Veja mais notícias

A Microsoft e os jogos para Windows

87 Comentários

Que a Microsoft meio que “abandonou” o seu principal produto, o Windows, como principal plataforma para os gamers todo mundo já sabe. O carro-chefe da empresa para os jogadores é o Xbox 360. Porém, apesar disso, a companhia permanece afirmando que continua investindo nos jogos para Windows. Essa semana a empresa destacou dois novos executivos para comandar a sua plataforma Games for Windows, que conta com vários títulos de peso, como GTA IV e Crysis Warhead.

gtaiv5

Apesar de todos esses ditos investimentos, os dois próximos títulos da Microsoft não serão para Windows, mas sim exclusivos do 360. Entre eles encontra-se Halo Wars, último título da Ensemble Studios, que foi dissolvida pela Microsoft no ano passado sob a justificativa de que a empresa só estava gerando prejuízos, mesmo ela tendo sido a responsável pela criação e desenvolvimento de uma das séries de maior sucesso de todos os tempos: Age of Empires (que apesar de ter o desenvolvedor fechado, não será esquecida pela empresa). Isso acaba mostrando que talvez o comprometimento da Microsoft pelos jogos para Windows seja menor do que parece, já que ela fechou um de seus estúdios mais comprometidos com o Windows.

Como sempre a desculpa para justificar a falta de jogos para PC é a pirataria que afeta o Windows, o que gera a criação de sistemas complexos anti-pirataria, que ultimamente mais tem atrapalhado quem compra original do que os piratas. Um exemplo é o caso de Gears of War, cujas versões originais pararam de funcionar ontem pois os certificados venceram, e só é possível jogar com os mágicos workarounds, ponto positivo para a Epic. Mas mais uma vez essa desculpa é provada falsa por um jogo da Valve, Left 4 Dead está desde o lançamento entre os dez jogos mais vendidos. O segredo? Provavelmente o Steam.

steam_logo_whiteApesar de todo esse falso investimento da Microsoft no Windows como plataforma de jogos, seus produtos continuam sendo padrão na indústria. O DirectX ainda domina o mercado de APIs gráficas. Uma pena a falta de padrão de desenvolvimento do OpenGL, que acaba fazendo com que suas dezenas de diferentes implementações façam com que ele não possa concorrer de frente com o DirectX. Mas isso é assunto para outra coluna… Talvez a da semana que vem….

sobre o autor
"Texto escrito por um leitor. Deseja colaborar também? Envie um e-mail para pauta@guiadopc.com.br."
  • lucas

    concordo. Muito bom.

    Usando Nokia Web Browser Nokia Web Browser em Nokia Series60 Nokia Series60
  • Gun'ss

    deveria ter mais jogos com OpenGL… MS realmente esta abandonando os Games for Windows

    Usando Google Chrome 1.0.154.43 Google Chrome 1.0.154.43 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      OpenGL é muito bom, é usado pela indústria de cinema fortemente, tem grandes colaboradores: http://www.khronos.org/about/
      mas deveriam dar mais atenção pra pra games. Padronizar, criar grupos de trabalho, criar ferramentas livres. Do jeito que tá fica inviável competir com o DirectX. Ainda mais com o grande (gigante) lobby da Microsoft.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    Para falar a verdade, não tenho nenhum jogo da Microsoft aqui no meu PC. Se ela quiser abandonar o Windows no que diz respeito a jogos, para mim não fará diferença. :P

    O Windows continua forte com outras grandes produtora de games.

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • Rafael C. S.

    Acho que a adoção do OpenGL poderia tornar os jogos da plataforma PC em geral muito mais atrativos, pois do ponto de vista dos desenvolvedores há maior flexibilidade de uso em múltiplas plataformas (maior e mais ágil portabilidade), além de uma qualidade superior à do (já ultrapassado) DirectX (atualiza ele logo, Microsoft!!), o que do ponto de vista do consumidor pode resultar em maior fidelidade do jogo independente da plataforma utilizada e gráficos ainda mais estonteantes nos futuros jogos.

    []'s

    Usando Safari 3.2.1 Safari 3.2.1 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Falando em atualizar o DirectX, já perceberam q sempre a versão mais nova do DirectX só é compatível com o sistema mais novos deles? Ou seja, quem não comprar um novo Windows leva um pé na bunda.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
  • Joao

    A M$ diz estar investindo na Games for Windows; Mas cadê as novidades? Nada. Só pensam no Xbox. Tudo bem que o Games for Windows tem títulos de peso(GTA IV, Fallout 3, Gears of War), mas do que importa, se não evoluem e criam algo melhor?

