Dicas e tutoriais

Como usar o Google Voice Search e o Google Now no Chrome

O Google Voice Search e o Google Now já são bem usados no Android. Felizmente esses aplicativos já podem ser usados no Google Chrome que está instalado no seu computador. Esse recurso permite que você pesquise e faça perguntas com a sua própria voz. Assim como no Android é possível dizer “Ok Google” e realizar a sua busca apenas usando sua voz, no seu computador também é! Também é possível receber as notificações do Google Now no seu computador. Vejamos como.

Google Voice Search

Para realizar a busca por voz é fácil. A primeira coisa que você deve fazer é abrir uma nova aba (apertando as teclas Ctrl + T) no Google Chrome ou acessar a página google.com.br. Quado estiver na página, clique no ícone do microfone na barra de pesquisa.

Google Voice Search
Google Voice Search

O Google vai pedir permissão para acessar seu microfone. Você pode pesquisar por algum termo ou fazer uma pergunta, por exemplo: Quem é a presidente do Brasil? ou Qual a distância entre a terra e a Lua? Depois disso não necessário clicar em nada. O Google Voice Search vai lhe mostrar o resultado em poucos segundos. Veja alguns outros exemplos de pesquisa por voz:

  • Clima: Vou precisar de um casaco amanhã?
  • Locais: Onde fica a farmácia mais próxima?
  • Status de voo: Quando sai o voo United Airlines 900?
  • Hora: Que horas são em Londres?
  • Eventos: Quando é o pôr do sol?
  • Matemática: Qual é a raiz quadrada de 2209?
  • Tradução: Como se diz pepino em inglês?
  • Esportes: Quando é o jogo do Brasil?
  • Conhecimentos gerais: Qual é a altura do prédio mais alto do mundo?
  • Conversões: Quantos reais são 2600 dólares?
  • Imagens: Mostre-me imagens da Ponte Golden Gate.

Se nada acontecer quando você fizer a pergunta ou pesquisar por algum termo, verifique se o seu microfone está configurado corretamente. Se você está usando um notebook, muito provavelmente ele possui um microfone embutido.

Google Voice Search
Pesquisa por Voz

Outra coisa interessante é que, em algumas respostas, o Google literalmente lhe responde com uma voz feminina, da mesma maneira como acontece quando pesquisamos num smartphone ou tablet. Você ainda poderá se aproveitar da inteligência artificial do Google. Se você perguntar para o Google quem é o presidente dos EUA ele lhe responderá: Barack Obama. Depois poderá perguntar: Qual a sua idade?. No entanto, pelos testes que fiz aqui, essa função ainda não funciona aqui no Brasil.

Sem as mãos!

Com o método apresentado acima, você deve clicar no ícone do microfone para poder falar e assim fazer sua pesquisa. Para a essa função ficar ainda melhor, seria bom apenas abrir o navegador e dizer “Ok Google” e fazer sua pesquisa por voz. Isso é possível! Instale a extensão para Google Chrome Google Voice Search Hotword. Essa extensão permite você iniciar a pesquisa por voz com o comando vocal “Ok Google”. Teste você mesmo!

Google Voice Search Hotword
Google Voice Search Hotword

Para o Google Voice Search Hotword é necessário está usando o google.com. Para mudar basta apertar o botão “Usar Google.com” na parte inferior direita da homepage do Google.

Mudar para Google.com
Mudar para Google.com

Depois disso basta dizer “Ok Google” e fazer a sua pesquisa! Com o passar do tempo provavelmente essa extensão será atualizada e ficará disponível para os usuários do google.com.br.

Google Now

Para usar o Google Now do seu desktop é necessário ter a versão mais atual do Google Chrome. Também é necessário fazer login no navegador e já usar o Now em um dispositivo móvel. Além do Android o Google Now está disponível para iOS. É necessário também ativar as notificações nas configurações do Google Chrome.

Depois disso você passará a receber notificações do tempo, localização, trânsito e etc. Todas essas notificações serão baseadas nas configurações do seu dispositivo móvel. Essa função ficará mais acessível com o passar do tempo.

O Google está procurando está cada vez mais presente em nossas vidas. Procurando prestar um serviço ou disponibilizar uma ferramenta para cada aspecto de nossas vidas. E quer saber de uma coisa? A Google está conseguindo!

Por favor não esqueça de compartilhar com os amigos. Nós agradecemos!

Tags: chrome, Google, Google Now, Google Voice

Você também vai gostar

Leia também!