Dicas e tutoriais

Traga de volta a barra de rolagem antiga do Chrome no Windows

A última atualização do Google Chrome, versão 32, trouxe alguns recursos interessantes para navegador, como os ícones que avisam se uma aba está tocando algum áudio, o aprimoramento do bloqueio de malwares, e o novo modo Metro, para Windows 8. Porém, algumas mudanças não foram muito bem recebidas por alguns usuários. O novo design da barra de rolagem tem sido um dos motivos destas queixas.

chromeSegundo o Google – em resposta algumas críticas dos usuários no fórum oficial – a nova barra de rolagem (ou scroll), mais fina e sem as setas, foi adotada para dar um visual mais uniforme ao navegador nas várias plataformas e versões do Windows, seguindo as normas da ModernUI. O problema é que este tipo de mudança não pode ser desfeita ou customizada pelos usuários. Ou melhor: não de um de jeito suportado oficialmente pelo navegador.

Por isso, indicamos duas extensões que prometem resolver, em partes, a insatisfação dos usuários com a nova barra de rolagem do Chrome, trazendo o visual antigo do Windows 7 de volta ao navegador: a Win7 Scrollbars e a Rescroller.

A primeira, Win7 Scrollbars, é a mais objetiva: ela simplesmente altera o visual da barra de rolagem para o do Windows 7. Basta instalar a extensão para ter a barra tradicional de volta.

chrome6Já a Rescroller vai um pouco mais além, permitindo uma maior personalização da barra pelo usuário. É possível configurar a largura e a cor da barra de rolagem. Também podem ser adicionadas imagens e até sombras. Você também pode escolher em quais sites a barra de rolagem continuará com o visual padrão. E se você conhece um pouco de web design, pode escrever seu próprio arquivo CSS e aplicar na barra.

chrome5Se quiser ver as barras no modo anônimo e em urls de arquivos (file://), lembre-se de marcar as caixas “Permitir em modo anônimo” e “Permitir acesso aos URLs do arquivo”, na página de “Extensões” do Chrome.

Infelizmente, as extensões Win7Scrollbars e Rescroller não resolvem os bugs que vieram com a nova barra de rolagem do Chrome – como não ser possível rolar a barra que surge em uma caixa de seleção. Mas, para quem gosta de personalizar tudo em seu computador – ou realmente não gostou da nova barra – elas são as opções mais rápidas e simples para trazer de volta o visual tradicional da barra de rolagem do Google Chrome.

Tags: chrome

Você também vai gostar

Leia também!