    Usando Google Chrome 1.0.154.43 Google Chrome 1.0.154.43 em Windows XP Windows XP
  • jackson

    ha e eu sei o porque da microsoft estar dando mais atençao ao 360. se vc for jogar online tem q pagar uma taxa anual se nao me engano em torno 56 doletas por ano e dependendo do jogo ainda tem mais uma separada pra usar os servidores,agora multiplica isso pela base instaladas q eles tem e vcs descobrirao o porque da atençao dada para o 360. ah esqueci de mencionar q quando cv vai baixar conteudo extra sao os olhos da cara,e ela (microsoft)cobra por tudo. na minha opiniao os donos de 360 sao os maiores trouxas q existem na face da terra q pagam por tudo,ate pra jogar online,e enquanto permanecer assim a microsoft vai continuar enchendo seus cofres e continuar a nao respeitar seus usarios q qualquer coisinha q fizer e banido sem nenhum aviso previo.fui

    Usando Google Chrome 1.0.154.46 Google Chrome 1.0.154.46 em Windows XP Windows XP
    • Renan Rodrigues

      Existe uma versão gratis para jogar pela net, só que ela é limitada.

      Existe a versão Sliver: De graça e limitada.

      E a versão Gold: 70 dólares por ano e ilimitada.

      Mas não é só a M$ que cobra não, a sony e a Nintendo tbm.

      Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
      • Renan Rodrigues

        Ah sim. A nintendo e a sony não cobram para vc acessar e jogar pela net, mas combram pela grande maioria dos downloads

        Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
        • Joao

          É, mas a Nintendo Wi-Fi connection e a PSN não cobram por jogar online, já a LIVE sim. Se a gente já tem que pagar pra jogar online, que ele s pelo menos abaixassem o preço dos produtos na LIVE marketplace.

          Usando Google Chrome 1.0.154.46 Google Chrome 1.0.154.46 em Windows XP Windows XP
    • Ralph

      Amigo não julgue se você não conhece.Prefiro mil vezes pagar em torno de 10 reais por mes na XboxLive que é extremamente util e divertida do que não pagar nada e ter uma PSN cheia de lags e afins.Não existe isso que voce falou de pagar pra usar servidor de alguns jogos e esse conteudo adicional são como o propio nome ja diz extras que não mudam em nada o jogo original,ou seja, paga quem quer!

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • http://www.gtabrteam.blogspot.com/ Julio Cézar

    Realmente e isso é uma pena.

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows 7 Windows 7
  • Eduardo Lemos

    Segredo não é o steam, é o precinho justo, pq l4d non-steam tem aos montes por ae.

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

      Eu quero dizer a facilidade de compra. O preço é o mesmo de todos os outros jogos do mesmo nível….

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • Joao

    Mas em compesnação o Steam vende jogos a um preço bem mais em conta do que vocÊ ir na loja e comprar, além de ter a comodidade de ter o jogo direto no PC. xP

    Usando Google Chrome 1.0.154.46 Google Chrome 1.0.154.46 em Windows XP Windows XP
    • Renan

      O única problema do steam é o download dos jogos para quem tem internet lenta igual a minha. Afinal, como alguem com uma internet de 100Kbps vai baixar 6 GB de jogo demo? Imagine então a versão completa!! 10, 15 gigas??

      Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
  • João Paulo Ar

    hum…

    nunca soube por que só existe o Directx.

    o linux usa Directx? e o Mac?

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

      Linux e Mac não tem DirectX, ele é exclusivo do Windows. Eles usam, principalmente, o OpenGL.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
      • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

        Vamos ressaltar que o DirectX é exclusivo do Windows por questões óbvias. DirectX é da Microsoft e eles não vão lançar pra outro sistema se isso prejudicar suas estratégias comerciais em relação ao Windows.

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
      • Paulo Ricardo

        Lembrando que, muito embora o foco seja no OpenGL, iniciativas como o Wine/Cedega/CrossOver tornam, de pouco em pouco, o DirectX cada vez mais compatível no Linux e/ou Mac.

        Usando Minefield 3.2a1pre Minefield 3.2a1pre em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Wine/Cedega/CrossOver são paliativos. O ideal seria ter um padrão universal mesmo.

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • Paulo Ricardo

          Nunca deixei de concordar… :P

          Usando Minefield 3.2a1pre Minefield 3.2a1pre em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • http://brinformatica.org Willian Rosa

    Pessoal, jogos para computadores é uma coisa bem complexa de se tratar, porém, nada muito compricado quando falamos do serviço Steam. Porém, agora com meu XBox 360, não quero mais saber de jogos no computador nunca mais! A Microsoft deve se dedicar no que é boa, desenvolvedora de sistemas operacionais e softwares derivados.

    Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
  • Joao

    Já em matéria de hardware, a M$ é um lixo.

    Usando Safari 3.1.1 Safari 3.1.1 em iPod iOS 2.2.1 iPod iOS 2.2.1
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Eu não acho :-P

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
      • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

        Eu também não.

