Dicas e tutoriais

Como fazer backup no Windows Vista

Você já imaginou se, de uma hora para outra, todo o conteúdo do seu disco rígido desaparecesse? Parece pesadelo? Pois isso não é uma coisa tão improvável. Um simples vírus de computador pode causar este tipo de estrago. Além disso, apesar dos discos rígidos estarem mais confiáveis do que nunca, eles também podem falhar. E, se isto acontecer, grande parte dos arquivos armazenados no disco estarão perdidos. A possibilidade de ter que reinstalar todos os programas na máquina já assusta, mas o problema maior é a perda dos arquivos pessoais, que não podem ser recuperados com uma simples reinstalação. Como podemos nos prevenir contra esta catástrofe? Simples: Fazendo um “Backup” de nossos arquivos.

O processo de “Backup” consiste simplesmente de copiar arquivos de um meio de armazenamento (HD, CD-ROM) para outro (Disquete, Zip drive, outro HD, CD-R, DVD-R, etc) de modo que, se houver falha no primeiro, a informação esteja segura no segundo meio utilizado. Desta forma, se um vírus contaminar seu micro e apagar todos os arquivos, você conseguirá recuperá-los através da restauração do Backup.

Infelizmente, a maioria das pessoas só se lembra do Backup quando já é tarde demais. Todo usuário precavido deve fazer Backup periódico de seus arquivos. Inclusive porque esta tarefa é facilitada por vários programas. A Microsoft decidiu facilitar ao máximo a realização de backup no Windows Vista. Mesmo o usuário leigo não terá dificuldades para realizar o Backup. Siga os passos:

1 – Entre no Painel de Controle e no item Sistema e Manutenção clique em “Fazer backup do computador”. Vai aparecer a seguinte janela:

Backup: Figura 1
Backup: Figura 1

2 – Como você quer apenas um Backup de arquivos pessoais de seu micro, clique no botão “Fazer backup de arquivos”. Depois da confirmação do controle de conta do usuário, vai aparecer a janela onde você escolhe onde quer gravar o arquivo de backup:

Backup: Figura 2
Backup: Figura 2

3 – Agora você escolhe quais os arquivos que estarão incluídos no backup. Note que são apenas os seus arquivos pessoais. Não serão incluídos arquivos de sistema, executáveis etc. (Isto pode ser um problema – veja na conclusão deste artigo!)

Backup: Figura 3
Backup: Figura 3

4 – Se o programa está sendo executado pela primeira vez, será criada uma “configuração padrão” de backup onde, além dos tipos de arquivos que serão incluídos no backup, também ficará armazenada a freqüência com que será feito o procedimento de forma automática. Podemos alterar a configuração de freqüência na janela seguinte:

Backup: Figura 4
Backup: Figura 4

5 – Finalmente o backup se inicia:

Backup: Figura 5
Backup: Figura 5

Se desejarmos alterar as configurações de backup, basta entrar no Painel de Controle e no item Sistema e Manutenção clique em “Fazer backup do computador”. Notem que na janela de backup aparece uma opção (em azul) “Alterar Configurações” que nos leva a uma outra janela onde podemos alterar as configurações de backup:

Backup: Figura 6
Backup: Figura 6

Restauração

A restauração do Backup não é tão automatizada quanto o backup. Quando clicamos na opção Restaurar arquivos na figura 1 ela se inicia com o:

Passo 1 – Escolhemos qual o arquivo de backup a ser restaurado. O último a ser realizado ou algum anterior:

Backup: Figura 7
Backup: Figura 7

Passo 2 – Selecionamos quais os arquivos que desejamos restaurar. Basta clicar nos botões Adicionar arquivos… ou Adicionar pastas… (na figura 8) para podermos entrar na janela de seleção da figura 9:

Backup: Figura 8
Backup: Figura 8
Backup: Figura 9
Backup: Figura 9

Passo 3 – Com os arquivos desejados já selecionados (figura 10) basta escolher onde restaurar os arquivos: ou no local original ou num local específico (figura 11).

Backup: Figura 10
Backup: Figura 10
Backup: Figura 11
Backup: Figura 11

Conclusão

O programa de backup e restauração do Windows Vista é, de longe, o mais simples para o usuário leigo que já vi a Microsoft fazer! Mas, para um usuário mais avançado, ele peca num ponto MUITO importante: Não permite que o usuário saiba QUAIS são os programas incluídos no arquivo de backup! Será que marcando as caixas da figura 3, todos os meus documentos serão gravados? Será que um documento “escondido” em uma pasta de sistema será incluído no backup? E se eu possuir algum programa executável que baixei da internet e desejo fazer backup? Simplesmente não dá para saber estas respostas! (Aliás, eu fiz um teste e ele NÃO fez backup de um executável que eu baixei da internet e coloquei no Desktop!)

Acho que para grande parte dos usuários o backup poderá ser útil, principalmente pela facilidade e automatização. Mas os usuários mais avançados ainda vão precisar recorrer a soluções de terceiros ou ainda a programas que fazem “imagem”.

Tags: Microsoft, Segurança, Windows, Windows Vista

Você também vai gostar

Leia também!