Depois de anos sofrendo processos antitruste na Europa, Microsoft e União Europeia finalmente chegaram a um acordo sobre o caso do navegador Internet Explorer vir embarcado no Windows. A Microsoft inicialmente propôs lançar versões diferenciadas do Windows 7 na Europa, o Windows 7 E, que viria sem nenhum navegador instalado, ideia não muito bem recebida pela Comissão Europeia. Mas finalmente, depois de várias discussões, ficou decidido assim: Uma tela de escolha com os principais navegadores do mercado aparecerá para os usuários europeus.

No final da semana passada a Microsoft detalhou com tudo deve acontecer. A partir do dia 1º de março, uma atualização para os Windows XP, Vista e 7 será distribuída para todos os usuários europeus e mostrará uma janela de escolha do navegador a ser instalado e definido como padrão. Serão exibidos, aleatoriamente, os cinco navegadores mais conhecidos — Internet Explorer, Firefox, Chrome, Opera e Safari. Além desses, rolando a página, outros browsers aparecerão também de forma aleatória. A lista de navegadores será atualizada a cada seis meses.

A atualização, enviada através do Windows Update, só afetará os usuários que tiverem o Internet Explorer instalado e definido como navegador padrão. Nesse caso, o ícone do IE será removido da barra de tarefas do Windows, e um atalho para a tela de escolha do navegador será adicionado na área de trabalho. No caso das licenças OEM, os revendedores poderão remover o Internet Explorer e trazer um navegador de preferência pré-instalado.
Atualmente o Internet Explorer lidera o ranking dos navegadores mais usados na Europa, com 45% do mercado, seguido de perto pela Mozilla e seu Firefox, com 39%. Chrome, Opera e Safari aparecem depois, com 6,38%, 4,32% e 3,65% respectivamente. Os dados são da StatCounter, referentes ao mês de janeiro.
Fonte: ZDNet.