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
        • Paulo Ricardo

          Nem eu. :)

          Usando Minefield 3.2a1pre Minefield 3.2a1pre em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
        • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

          Também não acho. :P

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • http://www.guiadopc.com.br/ Giulio Ribas

          Eu também não acho não. Pelo contrário, aliás…

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
        • Joao

          Eu acho. Lembrem do RROD (3 luzes vermelhas) do X360 :P

          Usando Google Chrome 1.0.154.46 Google Chrome 1.0.154.46 em Windows XP Windows XP
    • Rafael C. S.

      Acho exatamente o contrário, afinal, apesar do nomes quilométricos de seus produtos, ela produz muitos mouses, teclado e derivados do que sistemas operacionais, jogos e MP3 players (sim, nem em hardware ela é perfeitamente boa), se você considera o Windows como "o referencial" dos Sistemas Operacionais só posso lamentar, pois nunca deve ter tido o gostinho de um Sistema realmente competente e amigável (aka Unix). Sem querer gerar discussões, é apenas a minha opinião, mas acho que a Microsoft deve repensar todos os objetivos de todos os seus setores para então poder demonstrar maior qualidade em cada um deles (poderia começar cortando alguns títulos de produtos, não é Sr. Wireless Notebook Optical Mouse 3000 Slate*??).

      *apenas um exemplo do cátalogo Microsoft de nomes quilométricos:
      http://store.microsoft.com/microsoft/hardware/cat

      []'s

      Usando Safari 3.2.1 Safari 3.2.1 em Windows Vista Windows Vista
      • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

        Cara, temos que aprender uma coisa. Vende? Vende. Dá dinheiro? Dá. Então tá ótimo.

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
        • DeathCrawler

          O velho capitalismo de sempre…:-)

          Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em GNU/Linux GNU/Linux
        • Rafael C. S.

          É com essa ideologia que empresas como a Microsoft levam muito mais críticas dos clientes do que qualquer outra empresa que relamente pense no cliente para obter seus lucros (aka Apple). :D

          Usando Safari 3.2.1 Safari 3.2.1 em Windows Vista Windows Vista
        • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

          Cara, os clientes podem reclamar o que quiserem, mas a empresa continua vendendo e ganhando dinheiro. Tá ótimo pra eles. Se alguém não gosta, use Linux ou outra coisa, a possibilidade de escolha existe.

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
        • Rafael C. S.

          A livre escolha existe, mas se a empresa quiser realmente dominar a atenção de todos os clientes do setor, tem muito no que melhorar ainda. Não quero dizer que ela engana a todos e que apenas os "bestas" se mantém fiéis a ela, mas existem milhares de soluções alternativas à dela que tem um potencial anos-luz à frente das da Micro$oft.

          Usando Safari 3.2.1 Safari 3.2.1 em Windows Vista Windows Vista
      • Joao

        "…se você considera o Windows como “o referencial” dos Sistemas Operacionais só posso lamentar, pois nunca deve ter tido o gostinho de um Sistema realmente competente e amigável (aka Unix). "

        Sim, já usei Linux( O velho e bom Kurumin :P ) e sei muito bem o que é UNIX. Além disso, eu uso o Mac OS X como referência de sistemas operacionais.

        Mas, nem venha me dizer que um Mouse da Micro$oft vai ter a mesma qualidade e tecnologia que um G9 Laser Mouse da Logitech.

        Usando Google Chrome 1.0.154.46 Google Chrome 1.0.154.46 em Windows XP Windows XP
        • Rafael C. S.

          Foi exatamente por isso que disse que nem mesmo no hardware, setor que eu considero ser o "menos pior" da Micro$oft, ela consegue manter uma qualidade superior à do resto do mercado. Em outras palavras: ela acaba se tornando apenas mais uma. Grande? Sim, ela é enorme, mas conseguiu isso inflando o mercado com taxas e mais taxas de produtos caros que ela dita à todos como sendo "os deuses" para as suas tarefas, além de comprar mais e mais empresas com o seu dinheirinho (apesar que com a crise ela já foi obrigada a demitir vários mil, o que outras empresas conseguiram evitar se mantendo com uma boa força no mercado pensando no que agrada ao clientes, e não na nova bartinha tecnológica que pode fazê-los gastar milhares). :D Capiche?

          Usando Safari 3.2.1 Safari 3.2.1 em Windows Vista Windows Vista
        • Rafael C. S.

          baratinha tecnologica* (aka inutilidade)

          Usando Safari 3.2.1 Safari 3.2.1 em Windows Vista Windows Vista
  • Eekthecat

    A pirataria vai "acabar" com os bons jogos para PC, grandes empressas estao deichando o PC de lado, ou para segundo ou terceiro plano.

    Os games que nessesitao de KEY online sao os que se salvao, como os MMORPG (WoW, Warhammer etc,) e os de tiro (CS, e outros), por que o infelis, ladrao, do pirata nao consegue a KEY, mais ainda assim tem ums #@&% que fasem server pirata.

    A MS estar abandonando os PC nao e nada novo, so ver o GTA4 que deichou os PC para ultimo plano, e outras empressas irao serguir esse mesmo rumo.

    Os "espertinhos" vao ficar na mao, e muitos irao pagar por eles (como eu) mas se vc e fan de games, e bom acostumar com a ideia de ver os seus titulos favoritos sairem para os Video Games e depois de um bom tempo para o PC, ou compre um Video Game :(

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows Vista Windows Vista
    • Rafael C. S.

      Acho que nem os que requem o tal de "KEY online" irão se manter. Já vi vários jogos desse tipo rodando ilegalmente de qualquer forma. :(

      Usando Safari 3.2.1 Safari 3.2.1 em Windows Vista Windows Vista
      • Renan

        Se vc procurar no próprio Google mesmo, vc acha milhares de resultados. Eu mesmo conheçe um cara que tem CS pirata

        Usando Opera 9.63 Opera 9.63 em Windows XP Windows XP
  • Buka

    Ate parece que ninguem conhece a microsoft, o lema dela sempre foi e sempre vai ser, fale bem ou fale mal mas usem nossos produtos, Bill Gates sempre uso isso em relação a Apple, os produtos da Apple sempre foi melhor, mas os da microsoft vende mais, isso é o que importa no meio corporativo o que da mais lucro e não o que é melhor

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
  • Buka

    Acho esse blog otimo, nos temos os responsaveis do blog em cima do muro que não vanglorizam ninguem e falam mal de todas as partes, e usam todos os sistemas possiveis para ter varias opções, essa é a ideia

    O problema são os leitores que sempre chegam falam mal da microsoft usando o windows.

    Se querem acabar com a monopolização de uma empresa, a primeira atitude seria parar de usar os produtos dela, mas parece que ate usuarios de linux são dependentes de produtos da microsoft, e ainda falam mal

    Isso so prova que o linux ainda continua para tras do windows em termos de software e ainda me chega um e fala que tudo que voce acha no linux acha no windows, então use o linux e deixe o windows de lado

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    • Rafael C. S.

      Não generalize, Buka. Hoje em dia, querendo ou não, todos nós estamos usando algum produto da Microsoft (direta ou indiretamente), seja na forma do seus Sistemas Operacionais em PCs, seja a sua suite de aplicativos de escritório, sejam as suas ferramentas de criação de conteúdo virtual ou acessando servidores onlines baseados em seus sistemas para tais. A questão não é fugir da empresa por não gostar da forma como ela anda levando os seus negócios, pois isso não diminuiria de forma significativa monopólio da gigante de Redmond para que ela finalmente parasse e refletisse na sua estratégia de serviços direcionados aos clientes finais, mudando finalmente a forma como trata os serviços que leva à eles (e a forma como os trata em si). Acredito que o ideal é sim exigir que a empresa mude mostrando a ela diretamente que a sua estratégia atual não é competente se ela quiser se manter com algum parâmetro de qualidade para os seus clientes, pois é dessa forma que as empresas fidelizam clientes e lucram muito mais com eles. Veja o exemplo de Nokia X Apple (fora do ramo de software, eu sei), ambas atuam na venda de smartphones internacionalmente, mas a Apple embarca 25 vezes menos aparelhos do que a Nokia, que por sua vez lucra 2 vezes menos que a Apple (fonte: http://applemania.info/?p=3099 ). Qual a diferença entre elas? Quando o consumidor pensa em um smartphones de qualidade e em grande aceitação por todo o mercado, o que vem a sua cabeça é o iPhone 3G e não o Nokia 95 no momento (apenas um pequeno exemplo). Entende o que quero dizer? Se quiser realmente lucrar de uma forma mais vantajosa e consistente (do que apenas meter o produto na cara do cliente dizendo: "este é o que todos estão usando"), deve-se procurar agradar ao cliente da melhor forma possível, e não apenas buscar alguma forma de arrancar dele mais alguns centavos.

      []'s

      Usando Safari 3.2.1 Safari 3.2.1 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Primeiro o monopólio do setor doméstico é por questões históricas, do tempo que não tinha um padrão de hardware, no tempo q a gigante IBM precisava de um SO e encontrou a pequena Microsot e fez dela o sistema do "IBM PC" q logo veio se tornar padrão. Tudo começou aí.

      Depois essa história de "Linux não tem software" não faz sentido. A maioria das pessoas não precisam dos programas específicos que o Windows tem (pq é o sistema q domina no segmento doméstico) como AutoCAD, pacotes de Design e games (por acaso todo mundo joga?).

      E ainda tem o fator psicológico. Usuário comum tem medo de mudanças. Ainda tem o problema da pirataria que beneficia o Windows[1]. Se aqui no Brasil, por exemplo, não tivesse pirataria o sistema padrão com certeza seria o Linux.

