição separada, como o Elias disse. O ruim disso é que o sistema já vem com um monte de programas inúteis, que mais atrapalham do que ajuda. Optei por baixar os drivers do site da Acer e instalar o Windows original (o serial vem numa etiqueta colada em alguma parte do computador).

      A Sony também disponibiliza os drivers para download, veja: http://esupport.sony.com/perl/swu-list.pl?mdl=VGNNS130AE

      Usando Google Chrome 13.0.782.107 Google Chrome 13.0.782.107 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Elias

        Me tira uma dúvida Helito: e dá para fazer isso que vc fez? Usar a mesma versão do windows, mas gravada em outro DVD (ou adquirida com um amigo) e na hora de pôr o serial usar o serial OEM do gabinete, funciona? Nunca tentei isso. Ou eu entendi errado e vc instalou o windows a partir da partição recovery? aí então não precisaria dos drivers, pois a partição recovery já inclui os drivers na instalação, acho que não entendi.

        Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          Dá sim! No meu caso, eu baixei o Windows 7 da internet, usei essa dica para desbloquear a edição Home Premium, e usei o serial original, que vem colado no computador.

          Optei por instalar o Windows zerado porque não gosto daquele monte de crapware. Além de deixar o sistema lento, são programas desnecessários (o próprio Windows traz funções semelhantes).

          Usando Google Chrome 13.0.782.107 Google Chrome 13.0.782.107 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://www.quemel.blog.br Quemel

      Caro Caio Alexandre, salve!

      Veja a oportunidade criada pela participante eclyma. Por que você não faz um outro tutorial ensinando as pessoas a criarem esse DVD de recuperação?

      Eu fiz isso para todos os modelos: Dell, Sony, Acer menos para HP e cobro a consultoria. A Sony fazia isso: dava uma aulinha quando o cliente comprava o notebook.

      Bração e boa $orte,

      Quemel

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
      • Elias

        Nossa, muito bom saber disso! Isso abre um leque grande de possibilidades para pessoas que já perderam o Dvd, e nem sabem que tem o serial gravado no gabinete e que é possivel fazer isso, então acabam indo pra pirataria ou comprando outro windows. Acho que até eu mesmo então vou dar meu jeito de baixar minha cópia hein, para deixar guardada prontinha para uso futuro aqui. Esse tutorial se for feito mesmo, vai ser campeão aqui no site, tal qual o outro, como recuperar a mbr do Paulo Higa, campeoníssimo em elogios aqui do site. E se vcs 2 garantiram que é possível fazer sim, então eu acredito!

        Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Talita

    Nossa gente eu queria muito formatar o meu pc sozinha e não ter que gastar para isso mas confesso nunca formatei um pc e que nem o Quemel falou a gente pode até formatar sozinho, mas como eu nunca formatei vai ter algum problema no meio da formatação e vou ter que recorrer a alguém ae que vem o profissional e em vez de eu gastar la os R$ 50,00 vou acabar gastando muito mais então ainda que eu li esses comentarios acho que não vou formatar meu pc tenho muito medo de dar algo errado :/ . Vou gastar la os R$ 50,00 mesmo fazer oque

    Beijo gente !

    Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows XP Windows XP
    • Elias

      Mas Talita, se vc sempre for pensar assim, vc nunca vai aprender, vai sempre ficar com medo. Nâo tem segredos, 1º vc certifica que tem mesmo o DVD do windows original e com o nº serial também ou no DVD ou no gabinete ou no manual. 2º vc faz um backup de todos seus dados importantes de preferencia em DVDs ou Pendrives que é o meio mais fácil e seguro. Então segue esse tutorial. Se o seu pc já veio instalado com windows e veio com o Dvd do fabricante é mais fácil ainda, pois já fica instalado todos os drivers certinho e já ativado, não tem segredo.

      Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows Vista Windows Vista
    • Elias

      Ai depois de instalado também tem todo um processo de fazer as atualizações pelo windows update, instalar antivirus e os programas, Office (certifique que tem o dvd original do office para instalar), trazer de volta os seus arquivos salvos, etc. Mas não é bixo de sete cabeças não, basta ter um pouco de paciência.

      Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows Vista Windows Vista
      • http://www.quemel.blog.br Quemel

        Caro Elias, salve!

        Uma boa idéia seria você dar o seu telefone para a Talita, caso dê alguma coisa errada e ela precise testar a “facilidade” do processo.

        Eu particularmente adorei esse tutorial do Caio Alexandre e posso afirmar com 100% de verdade: ele é muito fácil.

        Palavra de técnico que possui mais horas de formatação do que urubu possui em horas de voo.

        Bração e boa $orte,
        Quemel

        P.S Perguntem o porquê da Revista INFO (Editora Abril) nunca mais publicar esse tipo de tutorial

        Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows XP Windows XP
    • http://www.quemel.blog.br Quemel

      Cara Talita, salve!

      faça o seguinte: pegue o nº de telefone dos participantes que e guarde bem guardado. Se algo der errado ligue para eles a cobrar e com bastante paciência peça-lhes que confiram o passo-a-passo desse tutorial.

      Eu dei esse tutorial para 4 alunos diferentes e em todas elas eu apliquei um erro inesperado e ocasional. O pior deles foi cortar a energia e ninguém mais conseguiu usar o tutorial.

      Tive que remover os estabilizadores e colocar no lugar no-break. Enfim, empreste um notebook do seu cunhado e experimente no dele. Se funcionar direitinho, então faça no seu, mas use um no-break de pelo menos 60 minutos de bateria.

      Você tem $orte se encontrar algum técnico que faça por R$ 50.
      Bração e boa $orte,
      Quemel

      Usando Firefox 5.0 Firefox 5.0 em Windows XP Windows XP
  • vitor

    Tanto comentário por causa do Hd\Windows formatar lool
    Já o fiz vezes sem conta e sempre correu bem…sem receios!!

    Usando Pale Moon 4.0 Pale Moon 4.0 em Windows 7 Windows 7
  • Michel Hacker

    o “caio alexandre” que postou “como formatar o windows” é um otário, como é que nós tecnicos vamos ganhar dinheiro pra formatar se essas pessoas ficam ensinando ?, se niguém eninase as pessoas só ião apreder se fizencem o curso, mais com todo mundo essinando nunhum tecnico ganha dindin !!!

    quem sabe mexer em pc, fica na tua mano !!!

    Usando Firefox 3.6.15 Firefox 3.6.15 em Windows 7 Windows 7
  • Junior Souza Informática

    bomm .. devemos mencionar.. que o modo de formatação deve variar de acordo com os conhecimentos do usuario um leigo por ex nunc airá formatar um Hd pelo Gerenciamento de discos do windows or isso é bom lembrar que : existem programas de gerenciamento de partições como o Partition Magic ou o Easus Partition msmo .. .. para leigos eu prefiroo com o gerenciamento de discos própio do win sempre deu certoo agora .. formata o windows?? num existe este termo este tutorial é poara leigos msmo .. mas fica a dica vc leigo vai com mta camla vc pod fazer um estrago em seu compiuutador assim como eu fiz quando era leigoo .. e vc te´ra que pagar valores em dinheiro para a manutenção do msmo .. fica a dica.. observe algum amigoo fazendo o serviçoo e aprenda e tire suas duvidas… para depois vcs começarem a ter suas experiências no ramoo .. fica a dicaa .. rsrs .. abraçio a todos e parabéns pelo Tutoriall ..rsrs

    Usando Google Chrome 14.0.835.202 Google Chrome 14.0.835.202 em Windows 7 Windows 7
  • Davi

    Valeu ai mano n conseguia formatar meu pc agora consigo flw

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://lojasdeinformaticaonline.blogspot.pt/ umcentimo

    É fácil formatar um Computador com windows que tem divisões do espaço do disco rígido (partição ) ? Ou é necessário seguir métodos diferentes para formatar um computador com divisão do espaço(partição )?

    Usando Firefox 18.0 Firefox 18.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • ANDEROSN MÁRCIO NEVES

    como eu faço para deletar as pastas de windows old. de vez e começar do zero

    Usando Google Chrome 30.0.1599.69 Google Chrome 30.0.1599.69 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition