Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Windows Firewall Control te ajuda a proteger o sistema

É mais que notória a existência de diversos meios criados por pessoas com más intensões para invadir os dispositivos alheios em busca de informações sensíveis ou até mesmo unicamente pelo prazer de participar do vandalismo. As gigantes do mundo do software como Microsoft e Apple têm conhecimento das ameaças virtuais e equipam seus sistemas operacionais com um Firewall nativo, uma ferramenta que ajuda a proteger as conexões de entrada/saída da máquina visando garantir a máxima proteção dos usuários. Mas as soluções integradas, por vezes, não são tão simples de gerenciar, e é aí que entram interessantes soluções de terceiros como é o caso do Windows Firewall Control, que iremos tratar na coluna Dicas para Windows desta semana.

windows-firewall-control
Windows Firewall Control

O Windows Firewall Control é um prático programa que permite controlar as principais funções do Firewall do Windows de uma maneira mais simples. Suas principais características são:

  • É um pequeno arquivo executável que inclui todas as funções do Firewall do sistema.
  • Oferece uma interface intuitiva e de fácil acesso a partir da barra de tarefas do Windows.
  • Permite bloquear o acesso de um programa à internet com poucos cliques.
  • Acesso rápido para modificar as regras do Firewall.
  • Permite escolher quais programas devem iniciar com o Windows.
  • Proteção para a desinstalação não autorizada.
  • Permite que sejam restauradas as configurações anteriores a desinstalação.
  • Importação e exportação da política de firewall.
  • Oferece quatro modos de filtragem: alto, médio, baixo e sem filtragem.
  • Funciona em plataformas Windows Vista, 7 e 8, incluindo edições de 32 e 64 bits.

A instalação da ferramenta que pesa apenas 535 KB é bem simples e oferece a possibilidade de adicionar ou não atalhos no menu iniciar, iniciar com o sistema e criar regras de controle automaticamente.

setup-windows-firewall-control
Instalação do Windows Firewall Control

Após instalado, o Windows Firewall Control pode ser acessado facilmente com o botão direito do mouse a partir da área de notificação do Windows, como se pode ver na imagem.

acessando-windows-firewall-control
Acessando o Windows Firewall Control na área de notificação

Na opção Profiles o usuário conta com quatro opções de proteção:

  • High Filtering: Todas as conexões de saída ficam bloqueadas.
  • Medium Filtering: As conexões de saída que não correspondem às regras de firewall são bloqueadas.
  • Low Filtering: As conexões de saída que não correspondem às regras são permitidas.
  • No Filtering: O firewall está desativado, essa opção não é recomendada, exceto se você tiver outro firewall em execução no seu sistema.

Em Manage Rules você é apresentado a todas as regras, quer ativas ou não. E poderá realizar alterações mais finas, se assim desejar, a partir do menu na lateral direita.

windows-firewall-control-manage rules
Definindo regras no Firewall do Windows

E finalmente, temos a opção Control Panel, que permite, com alguns cliques, definir o perfil (entre as opções supracitadas), o funcionamento das notificações, alterar os padrões selecionados durante a instalação da ferramenta, selecionar entre três modos de criação de regras, gerenciar as políticas do Firewall (permite importação/exportação) e atalhos para recursos sensíveis do sistema operacional.

painel-de-controle-windows-firewall-control
Painel de Controle do Windows Firewall Control

O Windows Firewall Control cumpre muito bem o que propõe, e como se pode perceber pelo nome, não se trata de um novo Firewall, mas uma ferramenta que facilita a vida do usuário no momento de gerenciar o sistema de proteção nativo. O único inconveniente é que para deixar o sistema em nosso idioma (ele vem em inglês por padrão) é necessário baixar o arquivo wfc.lng para a pasta de instalação, uma tarefa que não é difícil, mas poderia ter sido adicionado um menu com os idiomas disponíveis ou até os instaladores individuais. De qualquer forma, sua interface é bastante intuitiva e o download recomendado.

Atualmente na versão 3.9.0.3, o Windows Firewall Control pode ser baixado a partir de sua página oficial no endereço binisoft.org ou com um clique aqui. Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Esperamos que tenha gostado. E se você é daqueles preocupados com a segurança de seu computador, a nossa dica de hoje pode lhe ajudar a evitar instalar um firewall de outra empresa, dando-lhe mais poder de controle sobre a solução nativa da Microsoft que, convenhamos, é bem eficiente. E você, o que achou da nossa dica? Deixe a sua opinião nos comentários!

Veja as dicas das semanas anteriores:

Tags: Dicas para Windows, Downloads, firewall, Segurança, Windows

Você também vai gostar

Leia também!