      Mas o pessoal critica a Microsoft não pelo seus produtos. Uns até criticam mas não tem fundamento. O problema é a situação que o monopólio da empresa de Redmond gera. Pra ter uma idéia leia aqui :-p http://www.inf.ufsc.br/~guii/linux

      [1] http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      E parem de dizer "amém" pra tudo qto é empresa privada só pq vcs gostam do produto delas.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
      • Buka

        E para de dizer amen ao software livre so por que gostao dos produtos deles

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Software livre não é uma empresa privada, nem uma instituição, é simplesmente um modelo de desenvolvimento e no presente momento até um modelo de negócio [1]

          Não digo amém pra tudo no desenvolvimento livre, mas existem situações que o modelo aberto é obrigatório pra benefício geral.

          [1] – http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042008/2

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
  • http://www.guiadopc.com.br Mário Zunino

    Como que eu vou ter liberdade se eu não posso optar por um software proprietário?

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Vista Windows Vista
  • http://oiniciodofim.brogui.com/ FelipeBZ

    huahuahuahhuahuhaha

    Bizarro.

    Liberdade condicional é? Ah, seu Windows 7 e nem seu Internet Explorer 8 são open-source.

    (Nada contra softwares proprietários, é só sobre o comentário do colega.)

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 Ubuntu 8.10
    • Anderson

      Jura que IE8 e Windows 7 são proprietários? :D

      Leia meu comentário abaixo e entendam esse de cima…

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Joao

        Enão nem venha me dizer que IE8 e Windows 7 são da Canonical. :P

        Usando Google Chrome 1.0.154.48 Google Chrome 1.0.154.48 em Windows XP Windows XP
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    É algo contraditório dizer q é liberdade escolher algo que não dá liberdade e te deixa dependente.

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
  • Buka

    Para min liberdade é usar o que eu quero e não por que ele é proprietario ou livre,

    Ou por exemplo falar mal de um software so por que a estrategia comercial do desenvolvedor é ruim é ilogico

    não uso o mozilla firefox por que ele é livre uso por que ele me agrada mais, e eu uso o nero não por ele ser proprietario e sim por que me agrada mais

    Muitas pessoas falam de codigo livre e software proprietario, mas a maioria mal sabe ler o codigo do sistema, é besteira exigir o codigo se não vai ler.

    Para os usuario de software livre parece que todos usuario pega o codigo para ler e melhorar, é totalmente minoria e sem noção fica falando mal de um software so por que ele não libera o codigo

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      <cite>"Ou por exemplo falar mal de um software so por que a estrategia comercial do desenvolvedor é ruim é ilogico"</cite>

      Claro q é ilógico, tanto é ilógico q ninguém falou nisso.

      <cite>"Muitas pessoas falam de codigo livre e software proprietario, mas a maioria mal sabe ler o codigo do sistema, é besteira exigir o codigo se não vai ler.

      Para os usuario de software livre parece que todos usuario pega o codigo para ler e melhorar, é totalmente minoria e sem noção fica falando mal de um software so por que ele não libera o codigo"</cite>

      Mas quem reivindica não é pra ele ler (quem falou isso?), mas sim equipes ou fundações promoverem melhorias. O IE, por exemplo, antes do 7 tinha sido abandonado, sim, a equipe foi desfeita e ia ficar assim mesmo. Se fosse aberto a comunidade ia desenvolver, assim como faz com Firefox e outros softwares.

      Pra ter uma idéia:

      "algumas pessoas acham que a opção pelos sistemas abertos é ideológica; estão completamente enganados: é um modelo de negócios, matemático.

      empo de acesso ao mercado é algo vital em tempos de economia digital", afirmou o executivo à Reuters. No caso do sistema operacional Solaris, criado pela Sun, desde que ela decidiu abrir seus códigos-fonte para a comunidade, o ciclo de desenvolvimento caiu de 6 meses para 37 dias."
      http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042008/2

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Ah! corrigindo, eu tinha entendido "falar que um software é ruim…", agora li q é "falar mal de um software…"

      Então me referindo a isso não é ilógico coisa nenhuma. Ilógico, irracional e sem sentido é querer ficar dependente das estratégias comerciais de uma empresa privada em detrimento à convergência de desenvolvido e livre exploração. É um absurdo, é ilógico, é irracional e sem sentido defender a situação atual. E é contraditório e paradoxal dizer q é liberdade escolher algo qdo isso leva a dependência e a falta de escolhas, principalmente qdo se usa o pensamento "eu tenho a liberdade em não ter liberdade" e isso prejudica a todos.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
      • Buka

        Voce falou e falou mas a unica coisa que deu para tirar é que a microsoft so domina o mercado por que não tem uma opção viavel para substituir os seus produtos ou aos produtos que são usados em seus sistemas

        "E é contraditório e paradoxal dizer q é liberdade escolher algo qdo isso leva a dependência e a falta de escolhas"

        Então voce mesmo esta falando que o sistema que voce usa não é opção ao Windows

        Contraditorio é voce primeiro voce fala que a filosofia do software livre é bom para todos, depois voce fala que não tem escolhas ao produtos da microsoft.

