Games

A Microsoft e os jogos para Windows

Que a Microsoft meio que “abandonou” o seu principal produto, o Windows, como principal plataforma para os gamers todo mundo já sabe. O carro-chefe da empresa para os jogadores é o Xbox 360. Porém, apesar disso, a companhia permanece afirmando que continua investindo nos jogos para Windows. Essa semana a empresa destacou dois novos executivos para comandar a sua plataforma Games for Windows, que conta com vários títulos de peso, como GTA IV e Crysis Warhead.

gtaiv5

Apesar de todos esses ditos investimentos, os dois próximos títulos da Microsoft não serão para Windows, mas sim exclusivos do 360. Entre eles encontra-se Halo Wars, último título da Ensemble Studios, que foi dissolvida pela Microsoft no ano passado sob a justificativa de que a empresa só estava gerando prejuízos, mesmo ela tendo sido a responsável pela criação e desenvolvimento de uma das séries de maior sucesso de todos os tempos: Age of Empires (que apesar de ter o desenvolvedor fechado, não será esquecida pela empresa). Isso acaba mostrando que talvez o comprometimento da Microsoft pelos jogos para Windows seja menor do que parece, já que ela fechou um de seus estúdios mais comprometidos com o Windows.

Como sempre a desculpa para justificar a falta de jogos para PC é a pirataria que afeta o Windows, o que gera a criação de sistemas complexos anti-pirataria, que ultimamente mais tem atrapalhado quem compra original do que os piratas. Um exemplo é o caso de Gears of War, cujas versões originais pararam de funcionar ontem pois os certificados venceram, e só é possível jogar com os mágicos workarounds, ponto positivo para a Epic. Mas mais uma vez essa desculpa é provada falsa por um jogo da Valve, Left 4 Dead está desde o lançamento entre os dez jogos mais vendidos. O segredo? Provavelmente o Steam.

steam_logo_whiteApesar de todo esse falso investimento da Microsoft no Windows como plataforma de jogos, seus produtos continuam sendo padrão na indústria. O DirectX ainda domina o mercado de APIs gráficas. Uma pena a falta de padrão de desenvolvimento do OpenGL, que acaba fazendo com que suas dezenas de diferentes implementações façam com que ele não possa concorrer de frente com o DirectX. Mas isso é assunto para outra coluna… Talvez a da semana que vem….

Tags: Jogos, Microsoft, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!