Notícias

McAfee detecta falso-positivo em arquivo do Windows

Logo da McAfee

Você usa o antivírus McAfee e o seu Windows XP, do nada, começou a apresentar problemas para iniciar? Calma, ao contrário do que muitos imaginaram, dessa vez a culpa não é do sistema da Microsoft, mas sim do antivírus.

A McAfee liberou, ontem pela manhã, uma atualização problemática para o banco de dados de vírus para o programa antivírus da empresa, que está detectando uma ameaça conhecida como W32/wecorl.a no svchost.exe, um arquivo legítimo do Windows e essencial para que o sistema inicie e funcione corretamente.

O vírus é, na verdade, um falso-positivo detectado pelo antivírus.

Logo da McAfee

O problema ocorre em máquinas que estão executando o Windows XP Service Pack 3 com a definição de vírus número 5958 da McAfee. O programa que deveria proteger o Windows de ameaças, remove o arquivo importe do sistema. O Windows, por sua vez, é reiniciado instantaneamente.

A companhia responsável pelo antivírus já reconheceu a falha e deu instruções para quem foi afetado pelo problema (em inglês).

O update problemático do antivírus, obviamente, foi removido e um novo foi disponibilizado logo em seguida. A atualização número 5959 é idêntica a anterior, mas com o problema resolvido.

Grandes clientes, como a Intel, também foram afetadas pelo problema. Não se tem ainda uma estimativa de quantos computadores foram atingidos pela atualização defeituosa do McAfee.

Essa não é a primeira e nem será a última vez que um antivírus detecta vírus em um arquivo do Windows. No fim de 2008, o AVG encontrou uma ameaça em uma DLL legítima do sistema.

Fonte: Ars Technica.

Tags: Segurança, Windows

Você também vai gostar

Leia também!