        Primeiro falar em levar a dependecia é um absurdo, todo mundo usa o que quer ou que agrada mais, depois da falta de escolhas, voces mesmo falam que o linux é uma opção ao windows e fala que o linux substituem completamente o windows em tudo, deve ser por isso que o povo que fala mal do windows usa windows

        E pelo jeito que voce fala em ficar dependente dos produtos da microsoft, voce fala como se o sistema e empresa fosse um narcotico que a pessoa usa uma vez e fica dependente

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Nossa, vc não entendeu nada ou não quer entender.

          Vamos por partes, pra ficar bem explicadinho e simples de assimilar.

          Primeiro o monopólio da MS no setor doméstico é por questões históricas, do tempo que não tinha um padrão de hardware, no tempo q a gigante IBM precisava de um SO e encontrou a pequena Microsot e fez dela o sistema do “IBM PC” q logo veio se tornar padrão. Tudo começou aí.

          Depois essa história de “Linux não tem software” não faz sentido. A maioria das pessoas não precisam dos programas específicos que o Windows tem (pq é o sistema q domina no segmento doméstico) como AutoCAD, pacotes de Design e games (por acaso todo mundo joga?).

          Aí vem pq o produto da Microsoft gera dependência. Alguns empresas tem produtos específicos, elas só vão lançar pro Linux se tiver público, mas o público só vai usar Linux se tiver o produto. É um ciclo vicioso.

          Agora vem outra parte. O monopólio é no setor doméstico. P

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • Buka

          Volto a dizer é por isso que maioria das pessoas que criticam a microsoft e windows usam o windows

          E todo usuario linux fala, sempre que preciso de uma coisa avançada eu volto para o windows para usar um software especifico, so olhar os comentarios e o sistema que os usuario estao usando.

          "Aí vem pq o produto da Microsoft gera dependência. Alguns empresas tem produtos específicos, elas só vão lançar pro Linux se tiver público, mas o público só vai usar Linux se tiver o produto"

          Voce com essa afirmação so falou que o linux não vai para frente nunca, por que as empresas não desenvolvem para linux por que não publico (logo mostra que linux é minoria)

          e com essa outra afirmação mostra o linux nunca vai para frente que o publico so vai usa linux se não tiver produto

          Acho que voce esta entrando em contradição

          Ainda continuo com minha opinião e continuo achando o linux inviavel por que o proprio usuario linux falou que as empresas não desenvolve para linux por que não vai ter retorno por falta de publico, isso não é muito matematico para min

          Se as empresas não derem a cara pra bater e desenvolver para linux ele nunca vai crescer e o monopolio vai continuar

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Não, o público específico que falei é, como o nome diz, um público específico. Quantas pessoas no mundo usam AutoCAD? Quantas precisam necessariamente de pacotes da Adobe? Como eu disse e repito, são usuários específicos! Usuários comuns, que são a absoluta maioria, Linux tem tudo que precisa.

          Que contradição é essa? Vc está com problemas de interpretação, está invertendo e inventando um monte de coisas como se eu tivesse dito.

          Gente como vc que não entendo, ao invés de apoiar pq todos seriam beneficiados gostam de torcer, defender e endeusar o produto de uma empresa privada. É um absurdo!

          E quer saber mais? Seria bom pra todos e mais ainda pro Brasil!

          A Microsoft é uma empresa privada estrangeira. Como toda empresa estrangeria manda seus lucros pra matriz. Se Linux fosse o padrão empresas brasileiras poderiam explorar. Nós poderiamos ganhar dinheiro e o Brasil poderia ser referência.

          Mas tem uns que preferem outra mesmo ficar dependente de uma empresa privada estrangeira…

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          (continuando pq apertei o botão sem querer…)

          Agora vem outra parte. O monopólio é no setor doméstico. Outros setores tem concorrência equilibrada, e pq acontece isso? Pq consumidor comum é o elo fraco da corrente. Está sujeito à pressão e jogos de mercado. Pessoas comuns não tem equipes de TI em casa. A mudança pra Linux é traumática pq são pessoas comuns, simplesmente por isso, e isso faz elas não mudarem. Mas isso gera consequências, as consequências que falei e q em momento nenhum vc contra-argumentou, somente negou e eu mesmo assim tô explicar com boa vontade.

          O problema é q muitas pessoas não entendem e/ou não querem entender que isso não é ideologia, é questão estratégica que afeta as suas próprias vidas. Parem hipnotizados e negam a existência de consequências. Negam até sem argumentação.

