Dicas e tutoriais

Como escolher uma TV

Para mim, shoppings são uns verdadeiros rebentos de Satã! Eles têm de tudo para chamar a atenção, confundir e incutir no coração do consumidor a ideia de que ele precisa daquele produto em exposição. São luzes lindas e brilhantes, cartazes chamativos e lojas enormes, montadas especificamente para nos fisgar. Assim, quando estamos procurando qualquer coisa, como uma TV, por exemplo, fica difícil fazer uma escolha sensata, que atenda às nossas necessidades e com um bom custo x benefício. Ainda mais com um vendedor chato na nossa cola nos empurrando os modelos mais caros.

O Guia do PC já te ajudou na hora de você comprar o monitor de seu computador, agora vamos ajudá-lo a comprar a sua próxima TV! Saiba exatamente o que significa aqueles anúncios de televisores que dizem: TV LCD 42″ Full HD HDTV HDMI USB SMART TV DIGITAL Orkut Facebook e Internet. Isso mesmo, sem vírgulas nem nada! Saiba exatamente o que você deve levar em conta na hora de comprar o seu televisor e aproveite para bombardear o vendedor com perguntas técnicas para ele ver que você entende do assunto e não tentar enganá-lo. Então vamos começar.

Tamanho

Eu sei, eu sei que você adoraria chamar os amigos para assistir aos jogos da Copa na sua “nova TV de 50″ Full HD HDTV etc e tal…” Mas de nada adianta você comprar uma TV de 50 polegadas, se a sua sala de estar é pequena. E acredite, eu já vi gente fazendo isso. É até questão de bom senso, guys! Você deve escolher uma TV, que seja apropriada com o tamanho do ambiente em que ela vai ficar.

Distância da TV
Isso não é saudável, guys!

Para salas com até 1 metro e meio, aparelhos com no máximo 27″ são aconselhados. Em um cômodo de 2 ou 3 metros, uma TV de 30″ a 37″ é o ideal. Aquela sua TV de 50″ que você tanto quer, só cairia bem em uma sala com pelo menos 4 metros. Agora caso você queira uma TV maior ainda, além de gastar um bom dinheiro, você deve ter uma sala bem grande, acima de 4 metros. Sendo assim, não se deixe iludir com o tamanho das televisões, aqui vale aquele ditado: Tamanho não é documento.

Resolução

Logo Full HDO próximo quesito que você deve observar, é a resolução do aparelho. Hoje em dia, é bastante comuns encontrarmos TVs com resoluções de 1080p, ou seja, 1920 x 1080 pixels. São conhecidas como Full HD. Eu aconselho fortemente você a comprar uma dessas. Tenha em mente, entretanto, que você só tirará proveito de tal resolução, se assistir filmes em Blu-Ray ou jogar em consoles ligados na entrada HDMI do aparelho. Se você só assiste a programação normal ou filmes em DVD, você nunca verá o tal Full HD. Então por que comprar uma dessa?

Para dar uma sobrevida ao aparelho. Vai que depois você decida comprar um leitor de Blu-Ray e montar uma verdadeira sala de cinema em sua casa!? A sua TV já estará preparada para isso. Além do mais, a diferença de preço de uma Full HD para outro tipo, é quase nada.

Frequência

A frequência diz respeito à velocidade com que as imagens são passadas na tela. Quanto mais rápidas, menos chances de percebermos as transições de quadros. Essa especificação, é medida em Hertz. O valor normalmente encontrado hoje, é 120 Hz. E é um valor ótimo. Apenas saiba que quanto maior, melhor. Evite produtos com frequência abaixo de 120 Hz.

Contraste

A taxa de contraste vai determinar quão boa será a imagem apresentada a você. Ela faz a diferenciação das cores e suas mais variadas nuances, principalmente nos tons mais claros e escuros. Quanto maior for a taxa de contraste em um televisor, melhor! As TVs LCDs de bom desempenho, têm uma taxa aceitável que varia de 50:000:1 a 100.000:1. Os televisores LEDs, por sua vez, dispõem de generosos 1.000.000:1, muito superiores à tecnologia LCD.

Conexões

Este é outro fator extremamente importante. Veja quantos e quais tipos de conexões o aparelho com o qual você está paquerando tem. Fora os já tradicionais conectores RCA, para áudio e vídeo (aqueles vermelho, branco e amarelo), veja quantas entradas HDMI e USB ele possui e se há conexão VGA, que conecta PCs. Há modelos com entrada para cartões de memória, assim veja os que oferecem maior número de opções. Onde estes conectores se encontram também é importante. Se eles ficarem ao lado da TV, melhor ainda!

Conectores de TVs
Preste muita atenção a quantos e quais conectores a TV dispõe

LCD ou LED

Atualmente, duas tecnologias predominam neste nicho: as TVs de LCD e as de LED. O que vai definir se você deve comprar uma ou outra, é somente o seu bolso. As TVs de LED são superiores às de LCD, pois são mais finas, apresentam imagens mais fieis e detalhadas, têm uma vida útil maior, além de consumirem menos energia. No entanto, o preço delas ainda está um tanto proibitivo hoje em dia. Em uma breve pesquisa, você pode notar que os modelos de maior tamanho, 40″ ou 42″, chegam na casa dos R$ 2,000,00. TVs LEDs de 32″ custam os seus R$ 1,500,00 ou mais! Portanto, se você puder, compre uma de LED.

Outras vantagens

Mesmo se depois de analisar todos os fatores acima explanados, você ainda ficar na dúvida entre dois ou mais modelos, você tem dois critérios de desempate. O primeiro, é o bom e velho “mamãezinha“. O segundo, são os recursos complementares, como conexão com internet, Bluetooth ou até mesmo aplicativos. A variedade neste ponto é bastante grande.

Conclusão

Assim, em meio a tantos modelos e especificações técnicas, só temos uma arma para escolhermos o melhor modelo de televisão para nossas necessidades: o bom senso. O intuito deste post foi apenas de lhe esclarecer acerca de algumas características comuns em TVs modernas, para que você não compre gato por lebre, ou seja ludibriado por algum vendedor de má-fé. Sabendo de tudo isso, pesquise bastante, veja os preços e pondere com calma e cautela. Tenho certeza que seguindo nossas dicas, você encontrará TV ideal para você.

Então, agora dê a sua opinião. Esquecemos de citar algum item que você acha importante para escolhermos uma TV? Quais dos critérios acima você julga mais importante. Sinta-se à vontade para comentar. :)

Tags: Destaques, Hardware

Você também vai gostar

Leia também!