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Agora vamos a outra parte:

          <cite>"Então voce mesmo esta falando que o sistema que voce usa não é opção ao Windows

          Contraditorio é voce primeiro voce fala que a filosofia do software livre é bom para todos, depois voce fala que não tem escolhas ao produtos da microsoft."</cite>

          Está havendo algum problema de comunicação. Vc não leu direito ou não entendeu o que eu disse. Vc simplesmente inverteu tudo e inventou outras coisas O_O

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • buka

          Inventei? o Que? So Falar

          Consequencias realmente não vejo nenhuma, nem no uso do windows e nem do linux, voce so esta tentando usar argumento para falar que o linux é melhor que o windows usando muitos trechos de outros sites e blogs e eu so to usando a minha opinião e falando em cima do que voce esta me falando ou não? vai fala que estou inventando

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • Buka

          Pra min voce so falou que a filosofia do linux é melhor e não provou que o sistema é melhor

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Como, vc está dizendo q o sistema é ruim? q absurdo! A questão nem é se é bom ou ruim, tanto o Linux quando o Linux são bons, problema que estrategicamente o Linux é melhor.

          Se está afirmando que Linux é ruim, o ônus da prova cabe a quem acusa. Só deixo umas coisas pra pensar. Se Linux é ruim pq domina o setor de supercomputadores[1] e compete de igual pra igual com outros muitos sistemas no setor corporativo?

          Como eu disse, o ônus da prova cabe a quem acusa.

          [1] – http://www.top500.org/stats/list/32/osfam

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          corrigindo:

          "tanto o Windows quando o Linux são bons (…)"

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • Buka

          Se ele realmente é estrategicamente melhor, por que as empresas não muda para ele, se é melhor que se exploda microsoft, que exploda todo mundo

          Se realmente ele der o mesmo retorno ou melhor que os produtos da microsoft com certeza as empresas mudava para ele, ou nenhuma empresa intendem de negocios, se elas não mudam por que algum motivo tem, e na minha opinião a culpada não é a microsoft so isso

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Só me referi ao mercado doméstico. Empresas tem uma estrutura muito grande pra mudar, é caro. Mesmo assim a migração é forte. Eles tem equipes de TI justamente pra ver o custo/benefício.

          E inventou sim ou entendeu tudo errado. vc só falou absurdos e nem explicou pq da devoção pra manutenção da situação.

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Leia:

          "O Linux se rende ao mercado"
          http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042007/2

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
  • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

    tava me referindo a frase "Sejam livres! Escolham o que quiser…" :-P escolher o q quiser só é liberdade qdo isso não leva como consequência a falta de liberdade.

    Qto a softwares proprietários, nada contra :-)

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
    • Anderson

      Isso foi uma ironia… tentem interpretar emotions também!

      Guilherme, eu sei que você respeita a escolha de cada um, mas tbm conheço uns usuários linux que não merecem nem ter o nome citado que não respeita a decisão de ninguém. Essas pessoas querem que todos sejam livres, desde que usem software livre. Foi isso que quis dizer…

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Buka

    Não falei que o sistema é ruim, so falei que é inviavel usar um sistema, que quando mais se precisa dele eu sou obrigado a voltar para o windows so vou começar a defender a o linux e sua filosofia quando substituir completamente o windows e hoje ele não faz

    Lembrando-se que nos não usamos a filosofia do sistema e sim o sistema o linux na teoria pode ser melhor mas na pratica é outra historia

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      ah, então tá usando experiência pessoal pra fazer uma análise geral. Muito curiosos isso.

      Só falta agora argumentar, o q até agora não fez.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
  • Buka

    A sou to falando o que eu vi e o que acho, não o que eu vi alguem dizendo ou vi escrito numa pagina de internet, voce não conhece uma pessoa completamente se não conhecer ela pessoalmente, eu estou falando da minha expericencia que eu tenho nesse ramo, e como eu vejo o mercado hoje, cada um tem a visao diferente das coisas, eu coloco a minha opinião nas minhas experiencias

    Eu pensei que estava argumentando com alghuem com experiencias na area que tem vivencia suficiente me dar uam opinião pessoal e não não falar o que os outros acham

    Ainda continuo sem intender que parte do que eu falei que eu menti?

    So falei o que eu achei do que voce falou nada mais

    to indo nessa, so estou falando com um afixionado em tecnologia e não um profissional da area

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
    • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

      Não se faz análise com base em experiências próprias e sim experiências gerais e usando métodos imparciais. Senão vai cair no erro de muitos que afirmam que o Windows Vista é ruim pq no PCs delas não rodou bem ou não se acostumaram com alguma coisa.

      Pra ter uma idéia sobre quão estratégico Linux e software livre é pro setor tecnológico veja isso:
      http://video.google.com/videoplay?docid=-37954729
      O governo brasileiro passou de mero contratador pra desenvolvedor de soluções tecnológicas.

      É estranho alguém que se diz profissional não querer isso. Como falei anteriormente, a Microsoft é uma empresa privada estrangeira. Como toda empresa estrangeria manda seus lucros pra matriz. Se Linux fosse o padrão empresas brasileiras poderiam explorar. Nós poderiamos ganhar dinheiro e o Brasil poderia ser referência.

      E não é bom apenas pro setor de desenvolvimento, é tbm pro de serviços.

      Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
      • Buka

        Parei de discutir to sentido que voce não esta respeitando a minha opinião e esta apelando, eu apenas estou argumetando e falando o que acho, pelo que me parece todos os usuarios linux sçao ignorantes desse jeito, voces acham que vao chega a algum lugar assim?

        Por isso que linux é minoria e a microsoft lidera quase todos os setores

        Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows XP Windows XP
        • http://www.inf.ufsc.br/~guii Guilherme Mac

          Eu respeito opinião, mas até agora vc não falou pq é melhor o segmento doméstico ficar dependente das estratégias comerciais de uma única empresa privada estrangeira em detrimento de todos os benefícios que falei, gerando concorrência e desenvolvimento convergente, gerando empreendedorismo e opções de escolhas e dando oportunidades principalmente pro Brasil em desenvolvimento tecnológico e serviços.

          Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Ubuntu 8.10 x64 Ubuntu 8.10 x64
        • Paulo Ricardo

          Muito interessante. Parece até que você estudou isso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceticismo#Pseudo-cet

          Simplesmente inverteu toda a discussão como se você estivesse com a razão, o que é totalmente improvável, visto que você sequer apresentou argumentos e sequer demonstrou conhecimento no que diz.

          Quer uma dica? Conheça ambos modelos de desenvolvimento (livre/proprietário) antes de falar – sem pensar – sobre os mesmos. E por favor, não se divida entre Windows e Linux. Com este flamewar barato você só assina a identidade de troll.

          Sim, você vai me chamar de outro usuário Linux ignorante. Não precisa nem dizer.

          Quer saber minha opinião? Você parou de discutir porque não tem argumento algum. Não respeitar sua opinião é uma desculpa MUITO esfarrapada, até mesmo porque quem demonstra não estar respeitando a opinião alheia é você mesmo. E pior: desviando o assunto incitando flamewar.

          Tenho dito.

          Usando Minefield 3.2a1pre Minefield 3.2a1pre em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • jackson

    e ainda tem gente q apoia essas cobranças de taxas extras. enquanto existirem pessoas assim empresas como MICROSOFT,ROCKSTAR e ELETRONICS ARTS vao continuar desrespeitando seus usuarios. fui.

    Usando Google Chrome 1.0.154.46 Google Chrome 1.0.154.46 em Windows XP Windows XP
  • DeathCrawler

    Eita, o pessoal desvia TOTALMENTE do assunto principal e chega outro comédia e fica falando coisas que não tem nada a ver.

    É incrível como às pessoas tem a capacidade de se desviar do assunto tão facilmente…

    Usando Firefox 3.0.3 Firefox 3.0.3 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Duann Alexandre

    …Só voltando ao assundo da plataforma pc x console,
    Acho que a maior vantagem do console hoje é o fato de não,
    precisar gastar uma fortuna com equipamentos, caso do pc
    hoje em dia….

    Praticamente para cada jogo que sai para pc, é uma configuração
    nova que se precisa.

    Fora o fato de que novas placas e processadores saem a cada mes.

    Para se poder jogar no pc hoje em dia, digo, rodando os jogos ao
    extremo, tem que ter um dinheiro bom pra investir em equipamentos,
    coisa que no console, com 360 ou ps3 não é tão necessario.

    Não estou à defender os consoles, até por que uso o computador para
    jogo, e prefiro jogar com mouse e teclado do que controle.
    Porém essa é minha opnião como player.

    Usando Firefox 3.0.5 Firefox 3.0.5 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
  • DeathCrawler

    hehehe

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em GNU/Linux GNU/Linux
  • ozzy

    pena

    Usando Google Chrome 12.0.742.112 Google Chrome 12.0.742.112 em Windows 7 Windows 7
  • Juliane

    Não que o Linux seja ruim, mas como a grande maioria dos usuarios são acostumados com o Windows e se acomodaram a seguir esse padrão, acho quase que impossivel o Linux conseguir um espaço tão grande quanto a Microsoft no mercado. Vocês, pessoas alternativas e até mesmo sistematicas que procuram estabelecer algo não so em favor a sua comodidade, mas pesando tambem na economia no geral estão de parabéns, principalmente por tentar mostrar para os usuarios “padrões” tais opnioes. Em contrapartida o Windows oferece facilidade, pois a maioria ja tem conhecimento para manuseá-lo, enquanto que o Linux a maioria nem sabe que existe rs…
    Abraço…

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Juliane

    Quanto aos jogos, concordo com voce Duann. Poder rodar bons jogos em um PC requer um bom investimento, em torno de uns cinco mil reais para um PC bem potente. Enquanto que voce pode pagar 1.200 em um Xbox 360 e se divertir bastante.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP